Sérgio Toledo
Dia mundial da bicicleta
Criado pela ONU por iniciativa do professor Leszek Jan Sibilski, comemorado mundialmente no dia 03 de junho.
Sibilski é um sociólogo polonês-americano, ciclista de pista.
A bicicleta, bike, magrela, camelo, etc, foi desenvolvida em 1817 por um barão alemão chamado Karl Von Drais. Foi primeiro batizada de máquina de correr. Fabricada de madeira, funcionava com o impulso dos pés no chão.
No Brasil a primeira bicicleta veio com imigrantes europeus no final do século XIX. Por volta de 1895 as bicicletas já podiam ser vistas nos estados do sul.
Ganhei a minha primeira bike, do meu pai, aos 5 anos de idade. Desde então sempre possuo uma ou duas bicicletas. Onde chego sempre pedalo. A última foi em Paris, com uma temperatura de 6 graus Celsius. Bem agasalhado, foi uma delícia. Uma curiosidade: éramos todos brasileiros, inclusive os guias e os donos da empresa.
Excelente como exercício de baixo impacto para os membros inferiores. Os joelhos e quadris, principalmente, não sofrem. Já a coluna vertebral precisa existir cuidados com o tamanho do quadro, altura do selim e do guidão.
Ao adquirir uma bike é importante saber de detalhes com o vendedor. Existem tabelas para que o resultado do exercício seja satisfatório.
Precisamos cada vez mais de ciclovias. Precisamos urgentemente de manutenção da ciclovia da orla de Maceió. Utilizo da Pajuçara a Jacarecica. Temos locais que sempre estão inundados. Outros com buracos e outros ainda com muita vegetação nativa. Outro problema imenso ligado a educação das pessoas é que a ciclovia da orla é usada pelos turistas e alagoanos como calçada. Ficando a calçada sem utilidade, pois nós ciclistas não podemos usa-la.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.