Sérgio Toledo

OBESIDADE.

Sérgio Toledo 28 de março de 2023



Quando nós da área de saúde falamos em obesidade, excesso de peso, sobre peso, não estamos nunca, jamais em tempo algum, falando em estética. Falamos em qualidade de vida! Que fique bem claro!

Muitas pessoas se gostam de tal ou qual forma. Respeitamos. Acontece que o ser humano foi feito, dimensionado, para uma altura, uma idade e um peso corporal de tanto a tanto. Caso seja vezes tanto os músculos, articulações e ossos irão mais cedo ou mais tarde reclamar e cobrar o esforço extra realizado.

A obesidade no Brasil chega a 6,7 milhões de pessoas e cresceu 29,4% nos últimos quatro anos, segundo o Ministério da Saúde. Ela provoca, entre outros, hipertensão, diabetes, alta do colesterol, coronariopatias, apneia do sono e pode provocar diversas formas de câncer. Cita uma articulista do site UOL. No caso da ortopedia, as articulações mais afetadas pelo sobre peso são os joelhos, coluna vertebral, quadris e tornozelos com os pés.

Vão aparecer mais cedo do que o esperado as artroses, artrites, etc. A mais conhecida e falada é a gonoartrose. Joelhos que chegam ao ponto de depois de vários tratamentos clínicos e cirúrgicos, ao ponto máximo que é a troca da junta original óssea por uma de “platina” hoje de metais nobres com baixo nível de rejeição e boa tolerabilidade. Depois vem a coxoartrose, dos quadris também sendo utilizadas próteses. As quais são as mais antigas, mais bem colocadas e de vida longa.

Ambas, próteses de joelhos e quadris, são cirurgias grandes, que exigem técnica apurada e curva de aprendizado elevada para o cirurgião ortopedista. Não é qualquer um que pode e deve realiza-las. Por que tem que ser uma vez só e definitiva. A reparação é muito complicada e os resultados são de baixo nível.

Então voltamos a bater na mesma tecla. Para uma vida saudável desde a tenra idade, pais e filhos devem seguir uma alimentação regrada. Não adianta dizer ao filho ou filha para comer folhas etc. e os pais comerem sanduiches variados. Atividade física, sempre. Qual? A que gostar para fazer com satisfação. Não adianta fazer atividade física forçada. Natação se gosta de futevôlei. Então pais e família todos devem fazer atividade física. Se possível juntos. Não adianta obrigar a filha a fazer se a mãe fica no sofá com o controle remoto o dia todo.