Roberto Baia
Eleições 2024
Os municípios alagoanos já se preparam para as eleições de 2024. Em Mata Grande, o nome da ex-primeira dama tem sido cotado para assumir a prefeitura no novo pleito. Emanuelle Brandão é esposa de Jacob Brandão, que comandou o município por dois mandatos. Atualmente a prefeitura é dirigida por Erivaldo Mandu, que foi vice-prefeito durante os dois mandatos de Jacob.
Família tradicional
A família Brandão é conhecida na região pela sua tradição na política. O pai de Jacob, Hélio Brandão, é lembrado até hoje no município pela sua governança por três vezes. A mãe de Jacob e esposa de Hélio, Cristina Brandão, também foi prefeita de Joaquim Gomes.
Ainda é cedo
Esta eleição é uma chance da família Brandão se reposicionar politicamente após a morte de Hélio e Cristina que abalou família e toda cidade. Emanuelle ainda não está filiada em nenhum partido e ainda é cedo para definir como será o pleito em Mata Grande, mas já corre na cidade que Jacob pretende lançar Emanuelle para disputar com o nome que o atual prefeito apresentar e também com a oposição.
Em Arapiraca
Na tarde de quarta-feira, 19, a direção da Escola Estadual Lions Club, localizada no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca, publicou um vídeo nas redes sociais para esclarecer o caso do aluno que estava com uma faca na mochila.
No vídeo, a diretora disse que um adolescente de uma turma do 7ºano avisou à direção da escola que havia visto um colega com uma faca.
Confirmaram a informação
Diante disso, os diretores da escola foram até à sala de aula, localizaram o aluno e confirmaram a informação. A direção comunicou o caso aos pais do aluno e ao Conselho Tutelar.
Ao chegar ao local, o pai do menino perguntou o motivo do filho ter levado uma faca em sua mochila e, segundo a direção, a explicação do garoto foi a de que a faca seria para a autodefesa dele e também dos colegas.
Foram para delegacia
A Polícia Militar esteve na escola conversou com aluno e levaram ele e o pai para a delegacia para os procedimentos cabíveis ao caso. Um coordenador da escola também acompanhou os dois como testemunha.
A direção da escola Lions informou ainda que um processo será aberto e o estudante não deverá mais continuar na escola.
Multa milionária
O Procon Arapiraca aplicou uma multa de R$ 1 milhão e 21 mil reais à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) devido à falta de água no município. A decisão foi tomada após inúmeras reclamações de consumidores e após o órgão municipal encaminhar ofício à Companhia, solicitando um posicionamento e esclarecimentos sobre a situação, e não obter nenhum retorno plausível.
Fornecimento de água
Como explica o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, a Casal foi notificada em várias ocasiões para regularizar o fornecimento de água no município, mas não tomou medidas efetivas para solucionar o problema. “Eles pediram um aumento no prazo para resposta e não responderam aos questionamentos. A partir daí, acionamos o Ministério Público e a Defensoria Pública, emitimos um auto de infração e decidimos aplicar a multa”, disse.
Plano emergencial
Quando acionou a Companhia, o Procon Arapiraca a questionou sobre o plano emergencial para a situação de falta d’água e se havia algum posicionamento sobre o abatimento no valor das contas de água para o consumidor, tendo em vista que há registros de residência que ficaram cerca de 25 dias sem água. “O Código de Defesa do Consumidor rege que o forncedor de serviços essenciais deve fornecer o serviço de forma contínua, o que engloba o fornecimento de água”, ressalta João Pedro.
Ação integrada
Uma ação integrada entre as policias Militar e Civil resultou na prisão de cinco pessoas e um adolescente apreendido no bairro Manoel Teles, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas. As prisões e apreensões ocorreram após investigação contra o tráfico na quarta-feira, 19, Metralhadoras e drogas foram apreendidas durante a ação policial.
Foram presos
De acordo com a Polícia Civil de Arapiraca, dos seis capturados pelos agentes da Segurança Pública, duas são mulheres e um é menor de idade.
Eles foram encontrados dentro de uma residência depois de informações colhidas pelos investigadores por meio do serviço de inteligência do órgão.
... O mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar visibilidade e conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
... Pensando nisso, o programa Viver Melhor, da Prefeitura de Arapiraca, iniciou na terça-feira, 18, o ciclo de rodas de conversa para familiares de autistas, com o objetivo de colocar o transtorno em debate e buscar soluções para os desafios enfrentados durante o dia a dia.
... A primeira comunidade a receber a roda de conversa foi a Mangabeiras, e as outras atendidas pelo programa também serão contempladas até o dia 27 de abril. O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida e se manifesta em níveis, de forma leve até uma forma mais severa.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.