Roberto Baia

Luto em Arapiraca

Roberto Baia 23 de maio de 2023
Luto em Arapiraca
Ex-presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio - Foto: Divulgação

O ex-presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias, faleceu na noite de domingo, 21, após sofrer um mal súbito. Brás chegou a ser levado para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), mas não resistiu. A partida repentina do líder comunitário deixou a capital do Agreste consternada.

Lamentou a morte

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, usou as redes sociais para lamentar a morte do líder que também era seu amigo.

"Um dia de luto para Arapiraca e para o movimento comunitário. Meus sentimentos aos familiares e um abraço fraterno aos seus filhos e esposa. Deus conforte a família e amigos!", destacou Luciano.

Legado admirável


O deputado federal por Arapiraca, Daniel Barbosa, também prestou homenagem ao ex-presidente. Daniel destacou a importância do trabalho de Brás para as comunidades e Arapiraca.

"Sua partida repentina deixa um vazio em nossas vidas e na comunidade arapiraquense que tanto amamos. Brás foi um líder excepcional, um exemplo de dedicação e comprometimento", relembrou.

Incansável luta


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) negou duas ações do vereador Thiago ML (PROS) contra a justiça alagoana, na incansável luta de anular a eleição da Mesa Diretora da Câmara, ocorrida na última sexta-feira, 19. Ao que parece desta vez, a justiça finalmente acabou a novela envolvendo a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca.

Ações negadas


Ação do vereador arapiraquense é contra a decisão do presidente do Tribunal de Justiça e desembargador Fernando Tourinho, que na semana passada anulou as duas eleições anteriores da Câmara de Arapiraca e solicitou uma nova eleição para presidência da Casa Herbene Melo.

Só um milagre


Atendendo ao pedido do magistrado a Câmara realizou uma nova eleição da Mesa Diretora na sexta-feira, 19, e elegeu o vereador Sérgio do Sindicado como presidente do Legislativo Municipal, para o biênio 2023-2024.

Com a negativa de Alexandre de Moraes, Thiago ML espera agora que a presidente do STF, ministra Rosa Weber, seja contrária ao parecer de Moraes. Caso ela siga a decisão do ministro, a ministra encerra o impasse envolvendo o legislativo arapiraquense.

Feira Grande


O prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, realizou na semana passada a entrega de fardamentos e mochilas escolares, para estudantes da rede municipal. Para melhor a qualidade de ensino também houve renovação do mobiliário escolar.

Entrega de fardamentos


No início do ano, boa parte do mobiliário escolar do município foi entregue, com a chegada da primeira carreta com cadeiras, mesas e material de escritório. De acordo com a Prefeitura, no total foram entregues 1550 conjuntos escolares - sendo 80 conjuntos infantis para 4 lugares, 100 conjuntos infantis para 6 lugares, 30 mesas e cadeiras giratórias para professor e 10 mesas para portadores de necessidades especiais.

Vale lembrar que, a gestão municipal apresentou no dia da emancipação política da cidade, aos pais e estudantes os novos fardamentos escolares, juntamente com as novas mochilas.

Abastecimento de água


A Defensoria Pública do Estado de Alagoas promoveu, na última sexta feira, 19, uma audiência extrajudicial junto à CASAL, Águas do Sertão e Seinfra, com o intuito de cobrar ações concretas e planejadas para que se promovam melhorias no abastecimento de água da população da bacia leiteira.

Tentativa de conciliação


A reunião é fruto de uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública no fim do ano passado, e que, após ter sua liminar deferida, evoluiu para uma tentativa de conciliação entre as partes que satisfaça o interesse da população sertaneja.

Participaram da reunião


A reunião contou com a participação dos defensores públicos Lucas Monteiro Valença e Daniel Alcoforado Costa, do Diretor Presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Dr. Luiz Cavalcante Neto, do Diretor Presidente da Companhia Águas do Sertão, Dr. Hércules Neto, além de superintendes de diversos setores de ambas as companhias, e de representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).


... No último final de semana, a ultramaratonista arapiraquense Maria do Carmo Cruz Hora, a Carminha, conquistou mais medalhas na Copa do Brasil Master de Atletismo, disputada em João Pessoa-PB.

... A atleta que tem 65 anos e que se tornou uma referência de superação e resistência, nesta competição, conquistou seis ouros e um bronze, se tornando bicampeã nacional de atletismo master.

... Vale lembrar que, Carminha no mês passado, participou de outra competição no Rio Grande do Norte e foi campeã no 2° Troféu Nordeste de Atletismo Master.