Roberto Baia
Ifal em Batalha
O governador Paulo Dantas anunciou na quarta-feira, 12, que a sede definitiva do Instituto Federal (Ifal) em Batalha será entregue em dezembro deste ano. De acordo com Dantas, o novo Campus está sendo construído com recursos do Tesouro Estadual. O anúncio ocorreu durante evento em que participou como padrinho na certificação dos alunos do Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas, Campus de Batalha.
Nova jornada
O governador agradeceu pelo convite e ressaltou que a educação é uma de suas prioridades de governo.
"Quero dizer da alegria de ter recebido o convite para ser padrinho de vocês, desejo muito sucesso nessa nova jornada. A educação é o caminho mais próspero para qualificar o cidadão. Acredito na educação e por isso estou aqui. Podem contar integralmente com o governo do estado", disse o governador em seu discurso. A primeira-dama Marina Dantas e a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, também foram madrinhas das turmas.
Mais uma etapa
O juramento das turmas foi proferido pela formanda Agda Barbosa de Oliveira. Ela destacou a alegria de concluir mais uma etapa de sua vida. “Alguns dos que se formam aqui hoje continuarão do mesmo lado e alguns tomarão outros rumos. Grande parte do nosso sucesso é devido à atuação dos professores e, principalmente, dos nossos familiares que sempre estiveram do nosso lado".
Quem te viu, quem te vê
Prestes a entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior produtor rural de Tambaqui, o ex-deputado estadual Gilvan Barros arruma as malas na longínqua Tocantins (TO) para “morar” em Arapiraca, onde pretende fazer política e, quem sabe, disputar a sucessão do prefeito Luciano Barbosa. Pelo menos é o que se fala a boca miúda.
E para ser ter ideia do poder aquisitivo do hombre, Gilvan é o mentor do projeto Pantanal e ocupa nada mais nada menos do que 50 hectares de lâmina d´água, produzindo dez toneladas de tambaqui por dia e cerca de 250 mil toneladas por ano.
Perdeu para um garoto
Apesar da gorda conta bancária que possui, vale lembrar que Gilvan foi candidato a deputado federal pelo PP de Arthur Lira e não conseguiu se eleger. Daniel Barbosa, filho do prefeito Luciano Barbosa, teve mais votos e chegou a Brasília com uma certa tranquilidade, desbancando um dos homens mais ricos do Brasil.
Força do bolso
Barros ensaia o discurso, para mostrar ao povo arapiraquense que é o cara para administrar Arapiraca. E já provou que não brinca em serviço: torrou milhões e milhões para conquistar um mandato de deputado federal e amargou uma derrota angustiante, desastrosa. Mas como toda eleição tem um toque diferente, talvez Gilvan consiga usar a força do bolso para finalmente conquistar um mandato em Alagoas.
Não mora em Arapiraca
Como perguntar não ofende, por que Gilvan, que nunca conseguiu sequer ser prefeito da sua cidade natal Girau do Ponciano, investe para ser prefeito de Arapiraca, onde sequer possui uma casa para morar?
Tem jeito?
Clima quente
Depois de perder a maioria na Câmara Municipal, a oposição ao prefeito Luciano Barbosa não tem sossego. Afinal, são 10 contra 9. E o clima é pesado a cada sessão, com xingamentos, insultos e otras cositas mas de ambos os lados.
É pedir proteção ao nosso Padim Ciço e ao querido Frei Damião para, com muita reza, esfriar os ânimos na Casa Herbene Melo.
Do jeito que vai, o pau deve cantar nas próximas sessões e não há bombeiro que consiga apagar o fogo dos vereadores arapiraquenses.
Haja improbidade
E a disputa para prefeito e vereador já começou nas cidades do Agreste. E como acontece sempre nessa época, dossiês com denúncias contra gestores e presidentes de Câmaras Municipais já começam a rondar as redações de jornais e sites. E bem pertinho de Arapiraca, um escândalo envolvendo desvios de verbas e todo tipo de improbidade administrativa está prestes a explodir. Vamos aguardar.
... A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenam ontem, uma operação integrada com objetivo de combater o tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo.
... A operação denominada Traças cumpre um total de 22 mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Santana do Ipanema e em Pernambuco na cidade de Belo Jardim.
... As investigações foram realizadas pelo Gaeco em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular uma organização criminosa que praticava tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo no Sertão de Alagoas. (Com Assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.