Roberto Baia
Combate ao assédio
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, falou sobre a campanha ‘Assédio Não’, que tem como objetivo combater o assédio, em todas as suas vertentes, no ambiente de trabalho oferecendo dignidade para todos.
A campanha foi lançada ontem, pelo Ministério Público Estadual, com a parceria dos poderes públicos e instituições privadas. A AMA integrará o Comitê Institucional e terá a missão de difundir a campanha junto aos gestores.
Problemas psicológicos
Para o presidente, a campanha é importante porque indica dados da incidência recorrente de pessoas deprimidas e com pessoas passando problemas psicológicos. “Ter um ambiente mais saudável é importante para se ampliar a produção dos profissionais e a AMA será uma grande parceira em todos os momentos”, frisou Wanderley.
Situação constrangedora
A campanha tem como objetivo promover ações para evitar o assédio moral, que é uma conduta praticada e que expõe pessoas a situações muitas vezes constrangedoras. É um tipo de violência e uma conduta que afeta diretamente os trabalhadores.
O assédio se caracteriza por xingamentos, metas impossíveis, apelidos, entre outros e, com a campanha, as entidades esperam alertar sobre esse tipo de conduta, dar voz às pessoas e prevenir sobre a gravidade do assédio e a legislação vigente.
Em Penedo
Nesta quarta-feira, 3, o Fórum Regional Participativo do Plano Plurianual (PPA) do Governo de Alagoas, debate aberto ao público para elaboração de ações referentes ao quadriênio 2024-2027. O evento organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) acontece no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na cidade de Penedo, a partir das 9 horas.
Debate importante
A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, líderes comunitários, prefeitos da região, Poder Legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população, organizada ou não.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, os fóruns participativos vão potencializar a aproximação do governo com os alagoanos e reforçar o compromisso com o trabalho transparente e compreensível.
Violência em Palmeira
Na noite de segunda-feira, 1, um homem que estava em um bar foi assassinado a tiros no final do povoado Gavião, na zona rural de Palmeira dos Índios. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), um criminoso encapuzado parou em frente ao bar em um Ford Fiesta e desceu do veículo, atirando diversas vezes contra a vítima.
O autor fugiu
O estabelecimento comercial que a vítima estava, fica às margens da rodovia AL-115. Após o assassinato, o autor fugiu. A cena do crime foi isolada pela Polícia Militar e as equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) foram acionadas.
A Polícia Civil investigará a motivação e a autoria do homicídio.
Estão preocupados
Na manhã de ontem, moradores fecharam um trecho da AL-220, em frente ao Assaí Atacadista, entre os bairros Brasiliana e Planalto, na cidade de Arapiraca. Os moradores daquela região, estão preocupados com os acidentes registrados, sobretudo atropelamentos, e pede a construção de um quebra-molas ou a instalação de um semáforo.
Dia “D” de vacinação
Após intensa campanha na zona rural do município, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 6, o Dia “D” de vacinação antirrábica para cães e gatos, desta vez na zona urbana da cidade.
Animais infectados
Com um nível de letalidade de aproximadamente 100%, a raiva ainda é um assunto de grande importância para a saúde pública. A doença é caracterizada por uma encefalite progressiva aguda e é transmitida através da saliva de animais infectados por meio de mordidas, arranhões ou até mesmo lambidas.
Por não ter cura, a única forma de combater a raiva é através da prevenção.
...A Casa Integrada do Trabalho onde funciona o Sine está ofertando 68 vagas de emprego para os mais diversos níveis de escolaridade e funções.
... Entre as vagas ofertadas a função de encarregado de obras tem disponível sete vagas. Não é exigido nível de escolaridade, apenas seis meses de experiência comprovada na carteira.
... Função que oferece seis vagas é a de auxiliar de cozinha para ambos sexos. Para saber mais sobre estas e outras vagas, o candidato deverá ir a Casa Integrada do Trabalho, funciona na Rua São Francisco, 1234, no bairro Ouro Preto.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.