Edmilson Teixeira
Guerra é guerra
A guerra entre Rússia e Ucrânia completou um ano nesta sexta-feira, 24. O site Globo Esporte preparou um resumo dos desdobramentos no futebol local após 365 de ataques russos ao território ucraniano. Na Rússia, que seguiu com seu campeonato normalmente, as punições foram severas. Os clubes russos foram excluídos de competições da Uefa na atual temporada. Além disso, a seleção nacional foi banida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 e da Liga das Nações no futebol masculino, além de ficar de fora da Eurocopa de 2022 e do Mundial de 2023 no feminino.
Guerra é guerra II
Na Ucrânia, o efeito foi imediato com o início do conflito. O futebol local foi suspenso e não houve um campeão nacional nem clubes rebaixados na temporada 2021/22. O futebol voltou em agosto do ano passado, com o início da atual temporada, com diversas medidas de segurança, como a ausência de público e presença de militares nos estádios.
Libertadores
Em jogo sonolento, Deportivo Maldonado e Fortaleza ficaram no empate sem gols nesta quinta-feira (23), no Uruguai, na segunda fase da Libertadores. Muitos torcedores estiveram presentes no estádio fora do País. Mas a postura do Leão não foi boa na primeira etapa. No segundo tempo, o time voltou a dominar: Pochettino e Lucero tiveram boas chances, mas não acertaram o alvo.
Libertadores II
A "decisão" agora fica para a Arena Castelão, no dia 2 de março, às 21 horas. Uma simples vitória dá a vaga ao Leão para a terceira fase. Antes disso, o Fortaleza encara o Náutico pela Copa do Nordeste, no domingo (26), no Presidente Vargas. Pikachu e Brítez voltam a ser opções.
Nas vitrines
Luciano Juba participou de forma decisiva em 12 dos 30 gols marcados pelo Sport neste início de temporada e virou artilheiro do time - após a goleada histórica sobre o Bahia por 6 x 0, na última quarta-feira. Os números credenciam o atacante, mas também preocupam: Juba só tem contrato até agosto e chama a atenção de outros clubes no mercado.
Nas vitrines II
Aos 23 anos, entrou na mira do Botafogo e tem pelo menos outros dois clubes da Série A interessados no atleta - e que estudam a possibilidade de oferecer uma proposta de pré-contrato ao longo das próximas semanas. Isso porque Juba - caso siga sem renovar com o Sport - terá permissão para assinar pré-contrato com outro time a partir de março. Propostas, contudo, não foram oficializadas até o momento.
Racismo em AL
O CSE foi julgado e condenado pelo TJD-AL na última quinta à noite em razão de um caso de racismo registrado no jogo contra o Cruzeiro-AL, pelo estadual. No dia 29 de janeiro, o repórter André Henrique, da Rádio Palmeira FM, relatou ter sido vítima de injúria racial enquanto trabalhava no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios. O caso consta, inclusive, na súmula da partida.
Punição
Como o agressor não foi identificado, o clube mandante, no caso o CSE, foi punido com multa de um salário mínimo (R$ 1,300,00). Além disso, a diretoria tricolor vai ter que fazer ações de combate ao racismo em seus jogos no Campeonato Alagoano e Copa Alagoas, para conscientizar torcedores e jogadores.
Novidade
O CSA anunciou nesta semana a contratação de seu novo técnico, Vinicius Bergantin. Ele já está em Maceió e já tem pela frente um duelo pelo Alagoano neste domingo fora de casa contra o Coruripe, valendo a classificação para a próxima fase da competição.
Duelo na terra do fumo
O ASA faz o clássico da última rodada da fase de classificação do Campeonato Alagoano contra o Cruzeiro-AL, domingo, às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. A equipe alvinegra joga pelo empate no duelo valendo uma vaga na semifinal da competição. Para o jogo decisivo, o técnico Evaristo Piza não vai contar com o volante Zé Wilson e o lateral-esquerdo Wendel, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Gols sagrados
Na próxima segunda-feira, a Fifa entregará o Prêmio Puskás de gol mais bonito de 2022. Nesta edição, estão concorrendo o brasileiro Richarlison, que fez um golaço pela Seleção na Copa do Mundo contra a Sérvia na Copa do Mundo, contra a Sérvia, o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada, e o francês Dimitri Payet.
Gols sagrados II
O torcedor do CRB, no entanto, sentiu falta nessa lista de uma pintura do artilheiro Anselmo Ramon. Na sexta rodada da Série B do ano passado, ele fez um gol absurdo na vitória por 2 a 1 sobre o Sampaio Corrêa e a jogada não ficou devendo em nada aos finalistas do Puskás. Questão de escolha, mas o lance não entrou nem entre os 11 primeiros da lista montada pela Fifa.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011