Roberto Baia

Mais um capítulo

Roberto Baia 07 de fevereiro de 2023
Mais um capítulo
Vereador Rogério Nezinho - Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, anulou mais uma vez os efeitos da eleição para a presidência da Câmera Municipal de Arapiraca, realizada na última quarta-feira (1⁰). Em sua decisão, o magistrado manda ainda que seja resguardado o que foi determinado em decisão anterior que dá posse ao vereador Rogério Nezinho (MDB) como presidente interino da Casa de Herbene Melo, até que uma nova mesa diretora seja eleita.

Eleição ilegal


Em um trecho da decisão o desembargador Fernando Tourinho diz que a eleição realizada pelo não tem nenhuma legalidade. “Importa registrar e esclarecer que o senhor Thiago Lopes Severino dos Santos [Thiago ML, Pros] a toda evidência, não mais possui qualquer legitimidade para praticar atos como presidente da Câmara de Vereadores, sendo inválida e sem nenhum efeito a convocação e as deliberações realizadas pelo aludido vereador através do edital 002/2023”

Nova eleição


Ainda na decisão o desembargador pede que a secretaria da Câmara convoque Rogério Nezinho para que ele tome posse do cargo, com objetivo de convocar uma nova eleição para a mesa diretora da casa, o que deve ocorrer em no máximo 30 dias a partir da decisão emanada em 31 de Janeiro passado.

Caso Marcelo Leite


Na noite de sexta-feira, 3, foi divulgado pela Polícia Científica de Alagoas o resultado da reprodução simulada do caso Marcelo Leite. De acordo com o relatório, não houve contradições entre os depoimentos dos policiais militares das guarnições do Pelopes do 3º BPM e o que foi realizado na reprodução. O laudo apontou consistência entre nas versões apresentadas pelos PMs.

Fatos analisados


Um dos principais fatos analisados durante a reprodução e apresentada pelos militares durante os depoimentos era o fato de o empresário Marcelo Leite apontar uma arma de fogo em direção as guarnições.

Durante a simulação, que analisou as condições de luminosidade da via e o campo visual dos policiais com relação ao carro do empresário, um Hyundai Creta de cor preta, os peritos concluíram que era possível ver Marcelo portando ou apontando alguma arma de fogo para os policiais durante a abordagem.

Veracidade nas declarações


O documento relata que, “Durante os trabalhos, foi formulada a seguinte pergunta: “Pode existir veracidade nas declarações do policial de que uma arma de fogo foi encontrada dentro do veículo? ”. Resposta: a perícia técnica se limita a operar entidades do mundo natural, dentro de uma lógica do necessário (ontologia – ciência do ser). Logo, se uma arma de fogo é menor que um carro e este último possui espaços vazios maiores que uma arma de fogo, então é possível um conter o outro por uma lógica necessária. Por outras palavras, é possível haver uma arma de fogo dentro de um veículo automotor. No entanto, avaliar se uma declaração é falsa ou verdadeira invade outro ramo do conhecimento em que a perícia não atua (deontologia – ciência do dever ser)”, destacou um dos trechos do laudo.

Inquérito Policial


Na manhã de ontem, o delegado Everton Gonçalves, titular da Delegacia de Homicídios de Arapiraca (DHA), informou que já instaurou o Inquérito Policial (IP) para apurar as circunstâncias e definir a autoria do homicídio de Thalita Borges de Araújo, 27 anos, morta a facadas na noite da última sexta-feira, 3, em Arapiraca.

Morta a facadas


Thalita foi morta a facadas na Rua Estudante Joseane de Lima, bairro Cacimbas, em Arapiraca. O crime teria sido praticado por um homem, de identidade ainda desconhecida. De acordo com o relatório da polícia, uma guarnição da Força Tarefa do 3º Batalhão foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para uma vítima de arma branca. No local, o óbito foi constatado.

Folia de Rua


Sucesso na avenida, o Folia de Rua de 2023 segue colhendo os frutos de organização, segurança e atendimento ao público.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, da Prefeitura de Arapiraca, foram realizados diversos atendimentos à população, desde os achados e perdidos, confecção de boletins de ocorrência junto a Delegacia Virtual, apoio à segurança e busca por pessoas.

Segurança dos foliões


Ainda segundo dados da secretaria, o primeiro dia de festividades do Folia de Rua de Arapiraca reuniu pouco mais de 40 mil pessoas no corredor festivo do Bosque das Arapiracas.

“Consideramos que o resultado final do Folia de Rua foi positivo. Conseguimos estabelecer a segurança dos foliões, bem como prestar um serviço de excelência ao nosso município. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pelo preparo e atenção ao público”, destacou o secretário Ênio Bolivar. (Com assessoria).

... Iniciou no último sábado, 4, em Arapiraca, as previas carnavalescas e com muito frevo, samba e marchinhas. Os arapiraquenses foram ao Bosque das Arapiracas e desfrutaram de um ambiente amistoso, seguro e com muita diversão.

... No corredor da folia e no meio do povo, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a todos pela manifestação de solidariedade em prol do povo, que esse ano retorna a protagonizar um evento público de grande relevância após dois anos intensos de pandemia devido a Covid-19.

... Para o folião Ricardo Ventura, o retorno das festividades do Folia de Rua é um marco positivo da gestão do prefeito Luciano Barbosa, pois contribui diretamente com a economia local, bem como o aquecimento do turismo.