Bartpapo com Geraldo Câmara

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Bartpapo com Geraldo Câmara 12 de maio de 2023

Pois é! Não demora muito vamos poder tirar o cérebro da cabeça, colocar pra carregar em qualquer tomada elétrica e começar tudo de novo. Porque do jeito que as coisas vão as novas gerações irão se tornando absolutamente preguiçosas. Seres não pensantes que vão carregar na cabeça inteligência zero e informação cem. Tudo fornecido pela tal de inteligência artificial que, para final de conversa, foi criada pela inteligência natural do próprio ser humano. É a história de criar o seu próprio monstro e aguentar as consequências do erro cometido.

Pode ser que daqui a alguns séculos ou mesmo anos as pessoas nos critiquem e digam que éramos contra o progresso, que não gostávamos de deixar nossos neurônios descansando enquanto os instrumentos artificiais trabalhavam para nós. Pode ser. Mas também pode ser que as coisas não deem tão certo assim e que as tendências naturais acabem por se revoltarem e gradativamente façam o famoso ciclo da volta.

Na verdade, a intenção destes nossos escritos não é a de atacar o modernismo, as grandes descobertas, o avanço tecnológico e científico. Não, por hipótese alguma, mas a preocupação de quem já sente naquelas experiências e invenções algum tipo de consequência para as novas gerações e que até podem mudar o mundo, a maneira e o comportamento da humanidade, o envelhecimento dos costumes, das regras, das leis, de tudo que nos rodeia. Haverão de perguntar os mais céticos se estou sendo pessimista demais ou saudosista por antecipação e respondo que simplesmente não estou gostando de certos avanços que mexem com os princípios básicos da educação, da conduta de vida, dos valores que recebemos e que gostaríamos de deixar.

Logicamente alguns já acharão que sou contra a “inteligência artificial” e que afasto da minha cabeça toda e qualquer inovação. De jeito algum, porque inclusive tive a oportunidade de seguir o progresso da ciência e da tecnologia dos tempos do rádio, apenas do rádio e um incipiente telefone até os dias de hoje com essa tecnologia infernal e inovadora que não para de crescer e de oferecer mais e mais oportunidades científicas. O que me deixa absolutamente preocupado é a má utilização dos novos processos. Como exemplo, bem claro, do que digo é o fato de a “inteligência artificial” tirar de todos os que a usam a oportunidade ímpar de fazer com que a melhor máquina do mundo que é o nosso cérebro trabalhe de maneira total e eficiente. Porque, exemplo, se um jovem precisar que uma prova seja realizada em tempo recorde, a inteligência artificial o fará. Ela fará esta e inúmeras outras difíceis tarefas criando a geração da preguiça, da acomodação, do desperdício na utilização da energia cerebral, a mais importante máquina da humanidade.

Também, é claro que não sou cego e nem pretendo ser para os avanços do mundo de hoje e que as novas experiências trarão incríveis progressos na exploração da ciência, na descoberta de novos e eficientes métodos de cura e de extensão da vida humana, enfim, de muitas coisas que serão importantes para o crescimento antecipado das novas gerações. Por isso, quando escrevo ou me manifesto sobre este assunto peço aos meus leitores e ouvintes que tenham discernimento, que apenas avaliem e o façam com os olhos da análise do progresso e que jamais esqueçam de que se tudo isto existe é porque cérebros humanos e naturais estudaram, desenvolveram e criaram. A utilização correta é que precisa ser bem estudada para que todo o esforço para se chegar a coisas tão surpreendentes não levem à deturpação da humanidade, mas ao seu desenvolvimento físico, intelectual e moral.

FOTONOTAS



ÊNIO PIMENTA – O novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, além de toda uma bagagem de competência que envolve a sua vida, inclusive já exerceu o mesmo cargo no biênio 2017/2018, é dotado de uma simpatia e de empatia com todos que o cercam tornando muito mais agradável a convivência com ele. Sempre pronto a conversar e a somar, principalmente quando o assunto é o MP de Contas, Ênio é absolutamente dedicado a saber mais e ao mesmo tempo a passar mais aquilo que sabe o quye o torna uma pessoa que dá prazer para a sua diuturnidade. Parabéns, Ênio!



REINALDO ALMEIDA – Este é o “leão das Alagoas”. Mas como dizem que o leão é manso, o homem do Imposto de Renda, o superintendente da Receita Federal por aqui é muito mais do que manso. Uma pessoa fantástica que sabe lidar com todos, sem arrogância, com humildade e sobretudo serenidade. Reinaldo sempre desce do pedestal e vem lutar com todos por causas nobres como é e tem sido todos os anos o caso da campanha “Destinação” visando os contribuintes para que destinem uma parte do que têm a pagar para os Fundos da Infância e da Juventude e também os dos idosos. Além do mais, Reinaldo é uma daquelas pessoas confiáveis na seriedade e no sorriso.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O choro pode ser seco, um fio d’água ou uma cachoeira. Depende da fonte que está no fundo da alma.

ALERTAS DO DIA

* Vejo com alegria a imprensa, destaque-se a nossa Tribuna, preocupada com a situação dos prédios do centro da cidade, esvaziados, abandonados e perigosamente ameaçando a vida da população que transita por aqueles locais. Verdadeiro absurdo, principalmente em relação aos dois que abrigaram o INSS durante muitos anos. Depois de desocupados foram invadidos pela população de rua e hoje nem essa população consegue morar por lá tal o medo que os “esqueletos” provocam em todos. Alerta, gente! Alerta, autoridades responsáveis. Cuidado para no futuro não serem tachados de totalmente irresponsáveis.

* O alerta é eleitoral. Hora já chegada de o eleitor de Maceió começar a fazer conjecturas, a raciocinar com o que será melhor para a cidade, deixar de lado todas as politicagens e analisar sob todos os aspectos as positividades deste ou daquele candidato. Até agora, apesar de toda a liderança do atual prefeito JHC, suas bases começam a ser ameaçadas por candidatos com muita força de nome e de intervenções políticas no município e fora dele. Não será uma eleição fácil como julgavam os eternos analistas de plantão. Até porque, com a eleição presidencial muitos planos tiveram que ser remanejados.

* O alerta agora vai para o povo sofrido que depende do salário-mínimo para viver e que espera com muita alegria e esperança o pagamento do 13o
salário, agora dividido em duas vezes e antecipado. Então, o cuidado deve ser redobrado porque normalmente era este pagamento que para muitos, muitos mesmo, representava um Natal menos sofrido, mais acolhedor e uma ceia modesta, mas importante para o corpo e para a alma. Chegando assim com sete meses de antecedência precisa ser administrado com sabedoria, o que nem todos têm. Esse é um alerta importante.

* Achei, sinceramente, inadequado e precipitado o pronunciamento da Organização Mundial da Saúde anunciando que a Covid 19 não é mais uma emergência de saúde pública de importância internacional e que portanto, o título mais alto de alerta não é mais justificável. Não sei o resto do mundo, mas nós, aqui no Brasil, ainda estamos lutando para que as pessoas se vacinem e até porque a erradicação da doença ainda não foi atestada, pelo contrário, continua fazendo poucas, mas fazendo vítimas Brasil afora. Não gostei do posicionamento da OMS e continuo alertando para os riscos.

POR AÍ AFORA

# “Vivi” entre reis e rainhas. Quando nasci, em 1938, Jorge VI era o rei da Inglaterra desde 1934 e por isso não vi a coroação. Em 1953 assisti pela televisão, em preto e branco a coroação da Rainha Elizabeth II, filha mais velha de Jorge VI. E, agora, 70 anos depois assisto à coroação de Charles III, filho de Elizabeth, morta há alguns meses. O espetáculo televisivo ainda encanta milhões de pessoas em todo o mundo que sentem-se magnetizadas pelos sonhos da realeza, o que, naturalmente deve ser frustrante quando a realidade aparece. Enfim, um privilégio assistir a duas coroações britânicas em 70 anos.

# O Brasil hoje está literalmente à frente do BRICs a organização internacional que reúne cinco países a saber, Brasil, Rússia, Índia e China. Por uma questão de rodízio, o banco do BRICs está sendo presidido pela ex-presidente Dilma Roussef, naturalmente com assessoria do governo brasileiro que pretende ajudar a outros países com recursos oriundos deste importante banco internacional. É bom salientar esta posição internacional do Brasil, de grande notoriedade e, sobretudo, sentando à mesa com parceiros importantíssimos como é o caso da China.

# Perfeita a negociação que o presidente Lula acelerou em Portugal para que os diplomas daqui tenham a mesma validade lá e vice-versa. Afinal, somos países irmãos falando a mesma língua sem nenhum tipo de dificuldade para se fazerem entender e até para trocas constantes de informação profissional. A validação mútua de diplomas leva a conhecimentos maiores e obviamente a melhores atendimentos, sobretudo nos casos de medicina e odontologia. Quanto às outras profissões, aí mesmo é que não deverá haver limites porque a globalização tomou conta de todos os países.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399