Roberto Baia

PL das Fakenews

Roberto Baia 11 de maio de 2023
PL das Fakenews
Deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

Na terça-feira, 9, o deputado federal Daniel Barbosa escreveu um artigo se posicionando favorável ao Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fakenews. O filho do prefeito Luciano Barbosa, defende o texto, assim como o combate à disseminação de notícias falsas, aos discursos de ódio e aos crimes digitais.

Para o parlamentar alagoano, é importante não perder o equilíbrio e o foco do debate.

Ignorância e ódio


De acordo com o deputado, a desinformação gera ignorância e ódio, põe em risco a soberania nacional.

“O país não pode se submeter à desinformação propagada em cascata pelas gigantescas plataformas estrangeiras online. Essa atividade nociva, geradora de ignorância e ódio, põe em risco a soberania nacional e a democracia”, escreveu Daniel.

Palmeira dos Índios


O prefeito de Palmeira dos Índio, Júlio Cezar (MDB), disse que assim que voltar da licença maternidade previsto na Lei 8.745 de 1993, em função, do nascimento de seu filho, fará mudanças em sua gestão. De acordo com pessoas próximas ao prefeito, ele está insatisfeito com a postura ou atitudes de alguns “aliados” políticos.

Poderão ser substituídos


Os nomes não foram anunciados ainda, mas é de esperar a qualquer momento, que o prefeito autorize a publicação de novas portarias com exoneração de determinados titulares de secretarias municipais, inclusive outros órgãos e até uma autarquia da administração, como por exemplo a SMTT.

Cadeira cativa


Há alguns dias Júlio disse que ninguém tem cadeira cativa em sua administração, nem mesmo prefeito que tem prazo validade. Os ajustes na equipe serão cirúrgicos e visam dar maior musculatura ao grupo que terá candidato à sucessão contra as forças do passado.

Reunião importante


Na terça-feira, 9, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, esteve presente no Ministério do Transporte na para discutir obras prioritárias para os municípios alagoanos. A reunião foi conduzida pelo ministro Renan Filho, que apresentou diversos projetos e investimentos que vão melhorar o acesso às vias e estradas do estado.

Ótima notícia

O investimento deste ano no estado é quase 4 vezes maior do que o do ano passado, o que é uma ótima notícia para os municípios alagoanos, já que muitas obras que estavam paradas há muito tempo começam a sair do papel. A AMA está atenta a essa questão e preocupada com o desenvolvimento das regiões.

Avanços em Alagoas


O presidente da AMA afirmou que a reunião foi produtiva. “Tenho certeza de que o estado de Alagoas avançará ainda mais com a parceria estreita entre o Ministério do Transporte, o Estado de Alagoas e os municípios alagoanos”, afirmou Hugo Wanderley.

Festival de Música


Uma grande parceria foi montada para levar o Festival de Música de Penedo para Portugal. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se uniu ao Governo de Alagoas e à Prefeitura de Penedo e, juntos, vão realizar, nos dias 25 e 26 de maio, o evento em Lisboa e Castro Daire. Na programação, além de boa música, haverá discussão científica sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Caravelas, vinculado à Universidade Nova (UN) de Lisboa, e o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), da Ufal.

15 anos de projeto


Com 14 anos de história, o projeto idealizado pelo professor Marcos Moreira começou como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda em 2009. Hoje administrado pelo grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, o Cemupe tem sede física em sala anexa à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo. (Com Assessoria).


... Doar leite humano é um ato que salva vidas. Assim, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na terça-feira, 9, o projeto “Banco de Leite: Pintura de Mamar”.

... O objetivo é usar a arteterapia para enaltecer e apoiar a amamentação, além de atrair possíveis doadoras.

... A ação nasceu em alusão ao mês de sensibilização para a doação de leite humano, cujo dia mundial é celebrado em 19 de maio. É um projeto pioneiro em Alagoas, realizado pelo Banco de Leite Humano de Arapiraca.