Sérgio Toledo

Dormir bem.

Sérgio Toledo 06 de fevereiro de 2023


Para se ter uma boa qualidade de vida em qualquer idade e principalmente na idade adulta e na terceira idade, o sono confortável e reparador é imprescindível.

Atividade física, boa alimentação com dieta balanceada, ingerir uma quantidade de líquido, principalmente água, entre dois e três litros, atividade profissional fazendo o que gosta e o que sabe, dormir em torno de oito horas por dia.

O dia tem 24 horas, todos sabem. Entretanto alguns não conseguem dar um direcionamento ao seu dia, estando sempre atrasada ou com algo fora do prazo.

Trabalhar oito horas. Dormir oito horas. Sobram oito horas para tudo e mais alguma coisa. Então temos que organizar o dia.

Para dormir bem existem alguns pontos importantes: ir para cama com sono, quarto de dormir em silencio e escuro, não usar som ou televisão.

Outros pontos importantes são os componentes da cama: colchão e travesseiro.

Travesseiro que consiga ocupar o espaço entre a cabeça e o ombro. Então dormir sempre de lado ou de barriga para cima. Nunca de barriga para baixo. Decúbito lateral, decúbito dorsal e decúbito ventral, são os termos técnicos para os mais exigentes.

O decúbito lateral esquerdo é o mais recomendado. Segundo estudos publicados dormindo do lado esquerdo temos um melhor posicionamento dos órgãos internos ficando também a coluna vertebral melhor alinhada. Para os que gostam, colocar um pequeno travesseiro ou almofada entre os joelhos é relaxante.

Viram que não entrei muito em detalhe sobre o tipo ou valor do travesseiro. Não muito duro. Não muito mole. Não muito caro. Não muito barato. Serve também para o colchão. O colchão tendo uma boa espuma e com a densidade correta para o peso do usuário está bom também. Sendo casal não é a soma do peso dos dois. É o peso maior que vai definir a densidade da espuma. Na orelha lateral do colchão tem um D com um número: 26, 28 etc.