Edmilson Teixeira
Arapiraca
Na terça-feira desta semana a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços entregou equipamentos de cozinha que serão utilizados para a fabricação de produtos in natura da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal). A entrega faz parte das ações de fortalecimento e desenvolvimento da atividade de dezenas de cooperativas e pequenos produtores alagoanos, que resultam no aquecimento da economia local.
Oportunidade
Uma oportunidade para alunos matriculados na rede pública estadual dos 102 municípios. É que a partir de amanhã, a Secretaria de Estado da Educação vai abrir inscrições para 17 cursos profissionalizantes que serão ministrados à distância. São 1.200 vagas. As inscrições nesta sexta, por meio do endereço eletrônico http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/, estendendo-se até o dia 12 de março. Neste mesmo endereço, o estudante também pode acessar o edital que reúne todas as informações necessárias.
Antena 5G
A Siga Antenado convida a imprensa para o anúncio da operação de agendamento e instalação do kit gratuito para famílias de menor renda inscritas em programas sociais do governo federal e que utilizam a parabólica tradicional para ver TV em Arapiraca. Essa etapa é parte fundamental do processo de implementação da tecnologia 5G em diversas cidades de AL. A coletiva acontece nesta quinta-feira, de forma online às 10h, no link da entidade.
Palmeira
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e a Facompi, iniciou nesta terça-feira (28) as ações do Programa de Apoio à Agricultura Familiar (PAFAM), que garantem aos pequenos agricultores políticas públicas e investimentos diretos nas comunidades rurais.
Palmeira II
Neste primeiro lote, 87 unidades foram entregues às comunidades. “Essa máquina é uma benção de Deus e vai nos ajudar a fazer a ração para o nosso animal se alimentar. Para nós, que não podemos comprar a forrageira, foi um grande presente. Agradeço muito ao prefeito Júlio Cezar, porque prefeito como ele nunca teve na história”, comemorou o agricultor Vabreu da Silva Gomes.
Outros
O lançamento do Programa foi na comunidade de Algodãozinho e os agricultores receberam máquinas forrageiras. Os povoados Gavião de Cima e Bem-te-vi também foram contemplados com o benefício. Os investimentos nas comunidades rurais incluem, ainda, os programas Estrada Boa e Terra Arada, a Operação Pipa Mais Água Agricultor, implantação de cisternas e dessalinizadores, ambulância 24 horas, entre outros serviços. Todos com recursos próprios do Tesouro Municipal.
Parlamento repúdio
Ontem na Assembleia Legislativa a deputada Gabi Gonçalves (PP), declarou repúdio ao caso de vítima de violência psicológica que teve seu depoimento deslegitimado pelo agente de segurança após negar registro de Boletim de Ocorrência (BO) na Central de Polícia de Arapiraca, na última semana
Parlamento II
“Não é preciso lembrar que a função primordial de todos os agentes de segurança pública, é a proteção de cada cidadão, dos vulneráveis, em especial, das nossas mulheres. É lamentável que um agente preparado tenha deslegitimado e debochado da dor daquela mulher. Se a vítima fosse uma filha, sua mãe, ou alguma pessoa de sua afinidade, será que ele praticaria a mesma conduta? Por isso, registro aqui o meu repúdio”, declarou Gabi Gonçalves.
Avanço
Na última segunda-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou sinal 5G, que promete mais velocidade e conexões mais estáveis, para 11 municípios alagoanos. Ao todo, as operadoras de celulares no momento, vão poder explorar o sinal 5G em mais 347 cidades brasileiras, onde vivem, ao todo, 19,5 milhões de pessoas. A previsão é de que o 5G seja ativado por completo no Brasil até 2029.
Relação
Confira a lista dos 11 municípios que serão contemplados pela expansão da nova tecnologia de rede móvel para telefones: Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, Murici, Messias, Barra de Santo Antônio, Satuba, Paripueira, Barra de São Miguel, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.
Coisa arretada
A criação de camarões em viveiros, a carcinicultura, vem se expandindo para o interior do Estado, a exemplo do Agreste, Sertão e Zona da Mata. Somente em 2021, foram produzidos 1.477.400 quilos de camarão em Alagoas, destes, 1.083.000 quilos foram no Agreste: 400 mil kg foram em Coité do Nóia, 250 mil kg em Arapiraca, 230 mil kg em Limoeiro de Anadia, 200 mil kg em Igaci e 3 mil kg em Taquarana. Em Maragogi foram produzidos 300 mil kg de camarão, 40 mil kg em Igreja Nova, 21 mil em Piaçabuçu, 16 mil em Boca da Mata, 5,9 mil em Penedo, 5 mil em Rio Largo, 5 mil em Roteiro e 1,5 mil em Marechal Deodoro.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011