Sérgio Toledo

Dia mundial da bicicleta

Sérgio Toledo 05 de junho de 2023

Criado pela ONU por iniciativa do professor Leszek Jan Sibilski, comemorado mundialmente no dia 03 de junho.

Sibilski é um sociólogo polonês-americano, ciclista de pista.

A bicicleta, bike, magrela, camelo, etc, foi desenvolvida em 1817 por um barão alemão chamado Karl Von Drais. Foi primeiro batizada de máquina de correr. Fabricada de madeira, funcionava com o impulso dos pés no chão.

No Brasil a primeira bicicleta veio com imigrantes europeus no final do século XIX. Por volta de 1895 as bicicletas já podiam ser vistas nos estados do sul.

Ganhei a minha primeira bike, do meu pai, aos 5 anos de idade. Desde então sempre possuo uma ou duas bicicletas. Onde chego sempre pedalo. A última foi em Paris, com uma temperatura de 6 graus Celsius. Bem agasalhado, foi uma delícia. Uma curiosidade: éramos todos brasileiros, inclusive os guias e os donos da empresa.

Excelente como exercício de baixo impacto para os membros inferiores. Os joelhos e quadris, principalmente, não sofrem. Já a coluna vertebral precisa existir cuidados com o tamanho do quadro, altura do selim e do guidão.

Ao adquirir uma bike é importante saber de detalhes com o vendedor. Existem tabelas para que o resultado do exercício seja satisfatório.

Precisamos cada vez mais de ciclovias. Precisamos urgentemente de manutenção da ciclovia da orla de Maceió. Utilizo da Pajuçara a Jacarecica. Temos locais que sempre estão inundados. Outros com buracos e outros ainda com muita vegetação nativa. Outro problema imenso ligado a educação das pessoas é que a ciclovia da orla é usada pelos turistas e alagoanos como calçada. Ficando a calçada sem utilidade, pois nós ciclistas não podemos usa-la.