Edmilson Teixeira
Santana do Ipanema
Nas festividades dos 148 anos de emancipação política de Santana do Ipanema, que acontecem hoje e amanhã, o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário chega à sua XX edição, mantendo-se fiel ao objetivo de valorizar a agricultura familiar e fortalecer o escoamento da produção no Estado. O evento é promovido pelo Iteral, em parceria com a Seagri e as Prefeituras municipais. Serão dois dias, misturando arte, cultura e alimentação saudável.
Santana do Ipanema II
Pois nesta quarta e amanhã, a cidade de Santana do Ipanema sedia o evento pela terceira vez. Aberta ao público, a feira acontece no Espaço Cônego José Bulhões, das 6h às 20h. Participam da feira cerca de 80 trabalhadores, entre agricultores familiares das unidades produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), quilombolas, artesãos, acampados e assentados da reforma agrária.
Saúde
Ontem profissionais de Saúde que atuam nas unidades públicas e privadas dos 102 municípios alagoanos foram capacitados sobre a assistência aos pacientes com meningite, bem como o manejo clínico, diagnóstico e tratamento da doença em tempo ágil. Foi através da webconferência Manejo Clínico e Laboratorial da Meningite que foi uma promoção da Assessoria Técnica de Vigilância e Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau).
Junqueiro
Como parte do Programa Alagoas de Ponta a Ponta, iniciativa da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o Governo de Alagoas segue com investimentos em obras estruturantes, garantindo mais mobilidade e segurança nos municípios alagoanos. Em Junqueiro por exemplo, estão sendo executados 17,2 km de pavimentação asfáltica, com investimentos da ordem de R$ 30,6 milhões do tesouro estadual.
Junqueiro II
A ação passa beneficiar os povoados de Barro Vermelho, Baixa Fria, Palmeirinha, Guariba, Chapéu do Sol, Coroa de Areia e Camboim com pavimentação asfáltica, linha d’água e meio-fio. “Nossa parceria com o governo de Alagoas tem sido satisfatória para o engrandecimento dos junqueirenses” disse o prefeito Leandro Silva.
Joaquim Gomes
Ontem à tarde aconteceu um incidente com uma viatura da Guarda Civil Municipal de Joaquim Gomes. O veículo que conduzia para Maceió um paciente com problemas mentais, ficou totalmente destruído pelo fogo. As causas do incêndio não foram detalhadas, mas o condutor disse que de repente percebeu o fogo e parou o veículo, o que deu tempo de evacuar da viatura, que foi totalmente consumida pelas chamas. Quatro guardas estavam no momento e conseguiram sair do carro e retirar o paciente com sua genitora, que estariam sendo encaminhados para uma clínica na capital alagoana.
Joaquim Gomes II
A guarnição estaria em ocorrência, atendendo a um chamado de que, um homem com problemas mentais estaria em crise e precisava ser contido e levado ao hospital, pois eles teriam pegado o paciente na Fazenda Ribeiro, zona rural do município e já com o paciente, nas proximidades da cidade de Messias, na BR 101, aconteceu o incidente.
Arapiraca
Na cidade de Arapiraca a simulação de acidentes faz parte das metodologias ativas utilizadas na disciplina de Urgência e Emergência do curso de Medicina da Ufal polo local. Numa atividade coordenada pelo professor Thayrone Barreto os alunos da Turma 5 representaram cenas de atendimento a pacientes vítimas de trauma nos ambientes pré-hospitalar e hospitalar.
Arapiraca
“A ideia é tentar trazer por meio do conhecimento teórico, atividades práticas que possam imitar a nossa realidade médica. Eu faço uma metodologia mista em que ofereço o material e as fontes para que os alunos estudem e eles tentam fazer a demonstração prática do conteúdo abordado que teoricamente foi expressado por mim apontando os principais tópicos”, explicou Thayrone.
Maribondo
Em Maribondo a promotora de Justiça, Andrea de Andrade recomendou a Prefeitura a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuarem na rede pública de Educação Básica. Recomenda-se ainda a realização de levantamento da demanda de cargos públicos e demais atos administrativos que possibilitem a criação de funções, e a realização de concurso público para acesso às vagas.
Maribondo II
A Recomendação consta do Procedimento Administrativo – publicado ontem, terça-feira, no Diário Oficial do Ministério Público – instaurado para acompanhamento e fiscalização de políticas públicas visando à adoção de providências para contratação de profissionais de Psicologia e de Serviço Social na rede pública de Educação Básica. A promotora concedeu um prazo de 15 dias para que a gestão se manifeste sobre as recomendações.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011