O Direito no Cotidiano

O que é a Síndrome de Burnout?

Nova Postagem

O Direito no Cotidiano 27 de março de 2023
O que é a Síndrome de Burnout?
Policial Militar - Foto: juris pm

O que é a Síndrome de Burnout?


É também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional. Atinge, principalmente, os profissionais da educação, da saúde e da segurança pública. A síndrome gera uma alteração de cunho psicológico, com relação direta ao esgotamento físico e mental.


As principais causas são: estresse crônico, tensão emocional, problemas constantes e situações de instabilidade no trabalho (como, por exemplo, o medo de perder o emprego), excesso de obrigações diárias e muitos conflitos no ambiente familiar.


Quais os principais sintomas?


Dores de cabeças, fadiga, dores musculares, aumento da pressão arterial, diminuição da produtividade, alteração no apetite e mudança na qualidade do sono.


Diante desse preocupante cenário, a OMS classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional no dia 1º de janeiro de 2022 — uma doença ocupacional é uma doença que surge por causa do trabalho.

Então meio ambientes de trabalho tóxicos é um "terreno fértil" para o adoecimento por Burnout. Previna-se e denuncie qualquer forma de opressão e de pressão excessiva.

A sentir qualquer dos sintomas, constantemente, procure ajuda médica.