Sérgio Toledo

Cirurgia segura.

Sérgio Toledo 09 de maio de 2023


Indicação precisa. Bem estudado o caso. Condições clinicas ideais ou as melhores possíveis para o paciente. Nada de pressa. A não ser que seja algo de urgência ou emergência.

Um cirurgião já falecido, de Recife, quando lá eu estudava, dizia que não havia erro ou engano com o nariz. Porque era um só. Explico: temos dois membros superiores e dois membros inferiores. Claro, no caso dos ortopedistas e traumatologistas.

O mesmo esculápio um dia iniciou uma cirurgia de colo do fêmur direito. Ao passar o dedo para encontrar a fratura viu que a mesma estava no lado esquerdo. Quem teve que dar explicações à família foi o cirurgião residente, sobre as duas incisões.

Outro caso foi o do paciente que havia fraturado o cotovelo. Seria operado do local chamado olécrano. Teve os seus cabelos da caixa craneana raspados pois acharam que seria operado do ole o crâneo.

Hoje após 50 anos de formado as coisas mudaram muito em todos os sentidos. Acredito que as regras de cirurgia segura estão cada vez mais apuradas e corretas para não haver nenhuma dúvida. Envolve todo o pessoal da área de saúde que tenha contato direta ou indiretamente com o paciente. É a semelhança do voo de uma aeronave realizado um “checklist”.

Nome da paciente checado no prontuário. Exames complementares que definem a necessidade da cirurgia. Marcar com tinta ou esparadrapo o lado a ser preparado com tricotomia e assepsia. Na sala de operação todos, inclusive o anestesista, precisam saber o nome do cliente, a sua patologia e o porquê será submetido a uma cirurgia. E qual é a cirurgia.

O cirurgião deve ser o mesmo que acompanhou a paciente, o paciente no pré-operatório. Conversar com a mesma. O que implica em chegar antes da anestesia ser realizada.

Sim, pode acontecer de o esculápio ser outro. Então mais ainda o chefe da equipe terá que fazer o já falado “cheklist”!