Roberto Baia
Eleições municipais
Em uma publicação nas redes sociais, o ex-prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, afirmou que políticos estão se aproximando da cidade visando as eleições municipais do próximo ano, mas nunca tiveram compromisso com município e estão achando que as pessoas são objetos que podem ser usadas com promessas e depois descartadas.
Não citou nomes
Na publicação, o ex-gestor não citou nomes dos políticos, apenas alfinetou.
"O que me deixa triste é ver que pessoas que nunca tiveram compromisso com nossa cidade, estão aparecendo do nada fazendo promessas e querendo comprar a tudo e a todos, achando que as pessoas são objetos que podem ser usadas e depois descartadas", disse.
O filho da ex-deputada Ângela Garrote ressaltou ainda que, "dinheiro não compra a dignidade das pessoas".
Carga horária
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de São Sebastião, instaurou inquérito civil para reforçar as investigações relativas a uma Emenda que modifica o artigo 43, do Projeto Lei 24/2013, do Plano de Cargo e Carreira do Município, passando a carga horária dos servidores da Educação de 40 para 30 horas semanais.
A promotora de Justiça Shanya Dantas Pinto já havia instaurado Notícia de Fato e Procedimento Preparatório buscando esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Educação.
Investigação aprimorada
De acordo com a titular da Promotoria de Justiça de São Sebastião, é preciso que seja confirmado o princípio da isonomia aos servidores.
“Na promotoria recebemos pessoas inconformadas relatando a existência de uma emenda que modificaria a carga horária dos servidores de vários cargos. Ou seja, passaria de 40 horas semanais, para 30 horas semanais, ante a visão de igualar-se à carga horária dos servidores do concurso de 2007. Entendemos que é preciso uma investigação aprimorada que nos traga respostas precisas e garantias de que os direitos desses profissionais não foram violados, pois sabemos que a lei deve ser aplicada de forma igualitária”, ressalta a promotora Shanya.
Feira Grande
O prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, inaugurou durante as festividades de Emancipação da cidade na última segunda-feira, 24, o Instituto de Identificação José Leandro de Lira, que está em pleno funcionamento.
Serviços disponíveis
De acordo com a prefeitura, os serviços já estão disponíveis para população. No local está sendo realizado agendamento e confecção de documento de identidade (RG) de forma totalmente gratuita e para pessoas de qualquer idade, mediante a apresentação do CPF. No espaço, também está ofertando a confecção de título eleitoral digital.
Atendimento a população
O Instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O agendamento para retirada do RG é realizado até às 14h, no próprio instituto.
O Instituto de Identificação de Feira Grande foi solicitado ao Governo do Estado, pelo prefeito Flávio do Chico da Granja, em fevereiro deste ano e já se tornou uma realidade, garantindo maior acesso à cidadania da população.
Arraiás comunitários
O maior São João do interior alagoano já começa a ser planejado pela Prefeitura de Arapiraca. A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventue publicou, na quinta-feira, 27, os chamamentos públicos para quadrilhas estilizadas para os festejos juninos do município, trios de pé de serra e seleção de arraiás comunitários para os festejos juninos.
Valorização de artistas
Em 2022, com a retomada do São João em Arapiraca depois do período da pandemia, o município reuniu mais de 230 mil pessoas nos shows realizado no Complexo Lagunar da Perucaba, além da valorização de artistas regionais nos Polos “Danado de Bom”, da tradição nos arraiais comunitários e das apresentações dos grupos de trio pé de serra.
Inscrições disponíveis
Nesse ano, 30 comunidades que receberão um valor de R$ 6 mil cada para ajudar na realização do arraiá, e as quadrilhas estilizadas receberão R$ 10 mil cada. O edital contemplará, ao todo, 30 trios pé de serra.
As inscrições estão disponíveis a partir da próxima terça-feira, 2, e continuam até o dia 10 de maio. Elas devem ser realizadas de forma presencial na sede da Comissão Permanente de Licitação, localizada no Centro Administrativo Antônio Rocha, Rua Samaritana, n° 1185, Bairro Santa Edwiges, de segunda-feira a sexta-feira. Interessados devem se inscrever das 8h às 14h, mediante a apresentação dos documentos solicitados. (Com Assessoria).
... O Dia do Trabalhador, comemorado na próxima segunda-feira, 1º de maio, é feriado nacional e, seguindo a tradição, grande parte das empresas de Arapiraca suspende atendimento e dão folga aos seus colaboradores.
... O Sindilojas explica que, no entanto, o comércio em geral pode funcionar no feriado, conforme o estabelecido no parágrafo terceiro da cláusula 33 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023, que estabelece pagamento de hora extra correspondente a 150% sobre o valor da hora normal, para os colaboradores que trabalharem na data.
... Em Arapiraca, empresas ligadas a grandes redes varejistas deverão funcionar, assim como farmácias, padarias, supermercados e restaurantes.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.