Roberto Baia

Em defesa da união

Roberto Baia 26 de maio de 2023
Em defesa da união
Presidente da Câmara de vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato - Foto: Divulgação

Ao conduzir a primeira sessão ordinária como presidente da Câmara de vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, pregou união na Casa Herbene Melo.

Ao ser indagado sobre a situação dos vereadores que tentaram impedir a sua posse, o novo presidente deu o tom de como será o diálogo com os seus colegas: “Daqui para trás, passemos uma borracha”.

Sem ressentimento


“É tempo de união para o bem de Arapiraca. Não existe ressentimento. O que existe é a vontade de nos unirmos - os 19 vereadores, com a finalidade de acompanhar o ritmo acelerado de desenvolvimento por que vem passando a nossa querida Arapiraca”, disse o vereador.

Por Arapiraca


Para finalizar, Sérgio do Sindicato afirmou que “na vida pública, opiniões pessoais não são mais importantes do que o consenso de melhorar a vida do nosso povo. E é essa a nossa intenção: união pelo bem de Arapiraca”, completou.

Mesmo barco


A propósito, essa “briga” entre vereadores de situação e oposição não tem sido nada saudável para Arapiraca. Mas, no final, deve prevalecer o diálogo já que está em jogo a sobrevivência política de alguns vereadores que rezam na cartilha do ex-presidente Thiago ML.

Pelo andar da carruagem...

E não se engane: pelo andar da carruagem devem mesmo cair nos braços do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, que desde do início vem defendendo o diálogo e, apenas, se restringiu a robustecer a sua defesa, contra ataques de de vereadores que decidiram, por conta própria, desestabilizar a administração municipal.

O tiro de misericórdia


Ao que parece, o tiro saiu pela culatra, mas é esperar o dia dois de junho quando o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar a ação movida pelo vereador ML, na sua luta de retornar à presidência da Câmara de Vereadores de Arapiraca. O vereador moveu uma ação contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, proferida na última sexta-feira, 19, que negou o recurso de Thiago ML.

Injúria racial


A Polícia Civil irá investigar o vereador por Boca da Mata, Walter Acioli Filho, o Valtinho Acioli, por crime de injúria racial contra o prefeito de Boca da Mata, Bruno Feijó. A fala do vereador foi proferida na Câmara de Vereadores da cidade, na terça-feira da semana passada, dia 16 de maio.

Em seu discurso, Walter Acioli Filho disse ter sido chamado de canguru e chamou o gestor municipal de "macaco adestrado". "O canguru não é ofensivo, talvez o macaco, aquele macaco adestrado, que muitas vezes em circo a roubar, ofereça mais risco à sociedade. Inclusive, macaco que o Ministério Público anda atrás, que a Polícia Federal anda atrás, talvez isso ofereça mais risco à nossa sociedade", disse o vereador.

Boletim de Ocorrência


Todo pronunciamento do vereador foi gravado a ganhou repercussão rapidamente. Ao tomar conhecimento do caso, o prefeito Bruno Feijó realizou um pronunciamento nas redes sociais, prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia e procurou a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), que agora acompanha o caso de perto.

Apuração da situação


Conforme a OAB, o órgão vai oficiar os órgãos responsáveis pela apuração da situação. Os ofícios serão enviados ao Ministério Público Estadual (MPAL), Polícia Civil, Câmara Municipal de Boca da Mata e União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal).

Este foi o 4º caso de injúria racial registrado pela Ordem em Alagoas em 2023. Somente este ano, também já chegaram ao conhecimento da Comissão da OAB/AL sete casos de intolerância religiosa.

Simulação de sequestro

Na manhã de ontem, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou a simulação de sequestro em uma agência bancária localizada na Rua Estudante José de Oliveira Leite, no Centro de Arapiraca.

A ação faz parte de várias simulações que ocorrem hoje no interior do estado, precisamente nas cidades de Palmeira dos Índios e Arapiraca.

Equipes especializadas

De acordo com assessor de inteligência da SSP, major Romário, a ocorrência de sequestro de gerente de banco, roubos a agências bancárias, explosão de carros fortes, bem como outras ocorrências de maior gravidade necessitam de equipes especializadas e por isso a realização do treinamento dessas situações.


... Visando solucionar problema envolvendo cães abandonados no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, o Ministério Público reuniu-se com representantes da unidade de saúde e da Prefeitura Municipal na quarta-feira, 25.

... Entre as soluções apresentadas, estão a castração dos animais e a realização de esforços para que eles sejam adotados.

... O promotor de Justiça Cláudio José Moreira Teles destaca que o Programa Meu Amigo Pet se comprometeu em selecionar dois cães por mês para castração e, posteriormente, encaminhamento para adoção. Os animais que não forem adotadas serão encaminhados para o local de origem.