Bartpapo com Geraldo Câmara

AVIÕES FORA DE COMBATE

Bartpapo com Geraldo Câmara 14 de abril de 2023

Ainda por esses dias vi na televisão o espetáculo de queima de um avião lá pelos lados dos garimpos ilegais em terras indígenas. Um espetáculo dantesco proporcionado pela Polícia Federal para impedir atitudes de transporte de minérios pelos garimpeiros ilícitos. E aí me lembrei de tantos outros que vi queimando, além de carros, caminhões, armas e etc. Aí, minha mulher conversando e assistindo ao espetáculo na TV comentou comigo o absurdo que estávamos vendo com a queima de um instrumento que bem poderia servir àqueles que fazem a repressão. Ao em vez de queimar aproveitar. Claro! Queimou acabou com a utilidade de um material que pode mudar de lado. Que pode servir à polícia e pode servir de maneira incrível economizando o dinheiro do estado e dando a ele uma missão inversa, não de crime, mas de combate ao crime.

Falamos de um avião, mas já vimos espetáculos dessa natureza com carros, caminhões, tratores, sem contar as inúmeras queimas de armas apreendidas. Por que não fazer um planejamento que impeça o uso dessas armas e etc por bandidos e colocar tudo à disposição da justiça, criando a legalização, a ficha histórica e tudo o mais que for necessário para mostrar a licitude do ato de apreensão sem que haja apontamento de arbitrariedade ou coisa que o valha.

Estamos falando de garimpo porque a cena televisiva se passava em um garimpo. Mas podemos estender a medida para as apreensões feitas de traficantes. Apreensões de carros luxuosos que às vezes permanecem meses em depósitos deteriorando e perdendo seu valor venal. Tudo isto é material que custou o dinheiro ilícito do tráfico e que pode ser inteiramente aproveitado pelas autoridades competentes. Pode ser até que o seja e eu não sei, mas a imagem do avião pegando fogo não demonstra isso. Naquele caso específico, com reforma, com revisão e adaptações poderia ser transformado em poderoso aliado na fiscalização aérea, necessidade, tenho certeza que a Polícia Federal tem para suas investigações. Como o garimpo é ilegal, legal é a apreensão de um instrumento que poderá auxiliar e muito nas missões da PF.

O que nos parece e posso estar enganado é que cenas como aquelas sejam também provocadas com a intenção de demonstração de ação, de cinematografar o espetáculo, de dar cor ao movimento legal, de chamar a atenção, o que não se faz necessário porque o país conhece o trabalho decente da Polícia Federal, confia na instituição que não precisa de incêndios de avião para mostrar sua eficiência. O fato é que, no frigir dos ovos, o que precisamos saber é o que será feito desses garimpos, a que ponto eles poderão ser extintos de vez e suas áreas colocadas à disposição de seus verdadeiros donos. Ou mesmo, sei lá, virarem laboratório e serem conduzidos para uma metodologia competente que possa até, com restrições e com monitoramento, serem utilizados na formação profissional dos indígenas, verdadeiros donos daquelas áreas. Apenas uma ideia, que pode ser involutiva ou uma evolução revolucionária no bom sentido da palavra. Sigo sempre aquela máxima que diz “uma ideia nova não existe e sim uma nova conjugação de velhos elementos”. Povo indígena existe, ouro existe, garimpo existe e quem sabe se uma nova conjugação desses velhos elementos não acaba por ser útil a gregos e troianos?

Haverão de dizer que devo estar ficando louco em imaginar isso. Mas, não existe loucura alguma se for executado com ciência, com tecnologia, com formação, capacitação e qualificação daquele povo e quem sabe, um grande passo para civilizá-lo no melhor sentido da palavra. Ficam aí duas ideias. A primeira nascida do informal papo com minha mulher e a segunda dos meus dedos que enquanto teclam o “noteboolk” ajudam também este escriba a pensar.


FOTONOTAS


MARLUCE FALCÃO – Uma figura admirável que nos cativa a todos, sobretudo pela simpatia que carrega à frente de missões tão importantes e difíceis enquanto promotora de justiça. Por trás da figura que precisa mostrar e tem seriedade funcional está a doce e tranquila Marluce procurando fazer o bem sem ver a quem. Já há uns quatro anos vem paralelamente às suas funções principais se dedicando a levar a mensagem de ajuda à infância e aos idosos buscando com o projeto Destinação fazer com que as pessoas destinem parte do seu Imposto de Renda para os Fundos de Crianças e para os de idosos e com isso ajudando sobremaneira essa parte importante da humanidade Meus respeitos sempre, querida Marluce.



 DANIEL SALGUEIRO
– Daniel é uma figura! Amigo de seus amigos continua a construí-los. Profissional de mancheia não deve ter tempo nessa época nem para ler esta nota. Afinal, ele é um dos maiores profissionais que conheço na área de tributação e imposto de renda é com ele mesmo fazendo o melhor para cada cliente da sua “Controle”. Profundamente conhecedor do problema dá aulas sobre o assunto e tantos outros. Todas as vezes que me dá a honra de estar no Bartpapo uso e abuso de seus conhecimentos dividindo e distribuindo com os meus telespectadores. Além do mais, Daniel é uma figura humana exemplar e ser seu amigo é carregar medalha no peito.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


A fé é como um aditivo no combustível. Nos dá a potência que precisamos para viver melhor.

ALERTAS DO DIA


* Não tenho procuração política, jornalística ou o que seja do prefeito de São Miguel, o conhecido ex-senador Biu Lira. No entanto, não me calo, quando vejo uma pessoa na sua idade tentando dar ainda o melhor de si para não parar e contribuir com a causa pública. Não sei se por problemas de ordem política ou de parentesco com o líder atual, presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, seu filho, o fato é que a campanha contra ele chega a ser imoral. Está criada até uma guerra familiar por disputas de cargos no município. Não é por aí. Deixa o homem em paz, gente!

* Alerta, povo dos bairros afundados pelo descaso técnico da Braskem. A empresa está à venda e o senador Renan Calheiros, em boa hora impedirá qualquer ação neste sentido até que todos os prejudicados naqueles cinco bairros estejam realmente devida e justamente indenizados. O senador está certíssimo porque na hora em que a venda acontecer começará tudo de novo e nada será como antes ou como agora. Já está ruim para muita gente, imagine se ainda tiverem que recomeçar discussões e demandas jurídicas com gente nova no pedaço! Claro que será um desastre.

* Maravilha, governador Paulo Dantas! Vi que uma de suas ações agora será em relação à proteção de crianças e adolescentes nas escolas e que vai amadurecer um plano no sentido de que as secretarias de educação e de segurança estejam absolutamente unidas buscando este intuito. Depois de tudo que estamos vendo acontecer em escolas do país e fora do país, com verdadeiros loucos invadindo, atirando, matando crianças e professores é muito importante saber dessa preocupação do governador do estado que, sem dúvida terá uma enorme aceitação da sociedade.

* Não entendi, mas quero entender o porque existe um movimento contra a instalação de um cemitério altamente moderno, higiênico e absolutamente tecnológico no município de Marechal Deodoro às margens da Al 101 Sul. Que mal pode haver e que influência negativa teria? O cemitério é do tipo vertical com gavetas, sem sepultamentos na terra e não vejo o porque de tanta rejeição, já que o modelo já está aceito em vários estados brasileiros, incluindo a cidade de Sâo Paulo que adotou o modelo há muitos anos atrás com absoluto sucesso e economia de espaço.

POR AÍ AFORA


# É por aí afora, mas é muito por aqui adentro, a iniciativa, a luta e a conquista de um voo da empresa aérea Azul com o trajeto direto Maceió-Uruguay-Maceió. Primeiro, porque está trazendo gente pra cá, o que já mostrou reflexos no período da Semana Santa. E, segundo porque acaba influenciando outras operadoras. A própria Azul já mantém o voo de Maceió para Lisboa e outro de Maceió para Buenos Aires. Do jeito que as coisas estão em relação a passagens aéreas, se os preços forem compatíveis, sem dúvida, a manutenção dos voos e´garantida. E bom para todas as partes.


# Cortes na ciência e na pesquisa também estão acontecendo em Portugal. Mariana Gaio Alves, presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior também pede respostas urgentes dizendo estar em causa o funcionamento das equipes de pesquisas. "Deixarmos de ter equipes de pesquisa de ciência e tecnologia é uma situação muito preocupante", afirma. Segundo a presidente do SNESup, "em Portugal, em vez de estarmos contratando no âmbito da Carreira de Pesquisa Científica, estamos a contratar à margem da carreira e com contratos a prazo". Lá como aqui, o descaso com a ciência.

# O Pentágono admitiu esta segunda-feira que o sumiço de alegados documentos secretos, que inclui relatórios sobre a situação na Ucrânia e na Rússia mas também dados sobre os aliados, representa "um risco muito sério à segurança nacional" dos EUA e tem "o potencial para espalhar desinformação". Dezenas de fotografias de documentos estão circulando nas redes sociais, tendo a situação vindo a público na sexta-feira passada devido a um artigo do The New York Times. A sumida de informação está a ser investigada pelo Departamento de Justiça, mas o Pentágono não confirma a autenticidade dos documentos.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399