Sérgio Toledo

Todos os anos.

Sérgio Toledo 22 de fevereiro de 2023


A repetição é esperada. Os políticos, sejam da direita, centro ou esquerda nada fazem. Quando acontecem as tragédias, aparecem e falam não dizendo nada.

Segundo Carlos Nobre, climatologista, cientista brasileiro referência mundial em mudanças climáticas, 90% dos eventos extremos são previsíveis. Como os acontecimentos ocorridos no Estado de São Paulo. 10%, como os acontecimentos do Estado do Rio de Janeiro em Petrópolis no ano passado, não são.

E ele insiste dizendo que continuamos a aquecer o planeta. Os eventos extremos vão aumentar. O aquecimento global teve a temperatura global aumentada em 1,2 graus centígrados desde o século 19 e 80% se deu desde a década de 1960.

As principais causas do aquecimento global são: 1) gases lançados pela indústria, como o hexafluoreto de enxofre, muito pior que o CO2. 2) uso de combustíveis fósseis. 60% vem do carvão, petróleo e gás natural. 3) desmatamento. 4) agricultura, pelo gás metano CH4, responsável por grande parte do efeito estufa devido a fermentação e decomposição dos dejetos do gado, da plantação de arroz, etc. 5) fertilizantes, produtores do oxido nitroso N20. 6) o lixo pela liberação de metano.

O ser humano, digo eu, está sempre querendo destruir a si próprio e ao vizinho aparecendo sempre por trás de tudo citado acima.

E para exemplificar, a mídia mostra e comprova a maldade desta figura bela criada a semelhança de seu criador, o ser humano vendendo um galão de água por R$40,00 quando normalmente custa R$08,00.

E para encerrar, colocando mais uma vez a ação dos políticos que estão lá para administrar, como obras para prevenir tragédias do clima e saneamento básico, ficam enterradas. Não dão votos.