Alisson Barreto

Chã Preta

Alisson Barreto 05 de maio de 2023

Na outra sexta-feira, dia 12, a cidade de Chã Preta estará em festa. Uma comitiva de políticos, entre eles o governador Paulo Dantas (MDB) e o ministro dos Transportes, Renan Filho estará por lá, a fim de inaugurar a tão esperada rodovia estadual que vai até a divisa de Alagoas com Pernambuco. A obra, segundo o prefeito Maurício Holanda (MDB), estava estagnada em meio ao tempo, pois teria aberto suas porteiras há cerca de 10 anos, ainda quando Téo Vilela estava no governo. A estrada vai ligar o centro urbano de Chã Preta até o município de Correntes/PE. Na ocasião, será inaugurada também uma creche do programa estadual + Creche CRIA.

Tapera


Em São José da Tapera, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a CONAFER, está investindo na implantação do Programa + Pecuária Brasil, que, através da Biotecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), visa o melhoramento genético, padronização e manejo do rebanho bovino leiteiro. Diz o prefeito Jarbas Ricardo, que a ação atenderá os produtores locais, sobretudo para garantir avanços econômicos no campo.

Tapera

“Trata-se de uma ferramenta muito importante que contribuirá com o homem do campo para assim, melhorarmos os índices zootécnicos das pequenas propriedades; com isso aumentando sua produção, gerando melhores resultados financeiros, proporcionando a ampliação da renda familiar”, pontuou Jarbas Ricardo.

Palmeira


O prefeito Júlio Cezar (MDB) e o deputado federal Paulão (PT) bateram o martelo sobre a indicação do nome que deve assumir a secretaria municipal de Assistência Social. A preferência do líder da bancada federal alagoana em Brasília não é novidade, aponta mesmo para a vereadora petista Sheila Duarte. O grupo de Sheila e Dr. Pedro Paulo apoiou a reeleição do prefeito Júlio, além da primeira-dama Dra. Karla Cavalcante que disputou uma vaga de deputada estadual no ano passado.

Palmeira II


A atual secretária de Assistência, Flávia Tavares, que desempenhou grande trabalho, deverá ser indicada pelo prefeito (em sua cota pessoal) para ocupar outra pasta no primeiro escalão da administração municipal. “A secretária Flávia é um dos nossos melhores quadros técnicos e o prefeito já tem uma nova missão pra ela num gesto de reconhecimento e gratidão por tudo que nossa secretária fez até aqui.” comentou Lucas Tavares. A vaga de Sheila na Câmara Municipal ficará para a suplente Ivone Basílio que atualmente ocupa o cargo de secretária-adjunta de Saúde.

Taquarana


Na quarta-feira desta semana, quem assistia a uma celebração de Dom Valdemir Ferreira, o bispo da Diocese de Penedo, levou um susto ao ver o religioso passar mal. A missa era celebrada na cidade de Taquarana e transmitida nas redes sociais. No momento da homilia nas festividades da Santa Cruz, o bispo retira a máscara de proteção, segue com o sermão, mas não consegue concluir, afirmando achar que está com uma queda de pressão.

Taquarana II


Prontamente quem estava do lado socorreu o religioso. Nas imagens é possível ver o pedido de ajuda de profissionais da saúde que poderiam estar na celebração. O bispo foi socorrido, levado para uma Unidade de Saúde de Taquarana e depois encaminhado para o Hospital Chama, em Arapiraca. Ele foi medicado e em seguida liberado para se recuperar em Penedo.

Canal sertanejo


O Programa de Pós-graduação em Agronomia do Centro de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal participou de reunião on-line com representantes da Codevasf. A proposta foi discutir possíveis parcerias para desenvolvimento da agricultura no Canal do Sertão alagoano. Na próxima segunda-feira (8), às 8h30, haverá nova reunião dos integrantes do PPG-Agronomia com representantes da Codevasf, no gabinete do reitor Tonholo, para detalhamento das propostas apresentadas.

Alimento do campo


Na quarta-feira foi publicado no Diário Oficial do Estado através da Secretaria de Estado da Educação, o edital da Chamada Pública para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Com esse processo, que conta com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Estado vai aprimorar o cardápio da merenda na rede estadual de ensino.

Alimento do campo II


O edital contempla 17 itens do cardápio escolar, entre produtos lácteos, leguminosas, ovos, frutas e seus derivados. Além de beneficiar os alunos com uma alimentação mais rica e saudável, o certame também fortalece cooperativas e associações agrícolas de todos os municípios alagoanos. A expectativa é que contribua com geração de renda para 22 mil agricultores familiares, proporcionando a inclusão produtiva.

Delmiro


Nesta sexta-feira, 5, tem na cidade de Delmiro Gouveia uma audiência popular promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O evento promete reunir vários segmentos da população sertaneja, a fim de discutir questões relevantes referentes à gestão e funcionamento do Canal do Sertão. O encontro será realizado no auditório da Ufal, Polo do Sertão, a partir das 8 horas.

Argumento


“A água é um direito universal indispensável para a manutenção da vida, e é uma das preocupações do Governo de Alagoas ampliar o seu acesso e promover uma melhor qualidade de vida para o povo. A participação dos cidadãos beneficiados pelo Canal do Sertão é de extrema importância, e a realização da audiência popular é um meio importante para diálogo entre governo e sociedade” destaca o secretário Gino César, da Semarh.