Roberto Baia

Mais um pedido negado

Roberto Baia 30 de maio de 2023
Mais um pedido negado
Vereador Thiago ML - Foto: Reprodução

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, emitiu um parecer negando o pedido de suspensão de liminar do vereador Thiago ML, que briga na justiça, desde que foi afastado da presidência da Casa Herbene Melo, para retomar o comando da Câmara.

Mas, a cada dia esse sonho de retorno se torna impossível. Desta vez, a ministra questionou a legalidade da ação, que foi movida em nome da Câmara de Arapiraca ao invés de ter sido ajuizada pelo próprio Thiago ML.

Deve ser modificado


A magistrada analisou todo o processo, onde negou o pedido e ainda solicita que a parte autora do processo deveria ser modificada. Deixando-o em nome de Thiago ML.

"O Poder Judiciário, mesmo quando instado por agentes políticos, a resolver questões de natureza meramente regimental, não pode assentar o verdadeiro, o correto e o adequado sentido das normas internas do corpo legislativo, devendo atuar com absoluto respeito e deferência às soluções empreendidas pelo Poder Legislativo. Os vícios processuais acima apontados impedem o conhecimento da presente medida. Ante o exposto, nego seguimento à presente suspensão de liminar (RISTF, art. 21, § 1º). À Secretaria Judiciária, para que retifique a autuação para excluir a Câmara Municipal de Arapiraca da condição de autora e incluir como autor Thiago Severino Lopes dos Santos", diz um trecho do argumento da ministra.

Será investigado


Na manhã de ontem, uma equipe do Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos da perícia para apurar as causas do incêndio que destruiu nove ônibus da empresa RM Viação, em Arapiraca. O incêndio ocorreu na manhã do domingo, 28.

O serviço prestado pela empresa está normalizado desde ontem, com a ajuda de outras empresas de ônibus que emprestaram veículos a RM, que está mantendo as linhas em sua totalidade na cidade.

Veículos destruídos


Os bombeiros verificaram os veículos destruídos e a garagem da empresa, para saber onde surgiram as primeiras chamas, que só não atingiu toda a frota da empresa porque funcionários e populares tiraram os outros veículos do local. O laudo com o resultado da perícia deve ficar pronto nos próximos 30 dias.

Suspeita do incêndio


O responsável pelos setores administrativos e jurídicos da RM Viação, Robson Moreira, afirmou que até o momento há suspeita que o fogo começou em um curto-circuito em um dos ônibus destruídos. "Os ônibus não são muito novos, mas eles passam por manutenção constante. Nós temos uma equipe de manutenção que trabalha diariamente, verificando toda a frota. Nenhum risco havia sido detectado antes do incêndio", declarou.

Lei Paulo Gustavo

Na sexta-feira, 26, a cidade de Arapiraca se tornou o primeiro município do estado a enviar um plano de ação para a Lei Paulo Gustavo, direcionada ao incentivo à cultura. O encaminhamento da proposta ocorreu após oficina de orientações realizada na cidade pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), com a presença de gestores culturais e representantes de diversas cidades alagoanas. O encontro contou com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Diálogo aberto


Para a elaboração do plano de ação de Arapiraca, o superintendente municipal de Gestão, Janu Leite, explica que a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, traçou um diálogo aberto e construtivo com os fazedores de cultura. “A formação desse plano de Arapiraca se caracteriza pela escuta e pela construção em conjunto com a sociedade civil. Tudo que está posto no plano de ação foi discutido e aprovado junto ao Conselho Municipal de Cultura, já em agosto de 2022”, diz ele.

Compromisso da cidade


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, essa conquista destaca o compromisso da cidade em promover o desenvolvimento cultural. “Fomos elogiados pessoalmente pelo diretor do Sistema Nacional de Cultura, por estarmos bem no sistema, organizados para receber e executar os recursos. Nosso prefeito Luciano é um grande incentivador da nossa cultura e tradições, e por isso trabalhamos com antecedência, diálogo e responsabilidade para contemplar nossos fazedores de cultura”, afirma.

Feira Grande


Que Feira Grande vive um novo tempo e uma nova história não é novidade para ninguém. E essa certeza veio através de pesquisa realizada pela renomada instituição TDL.PESQUISA – maio/2023. O resultado aponta que 94% da população aprova a gestão do Prefeito Flávio do Chico da Granja.

Gestão aprovada


O prefeito Flávio agradeceu o reconhecimento dos Feiragrandenses, que lhes deram a maior aprovação da história do município. “Devo isso primeiramente a Deus e em segundo lugar a minha equipe. Essa aprovação é fruto de muito trabalho, respeito, transparência, dignidade, muita entrega e dedicação. Nosso lema continua sendo o mesmo: Servir ao nosso povo com todo carinho e amor. Gratidão Feira Grande”, agradeceu prefeito.


... A Casa Integrada do Trabalho, onde funciona o Sine Arapiraca, está com a oferta de mais de 100 vagas de trabalho para esta semana.


... As vagas vão desde técnico em refrigeração, constureira industrial, barman, pizzaiolo, marketing , operador de caixa dentre outros.


... A maioria das vagas é para candidatos com ensino fundamental e superior completo. Interessados devem procura o Sine localizado na Rua São Francisco, 1234, no bairro Ouro Preto.