Alisson Barreto

A inteligência artificial e ilusões de óptica

Alisson Barreto 04 de maio de 2023
A inteligência artificial e ilusões de óptica
A inteligência artificial e ilusões de óptica - Foto: Alisson Barreto

1. Ilusão de óptica – a existência de ilusões de ópticas naturais


Há ilusões de óptica naturais, por exemplo, as miragens, as quais podem dar a impressão de ver um navio flutuando ou água em um lugar desértico. Há portanto, fenômenos naturais que levam a luz a fazer curvas e projetarem imagens virtuais em lugares que dão falsa impressão de serem objetos reais.



2. Ilusão de Óptica Artificial
– criação de imagens falsas com capacidade de convencimento real



Há também artes que confundem o sentido da visão, levando a conclusões equívocas ou inconclusões. Isso já foi feito por muitos artistas e, provavelmente, as inteligências artificiais logo poderão utilizarem-se das mesmas técnicas já utilizadas para gerar imagens falseadas da realidade e que possam levar a confusão do sentido da visão ou interpretação equivocada.



3. Ilusão das ópticas e perspectivas –
criação de pontos de vistas distorcidos da realidade para manipulação de agrupamentos humanos



O leque de opções é mais amplo do que parece. Logo, o falseamento de realidades pode dar-se não apenas pela criação de imagens logicamente equívocas como também pela elaboração de perspectivas de interpretação manipuladoras ou manipuláveis. Por exemplo, no aspecto linguístico, é possível o uso de mecanismos falaciosos para criar realidades de manipulação, conduzindo agrupamentos humanos a direcionamentos tendenciosos de acordo com a fonte geradora do querer manipulador.



4. Ilusão dos sentidos
– manipulações de pessoas por meio de manipulações de dados sensoriais



É possível notar que, da mesma forma que uma linguagem binária pode levar um computador a produzir cores e sons, uma manipulação de uma linguagem humana pode levar a guerras e domínios políticos, religiosos ou econômicos.



5. Das fake News às realidades ilusórias
– a era das realidades emuladas



A elaboração de textos por meio de inteligência artificial pode ir de uma simples notícia falsa, a chamada fake News, a uma teoria da conspiração envolvente o suficiente para manipular uma coletividade em favor de uma causa, de um governo, de uma ideologia, um ideal ou qualquer outro mito.


O mais impressionante é que hoje há tecnologia suficiente para um computador emular realidades, imitando sons de palavras que uma pessoa não disse, movimentos faciais ou gestuais que a pessoa não fez. Com esse tipo de habilidade, uma inteligência artificial pode criar repercussões e gerar realidades que vão bem além da realidade digital. Imagine um computador gerando uma imagem de um presidente de uma superpotência dando ordens para um terrível ataque contra outra superpotência ou um país cujos tratados levem a humanidade a uma guerra de escala global.



6. Guerra da inteligência artificial
– o uso de inteligência artificial para manipulação de bens e informações em favor de um grupo ou país. Como quebrar bolsas de valores de países inimigos, destruir empresas e soerguer ditaduras continentais?



Uma perspectiva plausível e que, provavelmente, governos e governantes utilizarão é o uso de inteligência artificial para derrubar bolsas e governos de países alvos. Se um país se descuidar, até suas reservas econômicas podem ser desviadas como brincadeira de criança cracker. Em suma, um poderoso sistema de computadores de um país pode levar à quebra de outro em escalas de tempo inesperadas.



Algumas considerações:



O que aqui foi exposto pode vir a ser ser uma mera ficção de teoria da conspiração com a criação de uma possibilidade do soerguimento de uma realidade apocalíptica ou um ensaio do que está por vir. Inclusive por considerar que as redes de computadores estão a captar essas informações e, ainda que eu não as escrevesse e apenas comentasse diante de quem esteja com um celular ou relógio digital, tecnologias relacionadas a inteligência artificial como Alexa e Google poderiam estar fazendo uso de tais dados para desenvolvimento de planos de aplicação das teorias.


O fato é que fake News existem e as mesmas fontes que as produzam podem deter os mecanismos de combate a fake News, tratando como notícias falsas as verdadeiras e disseminando mentiras como se fossem verdades. O surpreendente é que isso não é novidade na história da humanidade, a própria invenção da imprensa serviu para disseminação de muitas notícias falsas sobre diversas realidades, por exemplo, sobre a Bíblia. A diferença é que, neste caso, pode entrar no campo de batalha da guerra de informações uma inteligência ser ou vir a ser capaz de utilizar uma quantidade de informações muito maior do que a capacidade do cérebro humano e utilizar tais dados para interesses que podem ser nada bons para o ser humano.