Edmilson Teixeira
Poço das Trincheiras
Cidadão de Poço das Trincheiras, sertão alagoano, foi contemplado na última segunda-feira em Maceió, com um transplante de fígado. O paciente tem apenas 28 anos de idade, cujo procedimento foi realizado na Santa Casa de Maceió, onde ele estava internado, após ter sido diagnosticado com hepatite autoimune e cirrose.
Origem
O procedimento foi possível graças à doação de órgãos autorizada pela família de um homem de 47 anos, que estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Apesar dos esforços da equipe multidisciplinar para salvar a vida do paciente, seu quadro clínico se agravou e ele evoluiu para morte encefálica, o que foi determinante para a doação dos órgãos.
Rio Largo
Recorrente nas manchetes e principalmente na vida da população, a falta de água na Região Metropolitana da capital e a má prestação de serviço da empresa BRK Ambiental é tema de discussão também na Casa Tavares Bastos. Visando isso, surge a convocação de uma audiência pública, solicitada pela deputada estadual, Gabi Gonçalves (PP), visto que na sua cidade natal, Rio Largo, a situação é bastante recorrente.
Rio Largo II
Gabi Gonçalves tem se posicionado pela falta de abastecimento d’água, além das altas tarifas cobradas. “Esse será um espaço de diálogo e mais do que apenas palavras, buscaremos uma solução concreta, porque água é pra já! E para que todos possam ouvir da boca de quem sabe onde realmente o calo aperta. Essa é a hora de juntos construirmos essa ponte” convida a parlamentar. A Audiência será no começo da tarde da próxima segunda-feira, aberta a toda a sociedade civil, representantes do Executivo e Legislativo das esferas municipais e estaduais.
Oportunidade
Alagoas possui 1.321.236 bovinos, segundo o IBGE. Para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis para esse rebanho, seja de corte ou de leite, a Phibro Saúde Animal convida os interessados do Estado a inscrever suas ideias na segunda edição do Desafio da Pecuária Responsável. A melhor proposta de prática de sustentabilidade para a pecuária de corte ou de leite receberá R$ 15 mil.
Sistema
O cadastro de projetos do Desafio da Pecuária Responsável pode ser realizado até 30 de maio, em www.pecuariaresponsavel.com. Não há restrição de cidade, gênero, idade, formação e profissão. O regulamento completo e o passo a passo necessário para inscrição, desenvolvimento e apresentação das ideias estão disponíveis no site. De junho a setembro, as 10 iniciativas selecionadas nessa primeira fase terão curadoria especial e gratuita de Maurício Palma Nogueira, da consultoria Athenagro.
Conteúdo
"O desafio consiste na elaboração, por parte dos participantes, de ideias executáveis e aplicáveis ligadas às práticas sustentáveis, que tenham as pessoas como motor de transformação", explica Camila Ferraz, gerente de marketing da Phibro na América do Sul. "A construção de uma pecuária responsável é colaborativa e, por isso, investimos em pessoas para aprimorar a produção, beneficiando o bem-estar animal, a segurança dos alimentos e a proteção do planeta."
Apoiadores
O comitê técnico do Desafio da Pecuária Responsável é formado por Athenargro, Instituto Be.Animal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), Notícias do Front e Embrapa Gado de Leite. A Segunda edição tem patrocínio de Beckhauser, Friboi, Integral Certificações e Vetoquinol Saúde Animal, além de contar com o apoio de cerca de 130 empresas e entidades de classe.
Porto de Pedras
Apresentando o turismo responsável na cidade de Porto de Pedras, único município em Alagoas a ter uma praia certificada com o selo Bandeira Azul, a Praia do Patacho, as secretárias de Turismo, Zélia Cavalcanti e do Meio Ambiente, Flávia Rego, participaram do XVI Workshop Nacional da Bandeira Azul, que esse ano ocorreu em Caucaia, no Ceará.
Participantes
O evento reuniu gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país, com o intuito de discutir sobre os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de esclarecer dúvidas específicas sobre a certificação.
Planos
A praia do Patacho concorre pela terceira vez à certificação nacional. As secretárias Zélia Cavalcanti e Flávia Rego, que trabalham de forma integrada, prometem intensificar o trabalho feito nas temporadas anteriores, com a conclusão das obras de urbanização, mais ações educativas, inclusão das atividades escolares no ambiente e fiscalização mais ativa, para o cumprimento das regras que são rígidas.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011