Bartpapo com Geraldo Câmara

COMUNICAÇÃO EMPODERADA

Bartpapo com Geraldo Câmara 07 de abril de 2023

É um poder? Claro que sim. Desde nossos primeiros olhares para o mundo, exercemos o poder da comunicação. Não sabemos ainda o que estamos fazendo, não temos noção do mundo em nossa volta mas já recebemos comunicação das pessoas e estabelecemos respostas com nossos olhares ou sei lá com o que. À medida em que crescemos vamos aprendendo a nos comunicar com o mundo, quer através de gestos, sorrisos, gemidos e outras maneiras ingênuas até chegarmos à palavra, nossa grande arma para o futuro que se nos avizinha. E se a soubermos usar, alguns não podem mas buscam alternativas, então, aí sim já estamos armados para uma vida inteira onde a comunicação será sempre a palavra de ordem. Seja para pedir, obedecer ou lá que seja, como para mandar, instruir, ensinar. Ninguém cresce sem comunicação, a grande arma às vezes perigosa, mas na maioria do tempo útil e necessária.

Nos tempos de hoje vivemos a era em que a comunicação evoluiu, sobretudo tecnologicamente. Torna-se cada vez mai útil em todos os setores da vida humana, serve de defesa e de ataque, tem papéis preponderantes no desenvolvimento de ideias, de estudos científicos, de esclarecimento ou não para as peças que aderem ao uso de todas as ferramentas disponíveis no sentido de terem muito mais instrução, de estarem muito mais adaptadas ao mundo moderno.

Vivo comunicação desde muito cedo. E dela fiz minha arma, minha profissão, minha vida. Com ela evoluí, cresci, Com ela e por ela acompanhei o avanço da tecnologia, não só como jornalista, mas e muito como o publicitário que exerceu a profissão durante cerca de 40 anos e ainda o faz por extensão. Conheci o rádio como o grande herói das residências, acompanhando um futebol ou vendo as mulheres, sobretudo as mulheres acompanharem suas novelas preferidas radiofonizadas. Vi a chegada da televisão em preto e branco, assisti a inovação da televisão a cores colocada no Brasil pelo visionário Assis Chateaubriand que para a inauguração espalhou duzentos aparelhos importados pelo centro da cidade de São Paulo e fez a festa. Vivi a era do telefone impossível com dias de espera para uma chamada entre Rio e São Paulo e inaugurei anos depois na Paraíba a chegada do caríssimo aparelho celular.

Na década de 90, comprei meu primeiro computador doméstico e aposentei minha querida máquina de escrever que me foi útil durante muitos e muitos anos. Alguns anos depois deixei o fax de lado e passei a enviar minhas colunas para os jornais através do poderoso e até hoje usado, “e-mail”. Toda essa processualística faz parte de uma única ciência que é a comunicação e que, sem ela e sem dúvida alguma ninguém vive. Todos nós exercemos o poder dela das mais diversas maneiras e os profissionais a exercem, cultivam e pesquisam buscando as melhores formas no seu aproveitamento. O que precisamos, principalmente nós que a exercemos é tentarmos separar o joio do trigo entendendo o que é comunicação efetivamente científica e laboral e o que a improvisação que vem sendo utilizada pela população de um modo geral, usando as redes sociais e achando que com elas estão fazendo jornalismo ou comunicação. As autoridades precisam entender que exercício de profissão é uma coisa totalmente diferente de práticas de comunicação aleatórias e não profissionais. Um tema que deve ser discutido intensamente nos próximos anos visando sobretudo a limpeza e a correição na área da comunicação.

O velho “Chacrinha” já dizia que “quem não se comunica se trumbica” e ele estava tão certo que até hoje o ditado virou uma assertiva. No entanto, devemos buscar sempre a comunicação correta, digna, decente para que, ao fazermos uso das tecnologias que temos à disposição o façamos de maneira a fazer chegar as mensagens aos seus destinos com dignidade e sobretudo com a verdade que tanto precisamos. E aí, sim, na acepção da palavra estaremos fazendo a verdadeira comunicação - ponte para o progresso de qualquer país.

FOTONOTAS



JOALDO CAVALCANTE
– O atual secretário de comunicação do governo do estado já sentou naquela cadeira e sempre deu show de criatividade e de bom administrador de área tão importante. E, por outro lado, existe um lado humano, simpático acolhedor dos amigos que o torna uma figura simbólica para tantos quantos o conhecem. Joaldo esbanja simpatia ao lado de um competência ímpar conhecendo comunicação, principalmente a oficial, como ninguém. Bom escritor também já colocou sua verve imaginativa em livros que se devora com vontade. O bom de Joaldo é que ele perpassa experiências e continua o mesmo por onde esteja.



 JOÃO HUGO LYRA – Não conheço o Hugo muito bem como pessoa, mas como profissional tenho ouvido os maiores elogios e também por acompanhar as ações da FMAC, a Fundação Municipal de Ação Cultural e que cuida de toda essa parte para o município de Maceió. Filho de Didha Lyra, o compositor, pintor e cantor, sua vocação para a cultura já fica plenamente justificada. Durante os dois últimos anos, Hugo tem demonstrado muita competência e sobretudo muito poder de união arregimentando simpatias dos grupos culturais da cidade de Maceió. Em frente, jovem secretário!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome


Quem entra pela porta da frente deve sair por ela. A de trás pode ter cães à espreita.

ALERTAS DO DIA


* “No último domingo, dia 2 de abril, comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Durante todo o mês, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove, mundialmente, a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o intuito de sensibilizar a sociedade e propagar mais informações sobre o tema. A rede estadual também está engajada nesta ação e, este mês, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a Campanha Abril Azul, trazendo uma reflexão sobre respeito e alerta para a importância do diagnóstico”. Esta foi uma nota oficial da SECOM.

* Alerta para quem costuma passar de carro por Maragogi: O posto fiscal de Maragogi dará espaço para o 1º Centro Integrado de Atendimento ao Turista. A iniciativa visa recepcionar os turistas da Costa dos Corais, com artesanato, gastronomia e atendimento qualificado. A fiscalização seguirá em um formato mais moderno no Litoral Norte de Alagoas. Desde esta segunda-feira (3), essa unidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) passa a pertencer a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Achei a ideia muito boa e produtiva.

* Na minha opinião e posso estar indo contra uma série de outras opiniões, sobretudo dos aficionados em BBBs, essa ideia que é sucesso no mundo todo é muito perniciosa na educação das pessoas como um todo. Uma aula de maus princípios, de maus costumes, de malcriações, de estupidez, sem contar no perigo em que se constituem determinados testes por que passam os participantes do grupo. Parem pra pensar que não existe nada de positivo ali. Ninguém soma nada que possa ajudar a sociedade a qualquer coisa. Eu não titubeio ao gritar um alerta em alto e bom som, principalmente para os que assistem ao jogo com muita atenção e assimilam muito do que não presta.

* Ainda estamos em plena Semana Santa e portanto ainda tem muita gente indo aos mercados, sobretudo para a compra de peixe para hoje, sexta-feira quando a carne é retirada dos pratos. Todo o cuidado é pouco na compra do pescado precisando avaliar bem a partir dos olhos se há alguma possibilidade de estrago. Um peixe estragado é um terrível veneno e pode levar pessoas a óbito. Portanto, todo o cuidado é pouco. O mesmo, sem dúvida, vale para outros produtos do mar que precisam estar dentro das mesmas regras de higiene, de aparência, de tudo. Não vamos estragar o período por displicência. Alerta, gente!

POR AÍ AFORA


# Numa declaração à imprensa acompanhado do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, durante um Conselho de Energia União Europeia - Estados Unidos em Bruxelas, o Alto Representante da União para a Política Externa e de Segurança apontou que uma das questões abordadas na discussão bilateral realizada esta semana foi o papel da China no conflito, que voltou a deplorar, face à proximidade com Moscou, "o agressor". "Já faz mais de um ano que o Presidente russo, Vladimir Putin começou a destruir a Ucrânia e parece determinado em continuar com a sua brutal carnificina e destruição.

# O governo francês defendeu esta terça-feira a luta pelos direitos das mulheres da sua secretária de Estado Marlène Schiappa, que levantou polêmica na França ao posar e dar uma entrevista à revista erótica PlayBoy. Marlène Schiappa está travando uma luta em favor dos direitos das mulheres que ninguém pode retirar ou contestar, às vezes com digressão, mas com eficácia e acima de tudo sinceridade, disse o porta-voz do governo, Olivier Véran, em entrevista coletiva. É claro que as mulheres adquiriram direitos inalienáveis no decorrer dos últimos anos e em todo o mundo.

# Começa a fase de grupos da Copa Libertadores. E com ela, a paixão, a emoção, os nervos, as noites de espera. E antes de entrar em campo, já pulsa quem podem ser os candidatos a vencer o torneio continental máximo. Dois clubes brasileiros são os principais favoritos, mas e os argentinos? Flamengo e Palmeiras continuam sendo os clubes que dão o pulso ao continente e ao lado de Flamengo e Palmeiras, aparece o River, o argentino mais bem posicionado. Os dados vêm das médias dos algoritmos realizados entre Codere, BetWarrior e Bplay, três das casas de apostas que operam legalmente na Argentina.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399