Roberto Baia
Início do ano letivo
Na noite de segunda-feira, 13, a Secretária de Educação de Feira Grande, Patrícia Medeiros, concedeu uma entrevista ao programa "Na Mira da Notícia", da Rádio da Gazeta de Arapiraca, para falar sobre o ano letivo que está prestes a iniciar.
A Secretaria de Educação já está realizando as renovações e matriculas dos estudantes da rede municipal e para garantir um bom número de matrículas, a Prefeitura da cidade investiu no marketing, com o sorteio de 05 Iphone para os estudantes matriculados.
Busca Ativa
Em entrevista, a secretária falou sobre o "Projeto Busca Ativa" que está acontecendo na cidade. “Em Feira Grande este ano, com fé em Deus no dia 27 de fevereiro, estamos retornado as aulas. E a gente está fazendo a busca ativa. Porque de fato ouve uma deficiência muito grande na procura dos pais, para que as crianças retornem às escolas. E nós estamos nessa luta, engajando toda equipe técnica e pedagógica da Secretaria. Estamos empenhados em trazer esses alunos”, disse Patrícia Medeiros.
Nova realidade
Ainda em entrevista, Patrícia Medeiros falou sobre a expectativa da volta às aulas. De acordo ela, as escolas passaram por reformas para receber os estudantes. A secretária ressaltou também que Feira Grande, hoje vive uma nova realidade.
“Quando o prefeito Flávio do Chico da Granja, assumiu a Prefeitura, em 2017, em seu primeiro mandato, agente encontrou tudo destruído, faltando tudo. As carteiras todas destruídas, a gente tem o registro de tudo. Hoje, Feira Grande tem escolas reformadas, carteiras novas uma estrutura toda diferente com playground infantil. Então o município tem escolas diferentes, ambientes diferentes e qualidade. As carteiras são adaptadas às crianças. Enfim, são vários investimentos do prefeito, ele não mede esforços para cumprir tudo que a gente propõe para educação”, explicou.
Busca e apreensão
Na manhã de ontem, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de um estudante de ciências da computação em Arapiraca. Segundo informações da polícia, o jovem de 22 anos atua na reprodução de animes - como são conhecidas as animações japonesas - de forma ilegal na internet, configurando a prática de pirataria.
Determinação judicial
“Foi cumprido, por determinação judicial, no município de Arapiraca, mandado de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de sites, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais”, afirmou o delegado Sidney Tenório.
'Operação Animes'
Na ação que ocorreu no âmbito da 'Operação Animes', os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos, celular, um processador e outros materiais.
Se condenado pela violação de propriedade intelectual, o estudante pode cumprir pena de dois a quatro anos de prisão além de multa. Ele também pode responder por outros crimes, entre eles associação criminosa.
Censo demográfico
Com a finalização do recenseamento no município de Arapiraca, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12 anos após o último censo demográfico, dados preliminares apontam que a cidade manteve a expectativa de crescimento seguida pela última estimativa. Os números foram apresentados a representantes de diversas secretarias da Prefeitura Municipal, em reunião no Centro Administrativo Antônio Rocha, na tarde de segunda-feira, 13.
Comprometimento da gestão
A participação dos servidores municipais marcou o comprometimento da gestão municipal com o trabalho do censo, tendo em vista que o levantamento engloba fatores sociais, econômicos e culturais que refletem e norteiam as políticas públicas atravessadas pelo município, estado, região e país. A apresentação foi realizada por agentes do IBGE, atuantes no estado e subárea de Arapiraca.
Domicílios recenseados
Em 2010, foram 67.521 domicílios recenseados, e, em 2022, 96.057, um crescimento de pouco mais de 42% no total. Os dados mostram que a estimativa é de que o município possua um total de 235 mil pessoas, um aumento de 20 mil nos últimos 12 anos, dentro do previsto pelo IBGE. Em Alagoas, 34 municípios não cumpriram a expectativa e caíram de faixa populacional.
... A LBV promove mobilização em prol de 20 mil alunos em situação de vulnerabilidade social no Brasil, serão entregues kits de material pedagógico da campanha Educação: Futuro no Presente!.
... A Entidade acredita que a Educação transforma vidas na construção de um mundo melhor. É uma ajuda e tanto, para quem não possuem recursos para a compra do material escolar.
... Em Alagoas, serão mais de 410 crianças do 1º ao 5º ano beneficiadas com os kits de material pedagógico em comunidades rurais nos municípios de Palmeira dos Índios, Penedo, Piaçabuçu, Traipú, na capital Maceió são as atendidas pelos serviços oferecidos pela LBV. As doações podem ser feitas pelo site www.lbv.org ou pelo PIX oficial: [email protected]. (Com assessoria).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.