Roberto Baia

Nome forte

Roberto Baia 01 de junho de 2023
Nome forte
Prefeito de Piranhas, Tiago Freitas - Foto: Divulgação

A sucessão do prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, movimenta os bastidores daquela belíssima cidade, banhada pelo Velho Chico e conhecida nacionalmente pelas belezas naturais. O empresário Genilson Lisboa entrou de corpo e alma na disputa e já anunciou que a sua pré-candidatura não tem mais volta.

Campanha nas ruas


“Serei um ótimo gestor e tenho competência para realizar uma administração voltada não só para o crescimento do setor turístico como para obras prioritárias nas áreas de educação, saúde, cultura, agricultura e assistência social”, promete o empresário, que já colocou a sua pré-campanha nas ruas.

Apoio ao HRA


Em Arapiraca, Paulo Dantas iniciou a agenda do segundo dia do Governo Trabalhando no sábado, 27, visitando as instalações do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. Ao lado do diretor daquela unidade de saúde, Dennis Moura, e do deputado estadual Ricardo Nezinho, ele garantiu um cronograma de repasses para manutenção dos serviços do hospital.

Urgência e emergência


Em tempo: O Hospital Regional é responsável por toda a urgência e emergência clínica de Arapiraca e dos municípios do Agreste de Alagoas, com uma média de 11 mil atendimentos mensais, ou seja, em média 366 atendimentos por dia. Esse número chega a 15 mil atendimentos mensais em épocas de surtos, totalizando mais de 128 mil atendimentos (números de 2017). Onze mil pacientes foram internados por ano, com média diária de 33 internamentos.

Projetos desengavetados


Após instalação da Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Arapiraca, o novo presidente da Casa Herbene Melo, Sérgio do Sindicato, encaminho, finalmente, desengavetou os 93 Projetos de Lei que estavam empacados na gestão do então presidente Thiago ML, que chefiava um grupo de oposição ao atual gestor de Arapiraca.

Fim do impasse


Sérgio prometeu e está cumprindo as promessas feitas antes de assumir definitivamente a presidência do Poder Legislativo, após impasse provocado por vereadores da oposição capitaneados por ML.

“Essa briga pertence ao passado, hoje defendemos harmonia e união na Câmara arapiraquense”, disse o novo presidente.

Quadrilha Canarraiá Kids


Com a aproximação do início das festas juninas, muita alegria e diversão. Crianças integrantes da quadrilha Canarraiá Kids estão com as coreografias bem ensaiadas para se apresentarem ao público arapiraquense. A quadrilha junina especial do bairro Canafístula de Arapiraca, tem ajudado na inclusão de crianças com autismo desde 2016.

Inclusão social


De acordo com a diretora da Escola Domingos Lopes, Eliane, o grupo é composto por cinquenta crianças de algumas escolas do bairro.

“A Canarraiá Kids não é uma quadrilha da Escola Domingos Lopes, mas é formada por alunos da escola. A quadrilha é da comunidade, que também tem alunos de outras instituições. Este trabalho já existe há muito tempo. E este ano temos dois integrantes autistas: Vitor e Miguel”, disse.

Ainda de acordo com a diretora, os ensaios são todos os dias e as apresentações foram iniciadas no começo de junho durante as festividades da escola.

Sem aumento


A Justiça acatou a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), via Promotoria de Justiça local, em desfavor da Câmara Municipal e do Município de Palmeira dos Índios. Com isso, os vereadores da cidade de Palmeira dos Índios não receberão aumento indevido.

Violação das normas


De acordo com o promotor de Justiça Ricardo Libório, a iniciativa foi para evitar danos ao erário, visto a Lei 2119/2016 para aumento nos subsídios dos vereadores já havia sido aprovada. Sendo assim, o MP/AL entendeu que há inconstitucionalidade na supracitada lei, além da violação das normas constitucionais sobre finanças públicas e a lei de responsabilidade fiscal.


... A Biblioteca Municipal Professor Pedro França Reis tem realizado diversos projetos de incentivo à leitura, e por isso, se tornou referência de equipamento público cultural.

... O espaço localizado na Casa da Cultura e mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, foi destaque no 8° encontro de dirigentes de Bibliotecas da Região Agreste, na terça-feira, 30.

... Nos últimos meses, o espaço tem promovido iniciativas diversas para todas as idades, como clube de leitura infantil e o clube de leitura para os servidores, com troca de experiências e conhecimentos entre os próprios colaboradores do espaço público.