Roberto Baia

Ricardo Nezinho

Roberto Baia 02 de junho de 2023
Ricardo Nezinho
Deputado Ricardo Nezinho. Foto - Foto: Divulgação

Desde o início do novo mandato, o deputado estadual Ricardo Nezinho tem sido um importante elo de ligação para as ações efetivas do Governo de Alagoas em prol de Arapiraca. A pavimentação do acesso a Vila Aparecida contou com o empenho do parlamentar arapiraquense que também mantém um vínculo permanente com a administração do prefeito Luciano Barbosa, sendo presença essencial nas realizações de projetos de obras estruturantes e ações em áreas prioritárias como educação, saúde, agricultura e assistência social.

Cachimbo da paz


O prefeito Luciano Barbosa e o governador Paulo Dantas fumaram, finalmente, o cachimbo da paz. Na inauguração da pavimentação que dá acesso à Vila Aparecida no último sábado, 26, que também contou com a presença do deputado estadual Ricardo Nezinho, dentre outras autoridades, Barbosa e Paulo Dantas estavam presentes e com aperto de mãos colocaram um ponto final nas desavenças políticas que culminaram, durante as últimas eleições, com afastamento dos dois políticos que são essenciais para Alagoas e, em especial, para o município de Arapiraca.

Em tempo: Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), investiu cerca de R$ 13,5 milhões do tesouro estadual na obra.

Caso Maria Isis


Em entrevista, na manhã de ontem, o secretário de Saúde da cidade de Palmeira dos Índios, Jânio Marques, falou sobre a morte da menina de um ano na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

A família de Maria Isis, acusa a equipe médica de negligência. De acordo com a família, a criança foi levada três dias seguidos para a unidade, apresentando febre, vômito e chegando a ter convulsões.

Não resistiu


De acordo com a mãe da criança, os profissionais que atenderam Maria Isis prescreveram uma medicação na segunda-feira, 29, na quarta, 30, a bebê voltou à unidade de saúde e o pediatra de plantão teria dito que não se tratava de vômito, mas de uma secreção. Na quarta-feira, 31, a bebê chegou a receber oxigênio e apresentou uma melhora, mas apresentou depois um início de convulsão. Então o pediatra responsável recomendou alguns medicamentos, inclusive diazepam e soro, mas não houve melhoras, e o quadro foi se agravando e a criança não resistiu e veio a óbito por volta de 12h.

Laudo médico


Ainda entrevista, o secretário informou que foram mobilizadas várias secretarias e órgãos da prefeitura para averiguar o caso e que agora estão aguardando o resultado do Laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

“O corpo está sendo enviado ao SVO para que a gente tenha o posicionamento de um laudo para saber o que realmente aconteceu para saber quais medidas tomar. O prefeito Julio Cezar deixou todas as secretarias empenhadas, Procuradoria, Controladoria, Secretaria de Saúde como um todo para a gente ver o que realmente aconteceu em toda a trajetória da história”, explicou.

Não vai assumir


A ex-deputada estadual Ângela Garrote (PP), afirmou que não vai assumir a vaga da deputada Rose Davino (PP) na Assembleia Legislativa. Contrariando a informação que a parlamentar, ia se afastar do cargo por causa de problemas cardíacos, Garrote disse que amiga está ótima de saúde.

"Estou aqui em Estrela [de Alagoas], trabalhando e não tenho conhecimento de nenhuma negociação nesse sentido. Rose é minha amiga e está ótima de saúde", disse a ex-prefeita.

Sem possibilidade


Segundo Ângela Garrote, ela não sabe de onde surgiu a notícia de sua suplência.

"Não sei de onde surgiu isso, mas posso garantir que não existe nenhuma possibilidade disso acontecer agora, até porque a saúde da deputada Rose está ótima", ressaltou.

Continua no mandato


Para finalizar a polêmica, a deputada Rose Divino gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais, afirmando que continua em seu mandato e bem de saúde. "Estou aqui na Assembleia, muito bem de saúde, e vou continuar trabalhando para o meu povo", disse.

Foi prorrogado


A campanha de vacinação contra a Influenza, que terminaria na quarta-feira, 31, foi prorrogada até o dia 30 de junho ou até a utilização de todo o estoque de imunizantes disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), o que corresponde a 150.980 doses. A ação é destinada a todos os indivíduos com idade a partir dos seis meses de vida e tem o objetivo de prevenir infecções provocadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que podem causar hospitalizações e levar o paciente a óbito.

Postos de vacinação


Para se vacinar basta comparecer nos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios alagoanos, portando o Cartão de Vacinação. No caso das crianças com seis meses a 8 anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose 30 dias após a primeira.

Até às 15h04 de quarta-feira (31), Alagoas havia vacinado apenas 51,45% do público-alvo preconizado pelo MS, o que equivale a 621.976 pessoas das 1.219.186 previstas. A meta mínima de vacinação estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) corresponde a 90%.

Cobertura vacinal


Ao analisar a cobertura vacinal por público-alvo, 53,44% das gestantes foram vacinadas contra a Influenza, 54,26% dos idosos e 42,72% das puérperas. Ainda com relação à análise vacinal, 49,44% dos trabalhadores da saúde se vacinaram; 66,86% dos professores; 45,55% das crianças e 35,26% dos indígenas.


... Na próxima segunda-feira, 5, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, dará início a uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na mesma data.

... Serão realizadas diversas atividades em parceria com instituições públicas e privadas do município, assim como instituições de ensino das redes pública e particular.

... Para a secretaria da pasta, Rosa Lira, a cidade tem se desenvolvido bem no setor da preservação do meio ambiente e avançado na pauta da sustentabilidade.