Bartpapo com Geraldo Câmara

A PREGUIÇA MENTAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 31 de março de 2023

Preguiça, de um modo geral, já é algo profundamente ruim para o corpo, para a vida de um modo geral, atitude destrutiva que torna a vida enfadonha, sem princípio e sem fim. As pessoas preguiçosas não veem a vida passar, não passam pela vida e buscam muito mais a ociosidade do que a preciosa experiência do viver intensamente, do buscar relações interpessoais, nas novidades, em todas as formas de relação, seja com os livros, com os meios de comunicação, com a natureza, não importa com o que, mas sempre buscando a informação precisa por todos os meios e métodos. Assim, exatamente assim a vida tem sentido. Mais ainda buscando a criatividade, a inovação de que tanto se fala, a percepção de que o mundo existe à sua volta e que nele e dele vivemos.

Os fatores acima descritos são fundamentais para que se afaste a preguiça de nossas vidas, mas imaginemos que ela se estenda muito mais e ao invés de não querermos nos movimentar, andar, conhecer coisas e lugares, buscar o novo, estejamos com a famosa preguiça mental. Aquela que não nos deixa pensar, refletir, criar. Aquela que não permite a movimentação dos neurônios e que vai tornando o cérebro cada vez mais impotente, cada vez mais preguiçoso. Esta é a pior forma das preguiças porque nos torna vegetantes, passivos diante do mundo e da vida como um todo. A maior das descobertas de um ser humano é quando ele entra em seus próprios pensamentos e consegue entender que deles nasce a luz. Aliados os pensamentos às informações que temos ao nosso dispor poderemos cada vez mais nos tornar pessoas de alta criatividade capazes de mudar outras pessoas, de mudar ambientes, de mudar o mundo.

Mas estamos falando de algo que não fica condizente com o progresso que desejamos para o mundo e sempre através das pessoas. Pessoas que jamais podem deixar de estimular as atividades dos seus neurônios que são ativados na verdade através do uso e do estímulo constantes. Mundo moderno, de algum tempo para cá vem fazendo essa realidade ser sustentada por uma tecnologia que vai das mais simples às mais complicadas. Lembro-me bem de quando escrevia meus textos na minha máquina de escrever e ainda me recordo de quando a aposentei porque chegara o computador doméstico facilitando em muito as nossas vidas. Claro que sempre busquei as melhorias e a internet tem sido responsável por grandes avanços sobretudo na área da informação. A chegada de instrumentos como o “google” têm sido valiosos na busca de esclarecimentos em diversas áreas, mas aí entra o ponto. São instrumentos de estímulo a uma preguiça mental que não pode e que não deve acontecer. Quanto mais informações você tem à sua disposição, possivelmente sejam muito importantes na formação do indivíduo, mas também o são comodidade demais no aprendizado. A criatividade nasce da necessidade. Buscam-se buracos de mercado para os inventos, por exemplo. Buscam-se fórmulas para as pesquisas científicas, mas as gerações atuais de jovens estão tão violentamente apegadas à comodidade da internet que muitas vezes não pensam ou não estimulam o cérebro para o novo.

É exatamente aí que entra a mais nova coqueluche tecnológica. O Chat GPT responde, calcula, raciocina, cruza informações as mais diversas e é capaz de formular as respostas inteiras para uma prova que um suposto aluno deixe para ele resolver. E ele resolve em questão até de segundos quebrando todos os raciocínios, deixando o aluno em grande comodidade e mostrando um resultado que não nasceu do esforço cerebral mas do mínimo esforço da consulta. E então, vejamos que essa geração de jovens ao contrário de cabeças pensantes estão tendo muito mais cabeças consultantes e que, sem dúvida alguma serão repositórios, não mais de criatividade, mas de indução à cópia e à subserviência tecnológica.

Daí a preocupação que existe com um pior aproveitamento das funções dos neurônios e o estabelecimento em parte da preguiça mental. Vamos pensar, gente!

FOTONOTAS


RUI PALMEIRA
– O ex-prefeito, agora a nível estadual está a frente da importante Secretaria de Infraestrutura do Estado e com algumas missões consideradas difíceis de se lidar como o é a questão do saneamento absolutamente necessário para o desenvolvimento sustentável do estado. Rui arregaçou as mangas e está a todo o vapor, trabalhando diuturnamente para levar a cabo essa importante missão. Político nato, filho de quem é, Rui Palmeira herdou do pai a vontade de realizar e desde que o convite lhe foi feito pelo governador Paulo Dantas está absolutamente empenhado na missão.



GEORGE SANTORO
– Virou mito no estado desde que, vindo do Rio de Janeiro assumiu a Secretaria da Fazenda de Alagoas com a missão precípua de fazer com que acontecesse o tão sonhado ajuste fiscal. E aconteceu. Um profissional de grande monta, Santoro criou em torno de si um endeusamento administrativo que acabou por levá-lo agora a ser o Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes levado pelo chefe, Ministro Renan Filho. Com certeza será de grande valia nessa missão, uma vez que tem uma visão absolutamente futurista, porém com os pés totalmente plantados no chão. Sucesso, amigo!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


A memória do ser humano é como biblioteca fechada. Quando se abre espalha cultura.

ALERTAS DO DIA

* Alerta para a decisão que vai sair e que dizem terá que ser da cabeça do prefeito. A questão está para discussão sobre a abertura de via ou vias no Corredor Vera Arruda, um dos pouquíssimos espaços que aquela parte privilegiada da população cercada de prédios por todos os lados ainda tem. O prefeito deve saber o que faz, deve ter estudos que falem sobre o congestionamento do trânsito e das vantagens ou não de se mexer no corredor. A lógica dispendida é de que o trânsito nas redondezas vai melhorar muito. Ok. E as crianças vão deixar de usufruir daquilo que lhes foi dado? Vão tirar de suas bocas o pirulito de que tanto gostam? Pense prefeito! Pense!

* Na alta cúpula de Brasília, as arengas continuam, mas dizem que no final tudo dá exatamente certo como todos querem ou acham que querem. Os presidentes do Senado e da Câmara brigam por conta dos métodos para aprovações de Medidas Provisórias e nesta briga confrontam-se partidos e lideranças diferentes cada qual com seus desejos e com seus partidos. No meio deles sempre mais alguém para também dizer o que quer e como quer, mas por trás, pelos bastidores. Sem contar a posição do executivo que fica inteiramente delicada vendo as pedras se moverem e tendo que usar o famoso jogo de cintura.,

* Alerta bom para o povo brasileiro apesar de tantas correntes contrárias é a questão da volta do programa “Mais Médicos” em boa hora anunciado pelo governo federal. Ora, gente, estamos vivendo épocas de grandes dificuldades com a saúde da população e a carência de profissionais, principalmente de médicos é enorme. Portanto, não vejo porque alguns rejeitarem e no fundo apenas por motivos de ordem política. Quando anunciado, o programa alertou que a prioridade sempre será para médicos brasileiros, portanto sem perigo para reserva de mercado. Em frente!

* Gente, vamos começar uma campanha sem campanha, silenciosa, cada um de per si cumprindo sua parte e ao mesmo tempo induzindo outros a cumprirem também. Estou falando da necessidade de não se jogar lixo nas ruas, o que, sem dúvida vai contribuir para a diminuição de alagamentos em virtude de entupimentos dos ralos de saída das águas. Não se pode reclamar do poder público sem que se faça a parte que nos é devida. E, fiquem certos de que, se cada um cumprir uma decisão dessas, em algum tempo os resultados começarão a surgir e tudo será bem melhor. Claro que os responsáveis oficiais têm que fazer o seu trabalho. Mas juntos chegamos lá.

POR AÍ AFORA


# Em Portugal segue uma grande discussão sobre a nova Agência de Migração que está para ser definitivamente criada e que, com sua chegada cria novas regras para as imigrações no país. A grita é grande por um determinado setor porque a previsão de concessão de residência será bem mais elástica do que a atual e, com isso a imigração vai aumentar mais ainda do que está no momento. Preocupação com o lado humano à parte em relação ao recebimento de refugiados, o que beneficia o lado humanitário do país, mas a concorrência em tempo de crise com os portugueses natos será e já é um fato.

# A inovação portuguesa deverá multiplicar-se pela Europa nos próximos anos, assim fazem antever os números do Instituto Europeu de Patentes, que encerrou a atividade de 2022 com 312 pedidos de patentes com origem em Portugal, um recorde absoluto e um crescimento de 7,6% face ao período homólogo (290) e de 40% em relação a 2018 (221). Trata-se do segundo ano consecutivo em que cada vez mais empresas e inventores nacionais procuraram o direito exclusivo das suas invenções junto do organismo, em contrapartida com a média da União Europeia que se fixou nos -0,5%.

# A Alemanha entregou tanques pesados de batalha Leopard para a Ucrânia , disse o chanceler Olaf Scholz na segunda-feira.“Sim, entregamos os tanques Leopard conforme anunciado”,ratificou Scholz em entrevista coletiva em Roterdã, confirmando a informação publicada pelo semanário Der Spiegel, segundo o qual 18 tanques Leopard 2 foram entregues. "Nossos tanques chegaram como prometido e pontualmente nas mãos de nossos amigos ucranianos".

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399