Roberto Baia

Vítima de racismo

Roberto Baia 19 de maio de 2023
Vítima de racismo
Prefeito de Boca da Mata, Bruno Feijó - Foto: Reprodução

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Boca da Mata, Bruno Feijó, acusou o vereador Valtinho Acioli de racismo. De acordo com o gestor municipal, Acioli usou a tribuna na sessão ordinária de quarta-feira, 17, para criticar a festa promovida no Dia das Mães e o chamou de “macaco adestrado”.

“De forma violenta e inflamada, fui vítima de um insulto discriminatório, sendo chamado pejorativamente de “macaco” pelo vereador de oposição, Valtinho Acioli”, afirmou Bruno.

Violência discriminatória


Ainda no vídeo, o prefeito disse que não aceitará nenhum tipo de violência discriminatória. “O racismo é uma violência que oprime, segrega e fere. A democracia garante o bom debate de ideias e a disputa política. No entanto, é inaceitável que representantes do povo, usem a tribuna para proferirem discursos de preconceito e de ódio”, disse o prefeito.

Entenda o caso


O vereador Acioli, disse sem citar nomes na tribuna da sessão que “macaco” muitas vezes é ensinado a roubar e oferece mais risco à sociedade.

“Recebi diversas reclamações que lá usaram diversos codinomes. Codinomes de canguru, de outros codinomes, mas quero dizer que a sociedade sabe que o canguru não é ofensivo. Talvez o macaco, aquele macaco adestrado, que muitas vezes é ensinado a roubar, ofereça mais risco à sociedade. Inclusive, macaco que o Ministério Público anda atrás, que a Polícia Federal anda atrás, talvez esse ofereça mais risco à sociedade, porque a gente sabe o que acontece”, afirmou Valtinho no Plenário da Câmara Municipal de Boca da Mata.

Projeto Maria de Lourdes


Durante a sessão da Câmara, ocorrida na última terça-feira, 16, o deputado estadual arapiraquense, Breno Albuquerque (MDB), lembrou do falecimento da avó, a arapiraquense Maria de Lourdes Melo, conhecida na capital do agreste alagoano como Dona Maria do Cartório.

Na tribuna da Câmara, o parlamentar disse que em breve estará inaugurando em Arapiraca um projeto que levará o nome de Maria do Cartório. Ele informou que o projeto será focado na ação social.

Emenda parlamentar


De acordo com o parlamentar, o projeto Maria de Lourdes já tem local fixo e apoio do Governo do Estado.

“Durante a campanha prometi que iria fazer um projeto em Arapiraca para homenagear minha avó e agora estou cumprindo essa promessa. O projeto Maria de Lourdes já tem local fixo, emenda parlamentar e apoio do Governo do Estado”, disse Breno Albuquerque.

Delmiro Gouveia


Com investimentos de R$ 5 milhões do Tesouro Estadual, o governador Paulo Dantas, e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguram nesta sexta-feira, 19, às 11 horas, a Avenida Juscelino Kubitscheck, com extensão de 1,5 km com sinalização vertical, horizontal, pista dupla e canteiro. A obra da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) faz parte do Programa Alagoas de Ponta a Ponta.

Primeira edição

A inauguração faz parte da primeira edição do Programa Governo Trabalhando, coordenado pelo Gabinete Civil, e que será realizado nos dias 19 e 20 de maio no alto sertão alagoano.

A rodovia passa a ser uma via de ligação entre o centro da cidade ao anel viário da AL-220, com a BR-423, bem como o acesso para o mercado público, feira livre, escola, creche e para as famílias que residem no bairro Caraibeirinha, em Delmiro.

Violência em Arapiraca

Na noite de quarta-feira, 17, dois homens que ainda não tiveram as identidades reveladas foram baleados dentro de um bar no bairro Olho D'Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca.

De acordo com informações, os disparos de arma de fogo foram efetuados por um homem que usava uma camisa preta e bermuda.

Estava jogando sinuca


Ainda de acordo com informações, mesmo ferido uma das vítimas procurou uma guarnição do 3° Batalhão no Centro de Arapiraca e foi socorrida para o Hospital de Emergência do Agreste. O homem relatou que estava jogando sinuca no estabelecimento comercial quando o criminoso apareceu, atirando nele e também no proprietário do bar. A outra vítima recebeu o socorro de populares.

Após o crime, o autor fugiu a pé em direção a uma mata que fica na região e ainda não foi localizado.

Doação de terreno


Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas, um projeto de lei, de autoria do Governo do Estado que autoriza o estado de Alagoas a promover a doação com encargo de imóvel ao município de Penedo/AL para fins de construção da sede do Centro Público de Convivência Senhor do Bonfim e dá outras providências. O imóvel fica situado na Rua Santo Antônio, s/nº, no bairro do Senhor do Bonfim, Penedo.

Contratação e execução


Pelo projeto, a Prefeitura de Penedo se obriga, no prazo de até um ano contado da lavratura da escritura pública de doação e registro, a iniciar as obras de construção da sede do Centro Público de Convivência Senhor do Bonfim no Município de Penedo, bem como concluí-las em até dois anos, contados do início das obras, cabendo ao donatário à responsabilidade pela contratação e execução das obras. (Com Aqui acontece).

... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando todos os públicos a partir de 6 meses de idade para se vacinar contra a gripe.

... O imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

... Todas as pessoas acima dessa idade podem se vacinar ao apresentar em qualquer UBS um documento pessoal com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacinação contra a Covid-19.