Bartpapo com Geraldo Câmara

OS ÍNDIOS JÁ ESTAVAM AQUI

Bartpapo com Geraldo Câmara 05 de maio de 2023

Claro que estavam. Quando o navegador português Pedro Álvares Cabral descobriu essa terra fantástica lá pelos lados da Bahia – ou terá sido em Alagoas? - não encontrou uma terra vazia, mas habitada por eles que são e até prova em contrário continuam sendo os donos de tudo. Já naquela época a força prevaleceu, a tomada de situação era clara e uma espécie de escravagismo já começava por ali apesar das tentativas, nem sempre frustradas de construírem uma relação com os habitantes que nem imaginavam existir. Mas como para tudo há um jeito, o famoso jeitinho brasileiro começou a nascer ali, com portugueses espertos que logo trataram de agradar os habitantes oferecendo a eles alguns presentinhos para começo de conversa. E exatamente aí e ali estava instalada a corrupção. A desmedida corrupção que não para até os dias de hoje e que realmente foi iniciada com a chegada dos lusos por aqui.


O problema é que a palavra dominação fez parte do convívio entre portugueses e indígenas desde o princípio da relação estabelecendo índices de colonialismo, de tomada de espaços, de conquista, entre aspas, de terras que não lhes pertenciam, mas aos habitantes daqui que, no entanto, não eram civilizados a ponto de entenderem o que lhes pertencia ou não.


E aí, desde os tempos da Ilha de Vera Cruz seguida da Terra de Santa Cruz até o nome Brasil surgir graças a riqueza de uma de suas árvores nativas, o Pau Brasil tudo corria ao encontro de uma descoberta injusta fazendo com que os verdadeiros donos fossem gradativamente largados ao “Deus dará” e estabelecidos fora das regras impostas pela colonização portuguesa, mais tarde em territórios onde mandavam holandeses, franceses e etc, menos os donos da terra sempre relegados a quase escravidão ou isolamento. Diga-se de passagem não foram eles os escravos brasileiros porque com a vinda de negros portugueses para o Brasil e com a hegemonia dos chamados “brancos” iniciou-se a verdadeira escravidão negra no país deixando os índios em certa paz. Digo certa, porque desde então começou a sua paciente migração para o interior das florestas, criando suas tribos de maneira quase escondida.


Tempos depois, algumas tribos mais ousadas foram criando relações mais profundas com os brancos, mas sempre relegados a planos inferiores sem que, haja tempo nisso, suas terras fossem reconhecidas como deles. As leis foram criadas pelos colonizadores, as constituições também, então, como as reivindicações indígenas poderiam valer? Anos, séculos se passaram, a escravidão foi abolida no país, mas os povos indígenas passando pelos mesmos problemas. Com características diferentes, é verdade. Sem guerras, também é verdade, mas ainda profundamente injustiçados em suas reivindicações.


Vejo agora, que determinadas áreas indígenas estão sendo reconhecidas e oficializadas pelo atual governo, terras sendo demarcadas e, acredito que, assistência social também. Muito bom que isto esteja acontecendo mas é preciso que se introduzam as modernas bases de educação para que esses povos deixem definitivamente de lado o primitivismo e sejam inseridos no contexto nacional como os pais do país. Os verdadeiros donos usurpados de seus direitos há exatos 523 anos. É necessário que haja uma política de inclusão realmente planejada e que traga eficiência para que, em alguns anos suas terras sejam produtivas e frutíferas gerando riqueza para o Brasil. É preciso que os garimpos existam, sim. Mas, com tecnologia, com segurança em todos os sentidos e pertencentes respeitosamente a seus verdadeiros donos. Em isto acontecendo, aí sim, teremos feito o certo e inserido no contexto nacional aqueles milhões que durante todos esses séculos têm buscado apenas uma palavra: justiça.

FOTONOTAS


MOZART AMARAL – Mozart é uma figura que quem conhece fica seu admirador para o resto da vida. É alguém de personalidade marcante voltada extremamente para o bem, para o espírito realizador e quando coloca “mãos à obra” saia de baixo quem não quiser produzir. Corretíssimo na sua maneira de agir dentro do serviço público é aquele servidor consciente e confiável e que quando começa uma missão ninguém o tira do foco. Conheci Mozart de perto ao fazermos parte da mesma equipe de governo do então prefeito Cícero Almeida. Aliás entrei por indicação dele, o que muito me orgulha. Enfim, ter Mozart em nossa vida é medalha no peito.



MILTON HÊNIO – Dizem que toda uma geração das últimas décadas em Alagoas existe hoje porque passou pelas mãos do dedicado e competente Milton Hênio. Uma figura rara e que nos dá um enorme orgulho por ter nos deixado conhecê-lo. Além do médico pediatra, o literato, o homem que consegue brincar com as letras e deliciar leitores com suas obras, com seus artigos em jornais, com sua atuação na Academia Alagoana de Letras, no Instituto Arnon de Melo. Milton é um doce de pessoa, Afável com todos os que o procuram está sempre pronto ao sorriso amigo e profundamente simpático. Agora, amanhã, sábado, no Cine Art Pajuçara e com sua presença, um filme sobre sua vida, graças a Deus ainda viçosa.








PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)





Crescer é uma tarefa árdua com uma enorme percentagem de interiorização espiritual.

ALERTAS DO DIA

* A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) recebeu entre os dias 26 e 28 de abril representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A visita fez parte da missão técnica de pre implementação do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Pró-Gestão).Com o foco na melhoria da gestão pública, o Pró-Gestão é um programa que tem como objetivo melhorar a eficiência na gestão de recursos públicos por meio da qualificação do gasto e aumento da eficiência financeira. Alerta para ver depois se deu certo.

* Fazer intervenções na rede elétrica sem autorização da distribuidora de energia pode causar acidentes graves e fatais. Por isso, a Equatorial Alagoas vem intensificando as ações educativas no que diz respeito ao manuseio da rede elétrica dentro e fora das residências. Além das campanhas educativas, realizadas nas redes sociais e na imprensa de todo o estado, a Distribuidora também tem alertado os trabalhadores de empresas de telefonia, obras e construção civil sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre a distância mínima para realizar atividades próximas da rede elétrica.

* Alerta para os trabalhadores que são cadastrados como MEI. Importante prestar atenção na contribuição mensal que, a partir de agora teve um pequeno aumento já que essa contribuição é atrelada ao valor do salário mínimo. Vai passar de sessenta e cinco reais para setenta e três reais dando direito a aposentadoria e todos os serviços do INSS. O que eu levanto é que o que o MEI pode faturar no ano ainda é muito pouco visto que tudo aumentou. São oitenta e um mil reais ao ano e se passar disso é obrigado a também mudar de sistema indo para micro empresa, o que gera mais despesas com contador e etc.

* Em junho deste ano e na qualidade de diretor de comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas estarei em Cuiabá participando do Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, uma vez que a nossa TV Cidadã foi escolhida como uma dessas boas práticas. Fundada em 2016 num convênio com a TV Senado é a única emissora de televisão pertencente a um Tribunal de Contas no Brasil. Eclética, variada, com algumas importantes parcerias em termos de programação, a TV Cidadã que além de aberta está no “streaming” consegue milhões de visualizações desde a sua fundação.

POR AÍ AFORA

# Em 2022, Portugal ficou em sétimo lugar e no grupo de oito países com uma situação muito boa para a liberdade de imprensa. Segundo a 21.ª edição do “ranking” mundial da liberdade de imprensa da ONG Repórteres sem Fronteiras, publicado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e com 180 países e territórios avaliados, este ano à frente de Portugal e no grupo de oito países numa situação muito boa para a liberdade de imprensa ficaram, por ordem decrescente, Noruega, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Países Baixos, Lituânia e Estônia.

# A Rússia atacou na terça-feira à noite o território ucraniano com 26 “drones kamikaze” de fabricação iraniana, mas as defesas antiaéreas da Ucrânia abateram 21, informou a Força Aérea ucraniana na plataforma Telegram. Os drones kamikaze ou suicidas são de uso único: transportam explosivos e são destruídos no ataque. Os drones foram lançados da região russa de Bryansk, no nordeste da Ucrânia, e do mar de Azov, no sudeste. Alguns destes drones tinham como alvo a capital, Kiev, onde, por volta da meia-noite, foram ativadas as sirenes antiaéreas e o exército ucraniano conseguiu abater todos os drones que entraram no seu espaço aéreo.

# Você já ouviu falar de Al Boraq? É o nome do cavalo alado que, segundo a tradição, teria levado o profeta de Meca a Jerusalém em uma noite. E é a linha férrea de alta velocidade marroquina (LGV), a primeira da África! Com uma velocidade tão notável quanto a montanha mitológica e 100% verde (a eletricidade é fornecida por turbinas eólicas), Al Boraq liga Tânger a Casablanca em apenas 2h10 (contra 4h45 anteriormente) com uma velocidade máxima de 320 km/h nos 200 quilômetros de pistas de alta velocidade. Enquanto isso a Rio São Paulo...

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399