Roberto Baia
Exemplo de superação
O prefeito Luciano Barbosa, recebeu na terça-feira, 25, em seu gabinete do Centro Administrativo Municipal, a ultramaratonista arapiraquense Maria do Carmo Cruz Hora, a Carminha. A atleta que tem 65 anos de idade, sagrou-se campeã no 2° Troféu Nordeste de Atletismo Master, disputado neste mês em Natal, no Rio Grande do Norte.
“A nossa Carminha, mais uma vez, dá exemplo de que o esporte transpõe limites e enche de orgulho a nossa cidade”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.
Apoio e incentivo
Das cinco provas que Carminha disputou, a ultramaratonista arapiraquense conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata, deixando para trás muitos atletas do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e de outros estados que participaram do torneio.
Carminha agradeceu novamente o apoio e incentivo da gestão municipal. “Desde que comecei a disputar maratonas pelo Brasil não faltou incentivo e apoio de muitos amigos, entre eles o prefeito Luciano Barbosa”, afirmou.
Greve nacional
Na manhã de ontem, os profissionais da educação de Palmeira dos Índios, paralisaram as atividades para participar da Greve Nacional da Educação. Os educadores realizaram manifestação no centro da cidade durante a manhã.
Piso salarial
O ato envolve tanto professores das redes estaduais, quanto municipais, da ativa e aposentados, assim como demais profissionais da Educação e todos os envolvidos na atividade e no ambiente escolar em todo o país e tem como pautas principais a defesa do piso salarial aplicado nas carreiras; a reivindicação de diretrizes nacionais para a carreira do magistério; a revogação do Novo Ensino Médio e melhores políticas de combate à violência no ambiente escolar, em todas as suas nuances.
Pautas reivindicadas
De acordo com o vice-presidente do núcleo regional do Sindicanto dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) Carlos Teles explicou as pautas reivindicadas na paralisação pelos educadores. “A nossa pauta principal é a 24º semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Uma das nossas pautas é o revoga ensino médio porque esse ensino está sendo formulado de forma defasada, porque não está proporcionando um futuro cientifico, uma faculdade. Além disso, melhorias salariais, que seja aplicado o piso do magistério e apoio técnico nas escolas públicas, como vigias e merendeiras que não tem piso nem carreira”, explicou.
Bolsa Atirador
A Câmara Municipal de Penedo (CMP) aprovou na sessão extraordinária de terça-feira, 25, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que institui o Programa Bolsa Atirador.
A matéria atende pleito do Poder Legislativo Municipal, apresentado pelos parlamentares Marcelo Pereira e Marival Oliveira (Sargento Marival), para destinar ajuda de custo aos jovens de baixa renda durante o período de instrução no Tiro de Guerra 07/008.
Ajuda de custo
O Bolsa Atirador tem como finalidade assegurar o custeio das despesas básicas relacionadas ao serviço militar, entre elas o corte regular de cabelo, conservação do uniforme militar e dos coturnos, aquisição de material escolar, entre outros listados no texto original do Projeto de Lei 009/2023, aprovado por unanimidade.
Sobre o Projeto de Lei 008/2023 incluído na pauta das sessões, o Vereador Clodoval Sacramento (Val da Banana) apresentou pedido de vista.
Foi preso
Na manhã de ontem, foi preso no Sítio Novo, zona rural de Arapiraca, um idoso de 84 anos, acusado de estuprar a própria filha de apenas 4 anos de idade. O crime aconteceu no bairro Santa Cecília, localidade conhecida como Matadouro, que fica no município de Penedo e, na época, em 2008, o idoso com 69 anos de idade ficou preso por um ano na delegacia do município ribeirinho, mas logo depois foi liberado.
A investigação estava sob o comando do delegado do município de Penedo, Rômulo Andrade, e a prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia Regional de Penedo (7ª DRP), onde o acusado residia atualmente.
Foi condenado
Em 2009, o idoso foi condenado há 12 anos de prisão, em regime fechado. O Tribunal de Justiça reduziu a pena para 10 anos. No entanto, a Polícia Civil (PC) apurou que a vítima cometeu suicídio há seis anos, em decorrência da depressão gerada, possivelmente, porque passou a entender o crime que sofreu.
Após a prisão, os policiais civis conduziram o idoso para a 7ª Delegacia Regional de Penedo, onde ficará atrás das grades.
Em Arapiraca
Após vários episódios de incêndios registrados em fiações de postes no município de Arapiraca, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Equatorial Alagoas e provedores de internet, vai iniciar, neste final de semana, uma ação de limpeza dos postes para retirada dos fios inservíveis, que acabam causando riscos para a população. A iniciativa vai acontecer aos finais de semana, durante um mês.
... O JAH Açaí, franquia de açaí, sorvetes e picolés 100% naturais, inaugura na nesta sexta-feira, 28, sua primeira unidade no Nordeste do país.
... O mais novo ponto de venda da marca, será próximo a praça de alimentação do shopping Pátio Maceió, localizado no extremo norte da capital Alagoana.
... A inauguração do quiosque será a partir das 10h e trará ao público toda linha de produtos 100% naturais do JAH e de fabricação própria, como açaí sem conservantes, gordura vegetal, lactose e sem glúten, sorvetes, picolés, milkshakes e smoothies, além de contar com promoções especiais em todos os produtos de máquinas, como os sorvetes e o açaí.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.