O Direito no Cotidiano
O que é a Síndrome de Burnout?
Nova Postagem
O que é a Síndrome de Burnout?
É também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional. Atinge, principalmente, os profissionais da educação, da saúde e da segurança pública. A síndrome gera uma alteração de cunho psicológico, com relação direta ao esgotamento físico e mental.
As principais causas são: estresse crônico, tensão emocional, problemas constantes e situações de instabilidade no trabalho (como, por exemplo, o medo de perder o emprego), excesso de obrigações diárias e muitos conflitos no ambiente familiar.
Quais os principais sintomas?
Dores de cabeças, fadiga, dores musculares, aumento da pressão arterial, diminuição da produtividade, alteração no apetite e mudança na qualidade do sono.
Diante desse preocupante cenário, a OMS classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional no dia 1º de janeiro de 2022 — uma doença ocupacional é uma doença que surge por causa do trabalho.
Então meio ambientes de trabalho tóxicos é um "terreno fértil" para o adoecimento por Burnout. Previna-se e denuncie qualquer forma de opressão e de pressão excessiva.
A sentir qualquer dos sintomas, constantemente, procure ajuda médica.
O Direito no Cotidiano
Sobre
O blog tem o objetivo de tirar dúvidas mais frequentes dos leitores com relação ao Direito. Problemas que impactam diretamente no cotidiano em suas várias relações, principalmente, no Direito do Consumidor, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.
A
Eduardo Vasconcelos é professor e advogado, formado em Letras e em Direito, pós-graduado no Ensino da Língua Portuguesa e da Literatura e pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho, com mais de 20 anos de docência.