Zenita Almeida

Braskem apoia as Cooperativas que celebram o dia Mundial da Reciclagem

Zenita Almeida 16 de maio de 2023

Comemorado em 17 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem foi criado em 2005 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de tratar os resíduos, mostrando a responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente. Conscientes do papel fundamental das cooperativas de catadores de materiais recicláveis para este processo, alguns projetos têm se dedicado a apoiar o desenvolvimento destas estruturas de economia circular.

Em Maceió e Marechal Deodoro, um bom exemplo é o programa Ser+, desenvolvido pela Braskem desde 2013. A iniciativa apoia atualmente seis cooperativas – Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL) – Unidades Serraria e Benedito Bentes, Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM), Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA), Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR) e Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú (CoopMundaú). São cerca de 150 catadores e aproximadamente 500 pessoas beneficiadas de forma direta e indireta.

Além da doação de equipamentos como triciclos coletores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), apoio na construção de galpões e suporte para a obtenção de documentos e alvarás, o programa Ser+ tem ajudado a promover a inserção social e econômica dos trabalhadores, colaborando para seu desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e incremento da renda mensal em algumas cooperativas de até R$ 1000.

Outro destaque importante da ação é o incentivo à formação de líderes, preparando cooperados por meio de cursos como o "Agente de Gestão de Cooperativas de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos", no qual são abordados temas como gestão de processos, gerenciamento e recrutamento de pessoas e controle e mensuração de indicadores.

“É com muita alegria que vemos o Ser+ completando já uma década de atividades, um projeto pelo qual temos especial orgulho”, afirma Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem. “Investimos muito esforço também para que essas cooperativas sejam autossustentáveis e se consolidem na cadeia de reciclagem nacional”, completa.


PLASTITROQUE


Outro projeto da Braskem que está ligado ao apoio e geração de renda para as cooperativas de reciclagem é o Plastitroque. Na última semana, entre os dias 10 e 12 de maio, mais de 2,5 toneladas de resíduos plásticos foram entregues para duas cooperativas, a Catadores da Vila Emater (COOPVILA) e Catadoras da Lagoa Mundaú (COOPMUNDAÚ) e irão representar cerca de R$ 5000 em renda extra. A ação, realizada na Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, no Trapiche da Barra, faz parte da primeira edição em 2023 do projeto Plastitroque, realizado pela Braskem com o objetivo de estimular a economia circular, a reciclagem e o cooperativismo. Depois de participarem de uma sensibilização sobre o projeto, os alunos engajaram as famílias e a vizinhança na coleta de resíduos plásticos. Como estímulo, cada 300 gramas de plástico coletadas foram convertidas em uma moeda social, o “Plasticoin”, que foi trocado ao final do evento por kits de higiene, de material escolar, alimentação ou squeezes.