Edmilson Teixeira

Precocemente

Edmilson Teixeira 03 de junho de 2023

O futebol alemão está de luto por Paul, jogador do sub-15 do JFC Berlin, que teve a morte confirmada nesta quarta-feira (31) após ser agredido com um soco na cabeça por um atleta de um clube francês em uma briga durante um torneio disputado em Frankfurt, no último final de semana. O acusado de causar a morte do jovem alemão é um jogador de 16 anos das categorias de base do FC Metz, tradicional clube francês.

Inesperado


O São Paulo sofreu, mas manteve vivo o sonho da conquista inédita da Copa do Brasil ao passar pelo Sport nas oitavas de final. Na noite desta quinta-feira (1°), no Morumbi, o Tricolor perdeu por 3 a 1 no tempo normal, mas ganhou nos pênaltis por 5 a 3. É que no Recife, no jogo de ida, o São Paulo havia vencido por 2 a 0. A classificação rendeu R$ 4,3 milhões aos cofres do Tricolor.

Otimista


O Sport se despediu da Copa do Brasil ao ser eliminado nos pênaltis, mas conquistou uma vitória inédita - por 3 a 1 - sobre o São Paulo e ganhou força para a continuidade da Série B do Brasileiro de 2023, sua principal disputa na temporada. "A partida talvez traga um pouquinho de visibilidade para aquilo que a gente fez e está fazendo durante toda a temporada", sintetiza o técnico Enderson.

Fim de papo


O sonho do bicampeonato da Copa do Brasil foi adiado mais uma vez. O Fluminense está eliminado do torneio após perder por 2 a 0 para o Flamengo na noite da última quinta-feira, no Maracanã. Resultado que é um tapa na cara da empolgação tricolor após otítulo carioca. E ao mesmo tempo um choque de realidade para as limitações tão evidentes do elenco quando se precisa do banco.

Criatividade


O Flamengo soube enfrentar e anular o time do Fluminense. Com só 29% de posse, teve uma proposta clara de jogar nos erros tricolores. Assim criou seis chances claras, sendo três em um mesmo lance, aos 33 do segundo tempo: o chute de Gerson cara a cara com Fábio, o rebote de Cebolinha na trave e o segundo rebote de Gabigol defendido pelo goleiro. O Rubro-Negro teve ainda seus dois gols, com Arrascaeta e Gabigol, e um contra-ataque dois contra um desperdiçado por Cebolinha, aos 37 da etapa final.

Tabela


Com o fim das oitavas de final nesta quinta-feira, a Copa do Brasil 2023 tem as oito equipes classificadas para a fase das quartas. Três buscarão o título inédito da competição: América-MG, Bahia e São Paulo. A próxima etapa conta com América/MG, Athletico, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.

Repertório


Oito clubes ainda seguem em busca do título da Copa do Brasil. Deles, cinco já tiveram o gostinho de levantar o troféu da competição pelo menos uma vez. O que significa que serão 17 taças em campo nas quartas de final. O maior número de títulos reunidos nesta fase desde 2019. Apenas São Paulo, Bahia e América-MG buscam levantar a Copa do Brasil pela primeira vez e se juntar à galeria dos campeões, que já conta com Grêmio (cinco títulos), Palmeiras (quatro), Flamengo (quatro), Corinthians (três) e Athletico (um), que completam as quartas da atual edição.

Transação milionária


O técnico do Barcelona, Xavi, disse que Lionel Messi decidirá seu futuro na próxima semana. Revelou que já afirmou estar em contato com o ex-companheiro, reforçou, em entrevista coletiva, os esforços feitos pelo clube espanhol para ter de volta o ídolo argentino. “ Ele tem 100% de minha aprovação para se juntar a nós. Ele sabe que estamos prontos para recebê-lo. Nada mudou, temos chances. Queremos Leo aqui. Vamos deixá-lo decidir. Estou pronto para incluí-lo em nosso sistema ", comentou.

Aniversariante


O palco mais simbólico do futebol brasileiro completou dez anos de sua reinauguração nesta sexta-feira, 2. O Novo Maracanã, como passou a ser chamado, chega a sua primeira década após o amistoso entre Brasil e Inglaterra naquele 2 de junho de 2013. O duelo terminou empatado em 2 a 2, com gols de Fred e Paulinho pelo Brasil. Oxlade-Chamberlain e Rooney marcaram para os europeus.

Alagoas nas paradas


A grande final da Champions League pode significar um grande feito para o futebol brasileiro feminino. Em caso de título do Barcelona e da alagoana Geyse, essa será apenas a quarta vez que uma jogadora brasileira vai se sagrar campeã da competição. Na lista de campeãs, estão a Rainha Marta, Cristiane e Rosane. É que neste sábado o Barcelona faz a grande final contra o Wolfsburg, às 11h, em Eindhoven, na Holanda. Para o jogo, a UEFA já anunciou que todos os ingressos foram vendidos, sendo a primeira vez que isso acontece desde a definição da final em jogo único, na categoria feminina.

Rodada dos alagoanos


Lembrando que neste final de semana teremos quatro equipes do nosso futebol envolvidas em competições promovidas pela CBF. O CRB vai a Campinas/SP pegar o Guarani pela Série B, o jogo será domingo. E neste sábado pela Série C, o CSA joga no Piauí contra o Altos. Na Série D, o ASA duela contra o Falcon em Aracajú, e o Cruzeiro que é o líder isolado com 8 pontos no Grupo A4, recebe o Sergipe, segundo colocado com 6 pontos em Arapiraca.

Extra campo


A Uefa divulgou, nesta sexta-feira, 2, o posicionamento do árbitro Szymon Marciniak, que está escalado para a final da Champions League, no próximo sábado, 10, entre Manchester City e Inter de Milão. O polonês, que foi denunciado por palestrar em um evento de extrema direita na Polônia, pediu desculpas. “Quero expressar minhas mais profundas desculpas pelo meu envolvimento e qualquer aflição ou dano que possa ter causado. Eu não sabia que estava associado a um movimento polonês de extrema-direita ", desculpou o árbitro.

Perfil


Marciniak é um dos árbitros de maior prestígio da Europa na atualidade. Além de estar escalado para a final da Champions League, a ser disputada no dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia, o polonês apitou a decisão da Copa do Mundo de 2022 no Catar, na qual a Argentina conquistou o terceiro título mundial, superando a França nos pênaltis.