Roberto Baia

Demandas e soluções

Roberto Baia 14 de junho de 2023
Demandas e soluções
Secretário Executivo de Articulação Social do Estado, governadoria do Agreste, Eli Mário Magalhães. - Foto: Roberto Baía

A região do Agreste alagoano está representada no governo Paulo Dantas pela Executiva de Articulação Social e Política da Governadoria do Agreste, vinculada ao Gabinete Civil. A conexão vem sendo costurada desde o período eleitoral para aproximar o Agreste da capital, através de Eli Mário Magalhães, jornalista experiente nos bastidores da política alagoana desde a época em que acompanhava seu irmão Elionaldo Magalhães enquanto deputado estadual e superintendente da Sudene.

A proposta da governadoria é abrir diálogo entre as lideranças municipais, representantes políticos e sociedade civil para pensar as demandas e soluções para as questões do Agreste.

Dialogo importante


Para Eli Mário, a Governadoria tem se mostrado fundamental para o diálogo entre os atores políticos da região e reforça, mais uma vez, a união entre MDB, representado pelo senador Renan Calheiros e com o apoio do governador Paulo Dantas; PDT, do vice-governador Ronaldo Lessa, e PSB,da presidente estadual Paula Dantas.

Esse entendimento político, fortalece o trabalho nos municípios como Arapiraca, do prefeito Luciano Barbosa, Lagoa da Canoa, com a liderança de Jairzinho Lira, dentre outros nomes locais que dão sustentação ao Governo de Alagoas do interior.

Parceria


O arapiraquense recorda da importância dessa relação durante as eleições realizadas no ano passado que garantiram vitória para os partidos. Além disso, o apoio de Renan Calheiros em defender Arapiraca dentro do governo Paulo Dantas e as iniciativas de Ronaldo Lessa são cruciais para esse momento, com a aproximação entre Estado e municípios.

“O alinhamento entre o governador Paulo Dantas, vice-governador Ronaldo Lessa, senador Renan Calheiros e o prefeito Luciano Barbosa tem sido fundamental para Alagoas e isso só traz melhorias para a região”, destacou Eli Mário. (Com Lysanne Ferro).

Festas juninas


As festas juninas em Arapiraca já dominaram a cidade e a expectativa é que permaneça assim ao longo do mês de junho. É Forró na Tenda Cultural Afrísio Acácio, no Lago da Perucaba, nos arraiás das comunidades e em diversos pontos da cidade.

O projeto “Cultura na Praça” voltou a animar as segundas-feiras arapiraquenses na Tenda Cultural Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima. Além dos trios de pé de serra, a Prefeitura de Arapiraca, por meio do secretário de Cultura Wellington Magalhães, entregou o selo “Aqui se faz Cultura” para a Associação Cultural das Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA). Na última segunda-feira, 5, o Mestre Miguel Vieira, o “Príncipe do Carimbó”, foi homenageado pela trajetória do músico, que fez de Arapiraca sua cidade, um dos ícones vivos da cultura popular do agreste.

Programação dos festejos


Com o slogan “Se tem obra em todo lugar, tem festa pra comemorar”, a prefeitura anunciou a programação no Lago da Perucaba terá os shows com nomes nacionais como Jorge de Altinho, Felipe Amorim e Priscila Senna entre os dias 27 de junho e 2 de julho. Pablo, Desejo de Menina e Millane Hora abrem os festejos no primeiro dia. Na quarta-feira (28), Zezé di Camargo e Luciano, Eliane do Forró e Vitória Rodrigues serão os responsáveis pela festa.

Shows na Perucaba


Já no dia de São Pedro, 29, Solange Almeida, Avine Vinny e Samyra Show subirão ao palco da Perucaba. Zé Felipe, Jorge de Altinho e Geraldo Cardoso se apresentarão na sexta-feira (30); o derrubado de Arapiraca, Alves Correia, fará seu show aguardado no dia 01, ao lado de Borba de Paula, Maria Clara e Banda Fascínio. Fechando a programação, Felipe Amorim, Priscila Senna e Jonatan Sillva encerram a festa no Agreste.

Programa “Ver e Aprender”


O governador do Estado, Paulo Dantas (MDB) encaminhou ao Poder Legislativo, um projeto de lei, que institui, no âmbito do Estado de Alagoas, o Programa “Ver e Aprender”, que tem por escopo a realização de mutirões de diagnóstico e a entrega, quando necessário, de óculos de grau para crianças e adolescentes matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino. A implementação e a execução do Programa ocorrerão por meio de ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Educação.

Realização de cirurgias


São objetivos do Programa: promover o diagnóstico precoce de doenças da visão em crianças e adolescentes alagoanos, matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino; realizar cirurgias necessárias para a correção de doenças da visão que sejam diagnosticadas durante os exames realizados, no âmbito do Programa; fornecer óculos quando verificada a existência de enfermidade que demande correção de grau; realizar o encaminhamento para tratamento de enfermidades que não sejam tratadas por óculos; auxiliar o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes com a melhoria da capacidade visual dos beneficiados; e promover a qualidade social da educação pública.

Crédito especial


As despesas de execução do Programa observarão os limites de movimentação, de empenho e de pagamento da programação orçamentária e financeira anual. Se necessário, poderá o Poder Executivo fazer abertura de crédito especial no orçamento, bem como propor a alteração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para custeio das despesas do programa.

Violência em Arapiraca


Na madrugada de ontem, um jovem identificado como Diogo Cícero da Silva de 24 anos, foi morto a tiros e outro homem ficou ferido no bairro Planalto, em Arapiraca.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima fatal foi baleada e morreu no local antes da chegada do Samu. Já a segunda vítima foi atingida e socorrida por populares ao Hospital de Emergência do Agreste.

Está internado


De acordo com relato de uma testemunha, eles estavam indo para uma festa quando houve um tiroteio. O homem atingido estava na área vermelha e passou por cirurgia. Até o momento não há informações sobre a autoria dos crimes.


... A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) inscreve, até 3 de julho, para o curso "Formação de Assessores Judiciais de 1º Grau". A capacitação ocorrerá em Arapiraca, no dia 7 de julho.


... São ofertadas 40 vagas para servidores. A carga horária do curso é de 10h/a. O objetivo é formar assessores judiciais de 1º grau para o exercício de suas atribuições. Entre os tópicos que serão abordados estão gestão do gabinete, fluxo processual, ética e sistemas eletrônicos.

... O curso será ministrado pelas professoras e assessoras Júlia Karolinne Vieira Duarte e Marta Diana Lucindo Tenório. A capacitação será realizada no Plenário da Turma Recursal de Arapiraca.