Bartpapo com Geraldo Câmara

ALGUNS DESEJOS PARA 2023

Bartpapo com Geraldo Câmara 30 de dezembro de 2022

Desejo muito. Ou nem tanto. Tudo aquilo que um ser humano normal deseja aos seus pares nesta passagem de ano conturbado. Tudo o que se quer para que possamos viver melhor a cada dia. Então, aí vão alguns dos meus desejos:

1)
Amor. Sem amor não se vive. Amor familiar, amor de amigos. Uma palavra perfeita que se encaixa na elaboração da vida e dos destinos da figura humana.

2)
Diminuição da pobreza, no Brasil e no mundo. Ninguém vive sem alimentação adequada. Ninguém sobrevive sem que seja bem alimentado. E aí o maior desejo é de que exista mais solidariedade entre pessoas e nações para que sejam minorados os sofrimentos de tanta gente mundo afora.

3)
E como está escrito, “Paz na terra aos homens de boa vontade”. E quem sabe, se houver mais vontade desses homens e mulheres cheguemos ao momento em que as guerras não persistirão e as Rússias e Ucrânias da vida viverão conforme os melhores padrões de vizinhança.

4) Cuidados com o meio ambiente para que não sejamos no amanhã vítimas de nós mesmos. Vítimas de um relaxamento que já dura décadas e que destrói gradativamente o mundo com o lixo jogado nos oceanos, com a falta de reciclagem, com a falta de educação de povos que estão vendo a destruição e nada fazem para tirar a terra deste enorme caos.

5)
Decência entre os que mandam. Pudor. Um pouco mais de vontade de governar em proveito da sociedade e não em proveito próprio. Uma diminuição nos atos de corrupção que não levam o país a nada a não ser a problemas que afetam a sociedade sob todos os pontos de vista. Os maus governos, os que se locupletam em proveito pessoal nada somam a não ser em suas polpudas contas bancárias. Esperamos lisura nos atos públicos e sobretudo transparência para que todos possamos democraticamente participar do futuro da nação.

6)
Respeito para com as mulheres. Combate ao feminicídio com todas as formas possíveis para evitar que os fatos se repitam como vem acontecendo. As mulheres são preciosas e não podem ser maltratadas e assassinadas desta maneira torpe. Espero que em 2023 este assunto seja muito bem posicionado por parte das autoridades.

7)
Às diferenças sociais e raciais gostaria que as atenções fossem voltadas. Não queremos e não podemos mais conviver com racismos, com homossexualismos e outras diferenças mais. Somos um povo civilizado que precisa extirpar certos comportamentos que não condizem com o mundo moderno.

8)
E, finalmente, deixando claro que tenho muito mais desejos para 2023, mas este será fundamental. Quero ver o povo brasileiro unido. Quero ver as dissenções provocadas pelo radicalismo político, terminadas e trocadas por opiniões respeitadas por ambos os lados. Não gostaria mais de ver e sentir na carne, brigas pessoais e familiares, as mais estúpidas, por não se entenderem politicamente. Democracia é também educação. Imposição nunca. E feliz ano de 2023 para todos os brasileiros. E para os de fora também. Paz, muita paz. Amém.

FOTONOTAS

ANTÔNIO LESSA – Nos deixa, por desejos do Criador, Antônio José Lessa dos Santos, uma figura altamente carismática, carregador de uma simpatia absolutamente pertinente e capaz de transmiti-la a todos os que com ele conviveram ainda que por poucas vezes, como foi o meu caso. No entanto, ficava claro que se tratava de uma pessoa com P maiúsculo e que tinha em torno de si o carinho da esposa Wedna e de seus irmãos, Otávio, Geraldo, Reynaldo e Ronaldo, prova irrefutável de que fez por onde. Afora isso, Tonho como era conhecido tinha uma enorme capacidade de trabalho e ainda tentou pegar os passos de Ronaldo entrando para a política, mas desistiu preferindo ficar no ramo empresarial. Hoje, às 20.30h na Igreja da Imaculada Conceição na Pajuçara, os amigos e a família estarão orando por sua alma boa.

FERNANDO TOLEDO – A partir de 1º de janeiro, o Tribunal de Contas de Alagoas terá um novo presidente para o biênio 2023/2024. O Conselheiro Fernando Toledo, atual vice-presidente tem a tarefa de, além de fazer com que suas ideias sejam postas em prática, dar continuidade a uma série de ações que fizeram parte da gestão anterior e da qual ele foi um dinâmico parceiro. Fernando é profundamente simpático e competente no que faz não fosse toda a sua experiência como conselheiro, como prefeito, como deputado que foi, inclusive como presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Dele se espera e se tem a certeza de uma administração profícua.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


A família é como um edifício. Se bem projetada e com alicerces firmes jamais cairá.

ALERTAS DO DIA


*
O alerta é para a saúde. Alerta para quem precisa dela, busca e não encontra; alerta para quem deve cuidar para que as pessoas que precisam possam usufruir dos benefícios da medicina em todos os seus ângulos. Com os planos de saúde a preços de morte, precisamos ter a certeza de que o SUS, vigoroso plano de sucesso não seja alvo de desmoronamento por conta de administração mal feita.
Não podemos deixar que o único atendimento que a sociedade menos abastada tenha caia no esquecimento ou deixe vigorar a morosidade. Saúde não é brincadeira e não pode, para ser aplicada, necessitar de judicializações. A constituição prevê e precisa ser respeitada. Alerta, gente!

*
O outro alerta. Principalmente para o governo que vai entrar é a questão da educação neste país. Deixada de lado em alguns pontos, educação é básico e necessário. Vimos os fantasmas dos cortes de verbas para educação, sobretudo nas universidades federais e é claro que isto revolta. Como revoltantes também foram os cortes para a ciência e a pesquisa. O país que não respeita a educação e a pesquisa está fadado a ficar para trás e a perder os melhores índices que poderia ter a nível mundial. Tem-se, portanto, de acreditar que as coisas voltem à normalidade. Só isto já será um grande salto para que a educação no país avance.

*
Alerta para as questões climáticas e ambientais. São para serem levadas a sério, sim. São para serem discutidas em todos os níveis, desde a ocupação irreverente da Amazônia até as poluições que ocorrem no dia a dia em relação a objetos não degradáveis, lixando os oceanos, entupindo galerias pluviais, provocando enchentes desastrosas e tantos outros problemas. Quando se fala em governabilidade esses assuntos precisam também entrar em pauta porque representam o futuro da humanidade e para tal, todos os países em todos os continentes precisam estar irmanados na previsão, constatação e soluções para que o problema seja minimizado.

*
Alerta para a criminalidade que cresce a olhos vistos e que tem transformado periferias das grandes cidades em outras cidades, só que dominadas, controladas e governadas pelo tráfico, este mal imenso que assola o país. É evidente que não será do dia para a noite que vai se resolver este problema, até porque, ao invés do governo promover a empregabilidades são só chefes do tráfico que o fazem com isto cooptando desde crianças a adultos a fazerem parte dessas imensas redes de crimes. Só com educação de primeira linha, com saúde de qualidade, com controle criminal de inteligência vai se conseguir mudar este “status quo”. Mas alertar sempre será bom.

POR AÍ AFORA


#
Estou impressionado com a força do inverno que chegou este ano aos Estados Unidos. As nevascas estão acima de qualquer perspectiva anterior e com uma intensidade fantástica, por exemplo na cidade de Nova York com lagos congelados e as pessoas passeando por cima. Na cidade de Buffalo onde tive a oportunidade de morar para fazer um curso de criatividade, as temperaturas estão quase 40o abaixo de zero. Lá cheguei a viver 31o abaixo e sempre conto a história de um amigo que perdeu o tampão da orelha e a ponta quebrou em sua mão. É brincadeira, gente?

#
A propósito, minha filha Mônica que mora em Orlando há 15 anos e que veio passar o Natal e Ano novo com a família estava contando sobre a vida econômica naquele país e as agruras, entre aspas, em relação ao impostos que são duros, mas que valem a pena serem pagos porque realmente são aplicados de maneira correta sem roubos nem atos corruptos. Uma das coisas que mais são observadas são as do trânsito e da sua fiscalização. Como as coisas são feitas de maneira correta, mas também intensamente autoritárias. Ou seja, dentro do respeito às leis.

#
Palavras do Papa Francisco: "Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI. Para manter viva a sua memória, porque ele está gravemente doente, para pedir ao Senhor que o console e apoie", disse o Papa, na audiência semanal. Pouco depois, o Vaticano confirmou o agravamento do estado de saúde do papa emérito Bento XVI, informando que o teólogo alemão está sob supervisão médica e que recebeu a visita do seu sucessor Francisco. Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, tem atualmente 95 anos e foi Papa entre 2005 e 2013.¨Não sabemos de novas notícias desde que escrevemos esta coluna na quarta-feira.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399