Edmilson Teixeira

Rio Largo

Edmilson Teixeira 30 de maio de 2023

Durante evento de inauguração da Creche Cria em Rio Largo, no último domingo , com a presença do governador Paulo Dantas (MDB), a deputada estadual Gabi Gonçalves (PP) voltou a cobrar uma demanda recorrente para as gestantes riolarguenses: a reabertura da maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão, desativada desde 2020.

Rio Largo II


"Venho mais uma vez fazer esse apelo, governador! Em nomes das mulheres que se encontram neste evento, porque as crianças que vão estudar nesta creche não puderam nascer em Rio Largo. Por isso, peço sensibilidade e humanidade e a reabertura da maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão” cobrou Gabi, que é filha do prefeito Gilberto Gonçalves

Coruripe


Na tarde da última sexta-feira, Usina Pindorama chegou ao final de mais um período de safra, marcando a moagem 22/23 como a mais extensa da história da empresa e com recorde de toneladas de cana processada, alcançando o expressivo número de 1.204.416,706 toneladas. A Pindorama, que fica em Coruripe, foi a última indústria sucroenergética em Alagoas a encerrar sua moagem na safra atual.

Anormal

Iniciada em meados de agosto do ano passado, essa moagem da Usina Pindorama durou exatos 267 dias, cerca de 9 meses, o que é considerado uma anormalidade, já que a logística de colheita, transporte e processamento da cana-de-açúcar dura, em média, 6 meses. De acordo com o gerente Industrial, Erikson Viana, esse excedente de tempo da safra 22/23 é resultante das condições climáticas anormais do período.

Viçosa


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promove, nesta quarta-feira (31), sua II Feira Municipal da Agricultura Familiar. Será na Praça Apolinário Rebelo, a partir das 6 horas. Feirantes de 11 associações rurais participam desta edição. “A feira passa, a partir desta edição, a fazer parte do calendário mensal do município”, revelou o prefeito João Victor, depois de acatar a reivindicação dos próprios agricultores.

Palmeira dos Índios


Na noite da última sexta-feira, 26, em Arapiraca durante uma reunião reservada com um grupo político de Palmeira dos Índios, liderado pelo prefeito Júlio Cezar (MDB), o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) revelou em alto em bom som sobre o pleito eleitoral do ano que vem: “Eu voto e apoio em quem me apoiou. Em Palmeira vamos apoiar o grupo do prefeito Júlio Cezar; pois com quem ele estiver nós estaremos”, prometeu Dantas.

Pilar


A vereadora Thais Canuto, provável candidata da oposição no próximo ano visando o trono da Prefeitura, articulou uma grande festa entre as mães pilarenses, sobretudo como forma de fechar o mês de maio prestando homenagem a todas elas. A festa foi à tarde na Praça Nossa Senhora das Graças, onde teve show musical, concurso de melhor dançarina e um grande sorteio de prêmios, que envolveu 100 eletrodomésticos, entre eles geladeiras, fogões, smart tvs, tanquinhos, ventiladores e muitos outros.

Vale do arroz

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 29, pelo governador Paulo Dantas decreto n° 91.345/2023, que institui nos municípios de Penedo, Porto Real e Igreja Nova, o Programa de Apoio à Industrialização e ao Fomento da Produção de Arroz. Este programa tem por objeto a concessão de benefícios fiscais do ICMS para a indústria que realize o beneficiamento, beneficiamento e empacotamento de arroz, bem como fomentar sua produção em território alagoano.

Porto de Pedras


No último sábado foi realizado em Porto de Pedras o primeiro curso de capacitação do Programa Internacional Escola Azul, exclusivo para profissionais do Grupo Escolar Luiz Cunha, a única escola azul da região Nordeste, conforme assegurou o prefeito Henrique Vilela. “Escola Azul é um conceito que trabalha o tema oceano dentro do currículo escolar, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica", narrou.

Toque final


“O rótulo de Escola Azul é concedido a poucas escolas do Brasil e a escola Luiz Cunha é a primeira de Porto de Pedras a receber esse destaque. Assim, Porto de Pedras segue colecionando projetos, ações e selos voltados para a sustentabilidade ambiental ", completou o prefeito Henrique Vilela.

Anadia


Depois do grande sucesso da 1ª edição, a Prefeitura anunciou, na última quinta-feira , a realização da II Feira Gastronômica. O evento está agendado para o dia 3 de junho, a partir das 18h, na Praça Dr. Campelo de Almeida. Desta vez, a feira também será destinada ao artesanato, com o objetivo de valorizar e mostrar o trabalho dos artistas locais. Com música, artesanato e culinária, a programação contará, sobretudo, com estrutura especial para receber empreendedores e visitantes.

Traipu


Por meio da Secretaria Municipal de Educação foi que no último sábado, estudantes do 9º ano de todas as escolas municipais de Traipu, lotaram o ginásio da Escola Estadual Professora Avelina do Carmo, para o aulão de preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2023). O foco do evento foram aulas que priorizam assuntos de Matemática e Língua Portuguesa, disciplinas que constam na avaliação.

Dados


O SAEB é uma avaliação de larga escala, aplicada em todo o Brasil, cujo objetivo é medir o nível de aprendizagem dos alunos em áreas-chave, como Língua Portuguesa e Matemática. A participação em programas de preparação para essa avaliação pode fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da prova e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade do ensino. Os testes são aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada.