Roberto Baia

Eleições 2024

Roberto Baia 20 de abril de 2023
Eleições 2024
Ex-deputado Jairzinho Lira - Foto: Assessoria

Cidades emTainá Veiga, prefeita de Lagoa da Canoa, dificilmente fará o seu sucessor nas próximas eleições municipais. Apesar de ter o controle absoluto na Câmara de Vereadores, onde os 10 vereadores comem em seu prato, vive assombrada com a possibilidade, cada vez mais robusta, de perder o poder para o seu maior inimigo político, o ex-deputado estadual Jairzinho Lira.

Perdeu apoio


Seu vice-prefeito, o médico José Alberto já está com um pé dentro da campanha de Jairzinho. Pelo menos é o que se comenta nos bastidores da terra do multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

E, nos bastidores, existe uma corrente que sustenta um certo descontentamento entre a prefeita canoense e o seu esposo Lauro Fonseca, que sequer tem o direito de indicar um gari, o que o deixa numa situação constrangedora. E, na cidade, até uma criancinha de cinco anos sabe que Lauro foi responsável pela vitória de Tainá, que está em seu segundo mandato.

Tem chances


Pelo jeito, Jairzinho tem largas chances de ser o próximo gestor, já que Tainá não pode disputar o terceiro mandato e está sem opções para indicar um nome que tenha de fato condições de encarar uma disputa com Lira.

Insanidade” política

No desejo de atacar por atacar o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o presidente da Câmara Municipal, Thiago ML, esquece que é o comandante maior da Casa Herbene Melo. Até agora não mostrou serviço e se dedica apenas a puxar briga com o gestor arapiraquense. E isso não é nada bom para Arapiraca e tampouco para ele como político.

Operação Pipa


O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley anunciou na terça-feira, 18, durante reunião com os coordenadores municipais de Defesa Civil, Defesa Estadual, Semarh e Exército que a Operação Pipa será retomada em todas as cidades que são atendidas pelo programa. A garantia do retorno foi dada pelo Governo Federal

Estava suspenso


Suspensa desde novembro de 2022, a operação executada pelo Exército é importante porque atende mais de 150 mil em diversos municípios do Sertão e Agreste alagoano, atuando com 190 pipeiros, 132 cisternas cadastradas e quatro mananciais.

Qualificação dos pipeiros


A retomada da operação foi uma luta da AMA, encampada pela Confederação Nacional dos Municípios, diante do desabastecimento de água potável em muitas comunidades nordestinas. O presidente Hugo Wanderley reconhece que o Exército cumpre seu papel com eficiência, principalmente no que diz respeito às exigências para qualificação dos pipeiros, fiscalização das entregas e cadastros.

Segurança nas escolas


Na manhã de ontem foi apresentado no Planetária e Casa da Ciência de Arapiraca um protocolo que busca aumentar a segurança nas escolas da cidade.

O Protocolo Agressor Ativo foi criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e prepara a comunidade escolar para situações de violência, reduzindo o impacto dessas ocorrências.

Padrões internacionais


De acordo com as informações da Prefeitura de Arapiraca, o protocolo "conta com uma série de medidas e foi elaborado a partir de padrões internacionais".

Diretores de escolas da rede municipal, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) marcaram presença no evento.

Cadastro e recadastro


O maior programa de Saúde Animal de Alagoas, o Meu Amigo Pet, da Prefeitura de Arapiraca, convoca protetores e entidades de proteção de animais para o cadastro e recadastro. A triagem que acontece neste sábado, 22, das 8h às 13h, no Bosque das Arapiracas, em frente à Escola de Circo, tem o objetivo de servir como um levantamento para o grande mutirão de castração de animais abandonados que vai acontecer em maio.

... Uma ação conjunta entre as polícias Militar e Civil, deflagrada na manhã de quarta-feira, 19, resultou na prisão de uma pessoa e na apreensão de drogas em três municípios de Alagoas: Santana do Ipanema, Maravilha e Poço das Trincheiras.

... A operação foi realizada para cumprir 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital contra acusados de tráfico de drogas na região.

... Participaram da operação policiais militares do 3°, 7º, 9º e 10° batalhões de Polícia Militar, além de guarnições da Polícia Civil (PC/AL). O Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) também participou da ação.