Roberto Baia

Inauguração da Ceaf

Roberto Baia 04 de abril de 2023
Inauguração da Ceaf
Prefeito Luciano Barbosa na inauguração da Central Especializada em Assistência Farmacêutica (Ceaf) - Foto: Assessoria

O prefeito Luciano Barbosa inaugurou, na manhã de ontem, a Central Especializada em Assistência Farmacêutica (Ceaf), Pedro da Cunha Beltrão Filho. A unidade atenderá a todos os pacientes com doenças mais complicadas e regularizará a entrega de 170 medicamentos de alto custo para o tratamento de mais de 90 enfermidades.

A distribuição dos medicamentos será sob a responsabilidade da prefeitura municipal de Arapiraca e, também, atenderá mais 17 municípios.

Novo endereço


A Central está atendendo agora em novo endereço e totalmente modernizada e ampliada em Arapiraca. Está localizada na Rua Elói Correia Bernardino, no bairro Cavaco.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Jackeline Barbosa, e de outras autoridades municipais.

Parabenizou a equipe


Nas redes sociais, o prefeito parabenizou a equipe e todos os servidores envolvidos. “Agradeço a todos que fazem a saúde pública em nosso município na pessoa da secretária de saúde Jackelline Barbosa que faz um trabalho exemplar. Fico feliz em realizar esse sonho de ter um local adequado para os servidores e para receber os nossos pacientes. Com muito trabalho vamos fazendo de nossa Arapiraca um lugar melhor para viver” , disse Luciano Barbosa.

Pego de surpresa


Na última sexta-feira, 31, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar (MDB), não reagiu bem às falas do deputado estadual Fernando Pereira (PP) que afirmou que irá apoiar e lançar a ex-deputada Ângela Garrote (PP) para disputar a Prefeitura local nas eleições de 2024.

Com o tom de supresso, Júlio disse que Pereira "não pode estar falando sério” e ainda completou afirmando que Pereira deveria lançar Ângela candidata na cidade do parlamentar.

“Tenho uma amizade e um carinho muito grande ao Fernando Pereira, foi secretário de Meio-Ambiente e já fizemos atividades políticas juntos, mas não é possível que ele estivesse falando sério”, ressaltou o prefeito de Palmeira.

Está revoltado


Revoltado, o gestor municipal disse que ninguém coloca ordem ou palpite na casa dos outros.

“Ninguém chega na casa dos outros querendo colocar ordem ou dando palpite. Se o Fernando gosta tanto assim da Ângela Garrote, pegue e leve pra cidade dele e lance lá, já que querem dar um cargo pra ela. Deixa Palmeira que o povo aqui se resolve. Estamos fazendo um grande trabalho e o próximo prefeito é o povo que vai escolher, não vai vir como um enlatado pronto. Palmeira não aceita esse tipo de postura”, finalizou Júlio Cézar.

Operação Beco Diagonal”

Nas primeiras horas de ontem, o Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), cumpriu à “Operação Beco Diagonal”, nos municípios de Arapiraca, Maceió e Taquarana. Dois mandados de prisão, sendo uma preventiva e outra domiciliar, e quatro mandados de busca que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió – de Combate ao Crime Organizado.

Rombo aos cofres

O coordenador do Gaesf, promotor de Justiça Cyro Blatter, ressalta o envolvimento de várias empresas e de pessoas tidas como laranja integrando essa Orcrim que tem gerado rombo aos cofres públicos do estado de Alagoas. Durante investigação da primeira fase foi constatado que 11 empresas e 10 pessoas físicas, além de laranjas e testas de ferro estavam envolvidas.

Foco no desbaratamento


A primeira investigação da operação ocorreu em 6 de dezembro de 2022 com foco no desbaratamento de uma Organização Criminosa (ORCRIM) que supostamente teria como chefes Bruno Carvalho França e Vagner da Silva, ambos teriam movimentado, ilicitamente, mais de R$ 44 milhões. À época foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios e oito integrantes passaram a usar tornozeleiras eletrônicas.

Combate à Fome


Graças ao trabalho de articulação política do deputado federal Daniel Barbosa junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Prefeitura de Arapiraca contará com recursos de R$ 8 milhões para ampliação e melhoria dos serviços ofertados através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O montante, proveniente de emenda parlamentar do deputado Arthur Lira, já estava direcionado para a Capital do Agreste alagoano, mas só poderia ser utilizado na chamada Proteção Social Especial.

Ampliação de recursos

Como forma de ampliar o uso dos recursos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o gabinete do deputado Daniel Barbosa solicitaram ao ministério autorização para que os valores pudessem ser utilizados no custeio também da Proteção Social Básica, que é a que engloba a maior quantidade de serviços ofertados à população carente. (Com Assessoria).

... O trabalho realizado pela Prefeitura de Arapiraca nas ações de Segurança Pública da cidade foi destaque no 1° Workshop de Equipamentos e Tecnologias Menos Letais, em Curitiba, evento realizado no dia 31 de março.

...O evento promovido Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, marcou os 330 anos da capital.

... Representando a gestão municipal e o prefeito Luciano Barbosa, o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar, levou sua vasta experiência na área para discutir o uso de equipamentos e tecnologias menos letais, enfatizando a importância de medidas mais humanizadas e eficazes para a proteção da sociedade.