Bartpapo com Geraldo Câmara
A GRANDE MULHER
Estão mentindo, dizendo que o dia 8 é dela, que o mês é dela. Mentira deslavada de quem não quer dar a ela o que realmente merece. Todos os dias, todos os meses são dela, essa figura admirável criada por Deus e que consegue ter a sabedoria em cada gesto, em cada olhar. Claro que estou sendo utópico porque nem todas são assim, já que são humanas como nós homens, mas delicadas e graciosas ao mesmo tempo que, em várias delas possamos encontrar a garra, a fibra, a vontade de vencer e de enfrentar o mundo em absoluta igualdade de condições com os homens.
Claro que estamos falando da mulher, essa pessoa a quem sempre deveremos tratar com amor e dedicação porque, em meio a turbulências da vida sua essência não muda. Mas, nesse momento de mundo, de vida, de experiências, o que me leva a falar da mulher é exatamente o homem. Mas não estou falando de um homem qualquer. Não estou falando do homem parceiro, do que sabe dar e receber, do que sabe ser verdadeiro em todas as ocasiões. Estou me referindo ao homem que não sabe vestir as calças como deveria e que trata a mulher como objeto, como se fosse sua escrava. Estou falando do homem que não teve educação, que não foi trabalhado para amar, para viver junto a uma mulher com o melhor dos espíritos. Estou falando do cretino que bate, que maltrata e que mata. Aquele que de tanto praticar este tipo de ato acabou por ver criado na língua portuguesa o nome “feminicídio”.
Jamais poderia imaginar com tantos anos vividos que veria esse novo vocábulo espalhado por todos os cantos, provocando notícias desastrosas, dramas de família, prisões e sobretudo pânico entre mulheres de todos os tipos, de todos os credos; mulheres que acreditaram naqueles homens, que a eles deram parte de suas vidas e acabaram por dá-las por inteiro de maneira cruel e injusta.
A sociedade precisa se reorganizar para exigir que as polícias, o judiciário, as promotorias públicas passem a exercer um papel mais objetivo e mais contundente contra esse bárbaro crime que vem tomando conta das cidades, do país. É preciso mostrar força sob todos os aspectos. Se não se pode adivinhar o que pode acontecer com essa ou aquela mulher, pode-se mudar as regras do jogo da condenação. Pode-se, através de PEC, até assim, mudar as regras da condenação e chegar à prisão perpétua de verdade ou até a mais, com trabalhos forçados e por aí vai. O que não se pode é tratar do problema vendo estatísticas sem que se possa fazer muita coisa diante delas.
A Lei Maria da Penha foi importante? Claro que sim. Mas os feminicídios continuam a aumentar. Parece que o tipo de homem que o pratica não tem medo de nada. Por outro lado, a prevenção, a denúncia, a própria sociedade a ajudar no fato contribui pouco, uma vez que o assassino, frio e sobretudo passional, quando quer passa por cima de tudo e coloca mais uma mulher nas estatísticas nacionais.
Estamos em pleno mês dedicado à mulher. Momento de se pensar mais e mais em tudo o que dissemos acima. Momento de unirmos forças de todos os tipos para levarmos à frente uma guerra que talvez nem tenha fim, mas que precisa ser parada ou ser colocada em trégua por um momento que seja. Um momento de reflexão profunda buscando solução para uma situação que não queremos em nosso país e em nenhum outro. Uma situação de humanidade. Alguns dirão que assassinatos ocorrem todos os dias e nem sempre com mulheres vítimas. Certo. No entanto, no caso específico o aumento é que deve ser estudado e freado na medida do possível.
Março, mês da mulher. Apenas para que comemoremos sua existência, sua importância genética e de amor. Portanto, reflitamos e tentemos juntos buscar algum tipo de solução para preservarmos as nossas “evas” do hoje e do amanhã.
FOTONOTAS
RICARDO SCHNEIDER – Ricardo é uma dessas figuras que cativam imediatamente os seus interlocutores. Competentíssimo na sua missão de procurador do Ministério Público de Contas não faz de seu importante trabalho trampolim para qualquer coisa. Sabe realizá-lo com maestria e conquista as pessoas nesse ambiente com facilidade. Assisti a uma palestra dele no VIII Congresso Internacional de Controle e Direito Público que foi realizado na cidade de Salvador e prestei bastante atenção nas pessoas que o assistiam sorvendo cada palavra e absorvendo cada ideia que ali era transmitida. Guardem esse nome porque vai muito longe.
RUY PALMEIRA – Está aí o ex-prefeito de Maceió de volta ao cenário politico administrativo ocupando a dificílima posição de secretário de infraestrutura de Alagoas a convite do governador Paulo Dantas. Não é fácil administrar a questão em um estado que precisa cada vez mais mergulhar solo a dentro trazendo os benefícios das obras de saneamento, por exemplo, que tantos governantes em remotos anos não queriam fazer por se tratarem de obras escondidas. Ruy não está se fazendo de rogado e, com vistas, talvez, a futuro nas leis do voto terá que realizar e provar muito bem as benesses do seu trabalho. Em frente, Ruy!
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
É sempre bom confiar em pressentimentos. São avisos que só nosso interior conhece.
ALERTAS DO DIA
* Alerta, para os desavisados em relação à Covid 19 que, apesar de controlada ainda está se espalhando por aí. Então, chega a vacina bivalente que quer dizer, atacando o vírus principal e suas variantes. Isto é muito importante porque aumenta a validade, dá mais segurança a nós todos e tranquilidade para as famílias. Dito isto, vejam a tabela de vacinação que já está em idosos acima do 60 anos podendo ser vacinados em vários lugares que a mídia tem divulgado. Alerta, portanto, meus companheiros e minhas companheiras de idade porque vale a pena sempre prevenir-se e cuidar da saúde.
* Alerta para viajantes que se hospedam em hotéis resort e não são avisados das regras impostas por eles aos hóspedes. Estávamos em Salvador, minha mulher e eu, hospedados e convidamos minha cunhada e filha para almoçarem conosco. Minha surpresa: Fui impedido porque visitas não teriam acesso a além do saguão do hotel. Não poderiam ir ao apartamento e não poderiam almoçar, ainda que eu estivesse pagando, claro! Pedi para falar com o gerente, mostrei minha indignação e ele disse que era regra e pronto! Só poderiam se pagassem 200 reais por pessoa como “day use”. Uma regra que não foi mostrada e absurda. Até porque era só um almoço com duas pessoas. Aí resolvi dizer a ele que era jornalista e além do mais presidente da Abrajet, no que imediatamente o fez mudar de posição e dizer que poderia fazer uma exceção. Lógico que não aceitei e informei que iria noticiar e mandar as notícias para ele. Em tempo: O nome do hotel: CATUSSABA RESORT.
* Ainda a propósito do excelente congresso que foi realizado em Salvador há que se fazer uma menção a espetacular cobertura que foi feita pela TV Cidadã durante o evento. Levamos para lá o jornalista Valtenor Leôncio, a jornalista Bárbara Braga e o também jornalista nas funções de cinegrafista e editor, Fábio Novaes. Na condição de diretor de comunicação e de diretor da TV Cidadã do TCE-AL, também estávamos lá e pudemos constatar a eficiência de nossa equipe que já circula bem à vontade em exemplos dessa natureza, no caso em questão, a convite do Instituto Ruy Barbosa, organizador do congresso.
POR AÍ AFORA
# Trinta países uniram-se ao grupo que apoia a criação de um Tribunal Especial para julgar os alegados crimes de guerra cometidos pela Rússia durante a invasão da Ucrânia, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba. "Tenho o prazer de informar que já há trinta países. A Grécia uniu-se ao grupo. O objetivo é simples: quando um país se une, aceita o estabelecimento de um tribunal especial para responsabilizar a Rússia pelos crimes cometidos na sequência da agressão à Ucrânia, disse Kuleba, referindo-se à invasão que começou no ano passado.
# Mais de um milhão de portugueses continua sem médico de família. A cidade de Lisboa não escapa a esta triste regra, contra todas as promessas repetidamente feitas pelo Governo. As debilidades e insuficiências do Serviço Nacional de Saúde são diariamente postas a nu em diversas unidades, evidenciando falta de meios humanos e carência de organização. Todos os dias somos confrontados com notícias de encerramentos totais ou parciais num país em que, infelizmente, a demografia revela acentuado envelhecimento de uma população carenciada de cuidados de saúde.
# Nos Estados Unidos, Suíça e Reino Unido, vários ensaios clínicos sobre substâncias proibidas – LSD, cogumelos alucinógenos, ayahuasca – documentaram seus efeitos positivos contra sintomas depressivos, dependência de álcool ou transtornos de estresse. Sua ação é diferente da dos antidepressivos convencionais: os benefícios dos psicodélicos, quando ocorrem, aparecem no dia seguinte à primeira dose e perduram ao longo do tempo. Esses produtos também têm em comum a alteração do estado de consciência. Em um ambiente terapêutico, eles também devem ser administrados na presença de um cuidador.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas