Sérgio Toledo
Por que existem tantos golpes?
Revés, ardil, armadilha, arapuca, artimanha, astúcia, batota, etc.
Golpes comuns: esquema de investimentos, páginas falsas, aplicativos falsos, sites ou sítios que vendem moedas digitais, sorteios em redes sociais, envolvendo falsidade ideológica, etc.
Duas coisas infinitas: o universo e a tolice dos homens. Albert Einstein.
Princípios dos golpes: princípio do tempo (agir rápido), obediência a autoridade, mentalidade de manada, não percebe que está caindo em golpe, desejo, desonestidade, caridade (simpatia com o sofrimento dos outros), etc.
É explorando a ganância que os golpistas têm tido sucesso em ludibriar suas vítimas e deixar um rastro de prejuízo financeiro e psicológico. É o querer levar vantagem. Um automóvel que custa cem mil reais, vendido por cinquenta e o ser humano acredita que está fazendo um grande negócio!
Uma explicação é o jogo de xadrez para mostrar, explicar os motivos pelos quais as pessoas caem em golpes: o engano advém da falta de raciocínio, da falta de lógica e da ganância!
Um dos truques psicológicos mais usados é o medo da perda de uma oportunidade que outras pessoas estão aproveitando. Ganhar muito dinheiro sem esforço e facilmente. Ganancia.
As pessoas que caem em golpe, não denunciam. Sentem vergonha. Muito tempo atrás um casal de médicos saiu correndo do consultório até uma agencia de banco para fazer um depósito pois tinham ganho uma casa em sorteio! Voltando ao ambiente de trabalho, se perguntaram? Sorteio? Não estavam escritos em nenhum! Ganancia.
São enganados pois preferem seguir a via mais fácil, mais cômoda. Ganancia. Desonestidade.
Quem não sabe tocar violão, nem pistom, toca surdo. Sempre agrada, pois tem bobo para tudo!
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.