Roberto Baia
Reconhecimento facial
Com objetivo de oferecer maior segurança e tranquilidade aos alagoanos em dias de jogos, tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) uma indicação do deputado Inácio Loiola
(MDB), que solicita ao governador Paulo Dantas a instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial nos dois principais estádios alagoanos: o Estádio Rei Pelé, em Maceió, e o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, em Arapiraca.
Resultados satisfatórios
De acordo com o autor da matéria, Inácio Loiola, a instalação de câmeras modernas com reconhecimento facial e drones já vêm sendo usadas nos jogos recentes em diversas Unidades de Federação do País, com a obtenção de resultados satisfatórios na questão da segurança para os usuários, e, também, do patrimônio público.
“As soluções tecnológicas vão ao encontro dos padrões da Fifa e do Estatuto do Torcedor que têm por objetivo principal: proporcionar mais segurança e comodidade a todos os apaixonados pelo futebol”, disse o parlamentar.
Parceria importante
Aprovado, o reconhecimento facial será instalado nos estádios em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e os clubes de futebol, que passarão a dispor de informações relevantes sobre o público. O material também será disponibilizado à Polícia Militar (PM).
Possível execução
O delegado Rômulo Andrade acredita que o assassinato de Luiz de Assunção Dantas Neto, primo do prefeito de Porto Real do Colégio, foi uma execução. De acordo com o delegado Rômulo, que investiga o caso, três pessoas podem estar envolvidas na morte do servidor público. O fato ocorreu na tarde de terça-feira, 21.
Investigação
Luiz Neto foi assassinado com um disparo de arma de fogo enquanto tomava conta de uma entrada do show, que iria ocorrer durante o último dia de Carnaval na cidade. A motivação permanece desconhecida, mas também está sendo investigada.
Imagens de câmaras
Ainda de acordo com o delegado, câmeras de segurança instaladas na região onde o crime foi registrado devem ajudar a polícia na investigação do crime de Luizinho, como era mais conhecido. Peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local do homicídio para realizar os primeiros levantamentos.
Vacina contra Covid-19
Chegou a hora da criançada tomar mais uma dose do imunizante contra a Covid-19. E para atender esse público-alvo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá disponibilizar as doses das vacinas no 2º, 3º e 4º Centros de Saúde do município.
Dessa forma, estão aptos a receber os imunizantes: Crianças de 3 e 4 anos – Pfizer; e Crianças de 5 a 11 anos – Pfizer.
Esquema Vacinal
O esquema recomendado para as crianças que receberam a vacina Coronavac na dosagem primária é a seguinte: Vacina – Coronavac Esquema primário (intervalo mínimo): Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) intervalo de 4 semanas entre D1 e D2). Reforço (intervalo mínimo): Reforço (REF) – intervalo de 4 meses após a D2. Reforço (REF): Vacina Pfizer. Na indisponibilidade da Pfizer, utilizar a Coronavac.
Documentos necessários
No dia da vacinação, é necessário que um familiar ou responsável acompanhe a criança. Deverão ser apresentados documento pessoal com foto, CPF do pequeno, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação.
. Durante o período do Carnaval, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) registrou atendimento de 825 pessoas, sendo 235 delas em decorrência de acidentes de trânsito, o que representa 28,4% do total de atendimentos.
... Dessas 235 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, 164 se feriram em ocorrências com motocicletas. Ainda segundo a Sesau, também foram atendidas 82 pessoas com corpos estranhos no ouvido, olho, nariz ou garganta.
... O HEA também prestou assistência a 24 pessoas que sofreram agressões, seja corporal, por arma branca ou de fogo; 22 pessoas picadas por escorpião, 16 mordidas por cachorro e 61 que sofreram queda de altura. Além disso, durante o plantão de Carnaval foram realizados 26 procedimentos cirúrgicos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.