Enio Lins

Qual o jogo da torcida que agride o craque Vini Jr.?

Enio Lins 24 de maio de 2023

Mesmo para quem não acompanha o futebol, nem tem simpatia pelo ludopédio, é impactante a cena de um estádio inteiro tentando insultar um jogador por uma razão única, exclusiva: racismo. E emblemática é essa cena ocorrer no dito “primeiro mundo”.

Vini Júnior, brasileiro, craque desde criança, foi brilhar na Europa cedo, aos 16, contratado por uma fortuna inferior apenas ao pago pelo passe do Neymar, segundo a BBC e a TNT esportes, num investimento europeu na ordem de € 45 milhões.

Enfim, o cara é um tesouro. Mas para parte da torcida espanhola, o jovem brasileiro de 23 anos não passa de um macaco, um primata, um ser inferior – na visão dessa turma que se esgoela para exprimir seu racismo a todos pulmões.

Não é anormal a hostilização de craques por parte de torcidas adversárias em nenhum lugar do mundo, mas na velha e culta Europa, base da chamada “civilização cristã-ocidental”, o racismo tem sido o instrumento de agressão mais comumente utilizado.

Racismo, assinale-se, agora centrado na questão da herança africana. Durante séculos o criminoso preconceito racial do europeu branco teve como alvo preferencial a comunidade judaica, sobrepondo aí ódios étnicos, religiosos e sociais.

Embora monopolizado por europeus brancos, o horror do tráfico de escravos tirados da África se deu essencialmente nas Américas, ficando aqui mais concentrada a carga de violência racial em relação à negritude, com mais força nos Estados Unidos e no Brasil.

Nos últimos tempos a velha e cultíssima Europa descobriu, ou redescobriu, o racismo em sua modalidade antiafrodescendente. Detalhe: o termo “macaco” foi usado fartamente também para atacar brancos, como Darwin (e os evolucionistas), ainda no século XIX.

Estamos vivendo um momento histórico de reavivamento das teorias e práticas da velha extrema-direita internacional, sendo resgatadas do lixo mais apodrecido as teses negacionistas, racistas, supremacistas, machistas, armamentistas...

Não é à toa que símbolos nazistas são usados com desenvoltura, como na Ucrânia com seu “Batalhão Azov”, na proliferação de cruzes gamadas no Brasil, e no retorno dos elogios a Hitler mundo afora. O ataque a Vini Jr. faz parte desse cenário de horror.

HOJE NA HISTÓRIA

No fundo, pintura sobre a ofensiva do exército paraguaio em Tuiuti, nas inserções (da esquerda para a direita): Planta do acampamento militar da Tríplice Aliança; General Osório; soldados paraguaios em uma trincheira


24 de maio de 1866 – Batalha de Tuiuti, travada entre o exército paraguaio e as forças da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e considerada o maior e mais sangrento recontro de toda a Guerra do Paraguai.

Tuiuti, área pantanosa e arenosa ao Sudoeste do Paraguai, foi o teatro de operações que contrapôs 24 mil nativos contra 32 mil invasores (brasileiros, argentinos e uruguaios). Ao fim e ao cabo, do lado dos defensores morreram 6 mil soldados e outros 7 mil ficarem feridos; do lado dos atacantes, 996 mortes e 2.935 feridos.

Decisiva, essa vitória da Tríplice Aliança marcou o início do fim do grande exército paraguaio. A guerra, ao findar, em 1870, deixou o Paraguai, tido como o país mais desenvolvido da América Latina antes dos combates, totalmente destruído, a tal ponto que até hoje não conseguiu se recuperar. A liderança na América do Sul, desde então, passou a ser disputada entre Argentina e Brasil, enquanto – sabiamente – o Uruguai foi cuidar da própria vida.

Mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Tuiuti, https://tnbrasiltv.com.br/batalha-de-tuiuti-o-que-foi-historia-principais-causas-e-consequencias/