Edmilson Teixeira

Combustível

Edmilson Teixeira 01 de junho de 2023

Entre segunda e quarta-feira da semana passada a Agência Nacional do Petróleo (ANP) fiscalizou em 24 estados brasileiros, postos e distribuidoras de combustível líquido e gás de cozinha. Em Alagoas foram 13 postos vistoriados nas cidades de Cajueiro, Capela, Ibateguara, Chã Preta, Santana do Mundaú e Viçosa. Em Cajueiro, estabelecimentos exibiam preços incorretos dos combustíveis e irregularidades nos equipamentos. Em Santana do Mundaú, um posto foi autuado por ausência de instrumento para análise da qualidade.

Pão de Açúcar


A secretária de Assistência Social, Soraya Omena Dantas, esteve em Maceió visitando o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), sobretudo na busca de parceria para garantir a Pão de Açúcar cursos de Formação Rural e Promoção Social.

Boca da Mata


Os vereadores Deca Sampaio e Waltinho Acioli, são os protagonistas de uma ação junto a Justiça, que resultou na suspensão de um exorbitante aumento de 66,77% sobre a taxa de água na cidade. A dupla acionou a Justiça e o MP/AL ajuizou Ação Civil Pública em desfavor da Prefeitura, por meio da qual pretendeu, em caráter de urgência, a concessão de tutela (liminar) para suspender efeitos do Decreto 1040/2023 que majorou a tarifa de abastecimento de água potável pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE.

Boca da Mata II


“O prefeito Bruno Feijó aproveitou o parâmetro da BRK, quanto ao reajuste da tarifa de água que atende as cidades da região metropolitana de Maceió, para fazer o mesmo aqui em nossa Boca da Mata, quando na verdade o SAAE é um órgão gerenciado pela própria Prefeitura, e até porque o momento não é propício para que tal situação de aumento seja aceito pelo nosso povo” revelou o vereador Deca Sampaio, dando conta de que o prefeito agora terá que devolver as taxas que foram cobradas ao longo desses dois meses junto aos consumidores da cidade.

Santa Luzia do Norte


Presidente da Embrapa em Alagoas, João Flávio recebeu esta semana o prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima. O assunto tratado no encontro foi sobre uma parceria de trabalho para que o órgão federal possa construir no bairro Quilombo, a Casa das Boleiras Quilombolas. Entende Márcio Lima, que seu projeto garantirá mais segurança, qualidade sanitária e valorização, além de minimizar o esforço físico da mão de obra por elas desenvolvida.

Viçosa


Moradores de Viçosa tiveram a oportunidade de prestigiar no dia de ontem a II Feira Municipal da Agricultura Familiar. Os mais variados produtos oriundos de mais de 40 pequenos produtores de 11 associações rurais e do Sítio Cruzes participaram. Com a proximidade dos festejos juninos, o evento foi animado pelo tradicional trio de forró pé de serra.

Viçosa II


Os planos da Prefeitura são para promover a feira a cada final de mês. “A realização da feira vai sempre coincidir com o pagamento da folha salarial da Prefeitura, que, em nossa gestão, ocorre dentro do mês trabalhado. Assim, ganham os pequenos produtores rurais e o consumidor, que tem um produto saudável sendo oferecido aqui no Centro da cidade”, destacou o prefeito João Victor.

Cultura


Prefeito de Murici, Olavo Neto esteve na manhã de terça-feira em Maceió durante encontro com o subsecretário de Gestão de Prestação e Tomada de Contas do Ministério da Cultura, o alagoano Sandro Regueira Santos. Reuniram-se na sede do Instituto Zumbi dos Palmares – IZP, debatendo as diretrizes da Lei Paulo Gustavo, com a diretoria do órgão. Olavo foi com seu secretário de Cultura, Claudionor Gomes. O IZP é dirigido por Robson Calheiros, que é tio do prefeito. Trataram das demandas, sugestões e esclarecimentos sobre a Lei Paulo Gustavo.

Cultura II


Sandro Regueira Santos retorna à Brasília com compromisso dos diretores do IZP de que a autarquia se tornará um grande meio de distribuição das obras produzidas em Alagoas. “A Lei Paulo Gustavo será um marco importante na produção audiovisual local e o IZP se coloca como meio de difusão para as produções. Conte conosco”. Afirmou o presidente do IZP, Robson Calheiros.

Cultura III

Olavo Neto afirmou que o município vem investindo bastante na pasta da cultura, incluindo a criação de um grande espaço cultural. “Faremos de Murici um expoente cultural na região e essa semana já estaremos submetendo o nosso plano de ação ao MINC. Desde já agradecemos ao Sandro Regueira pela atenção que nos foi dada.” Disse Olavo Neto. Nos últimos dias Sandro Regueira visitou as cidades de Arapiraca, Coruripe, Penedo e Rio Largo.

Rio Largo


Os festejos juninos em Rio Largo estão garantidos, com atrações nacionais de peso. Ontem o prefeito Gilberto Gonçalves anunciou a programação com nomes como Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, a dupla Iguinho e Lulinha, além do alagoano Mano Walter e muito mais atrações. A programação será entre os dias 11 e 12 de junho em pleno Centro da cidade.

Traipu


A cidade de Traipu, no Agreste alagoano, foi palco do VII Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e II Encontro Regional de Museus. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Sistema Alagoano de Museus e o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, contou com uma ampla programação voltada para os equipamentos museais e de leitura.