Roberto Baia
Suposta suspensão
Durante entrevista concedida ao Programa João Lucas, exibido pela Rádio Penedo, na manhã de ontem, a secretária municipal de Saúde de Penedo, Waninna Mendonça, falou sobre a suposta suspensão de serviços ofertados pela Santa Casa de Misericórdia.
De acordo com Waninna, a administração municipal não deve nada a Santa Casa, pois tem feito todos os repasses devidos em dia. Ela ressaltou ainda que apesar de não ser responsável pela administração da instituição, que conta com uma provedoria e irmandade, o prefeito Ronaldo Lopes tem trabalhado para que essa situação seja resolvida o mais breve possível.
Crise na Santa Casa
A secretária explicou que o prefeito já conversou com secretário de Estado da Saúde sobre essa crise na Santa Casa de Penedo.
“O prefeito Ronaldo já conversou com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, sobre a crise naquela unidade hospitalar e deve voltar a se reunir com o gestor para cobrar que o Governo repasse ao menos uma parte do que a instituição precisa para continuar atendendo a população”, disse Waninna.
Compromissos em dia
Em nota enviada a imprensa, a Prefeitura de Penedo disse que mantém seus compromissos em dia com a Santa Casa de Misericórdia e trabalha para que a instituição de saúde continue prestando seus serviços.
“Estamos atuando em conjunto com a Câmara de Vereadores e a provedoria da Santa Casa de Penedo para encontrar a solução devida, com objetivo de manter o atendimento para a população local e da região”, diz trecho da nota.
Luto em Arapiraca
Com a presença de familiares e amigos está sendo sepultada na manhã desta quarta-feira, 21, no cemitério do Canaã, o corpo de Edjane Correia dos Santos Silva, esposa do vereador de Arapiraca Marcio Canaã. Edjane Correia faleceu na manhã de ontem, em um hospital de Maceió.
De acordo com informações, ela tinha câncer e estava em uma fase avançada da metástase, que ocorre quando as células cancerosas se espalham pelo corpo, formando novos tumores.
Irreparável perda
A Câmara Municipal de Arapiraca lamentou a morte da esposa do vereador Márcio do Canaã. Em nota de pesar, o presidente do Legislativo, Thiago ML, externou seus sentimentos aos familiares e expressou solidariedade ao parlamentar arapiraquense, diante do que descreveu como irreparável perda.
Novo secretariado
Em live realizada na noite de segunda-feira, 19, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou o novo secretariado para o governo que se inicia em janeiro de 2023. Conforme havia prometido em campanha, Dantas manteve a maioria do seu primeiro escalão composto por mulheres - serão 14 das 26 secretarias ocupadas por elas.
Dantas afirmou que um de seus objetivos é manter o protagonismo feminino no secretariado do Estado. “Quanto mais mulheres na política, mais política para mulheres”, disse Paulo Dantas.
Foram confirmados
Ao todo, foram confirmados 24 nomes, dentre eles a permanência de George Santoro na Secretaria da Fazenda; Luiza Barreiros no Gabinete Civil; e Renata dos Santos, no Planejamento e Gestão e a chegada de Marcius Beltrão na Educação e Rui Palmeira na Infraestrutura. Todos serão empossados no dia 1 de janeiro de 2023, às 16h30, em cerimônia que será realizada no Palácio Museu Floriano Peixoto.
Analisando as indicações
O Governador afirmou que ainda haverá duas mulheres nos comandos das Pastas da Controladoria do Estado e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, mas ele ainda está analisando as indicações para fazer a escolha dos nomes.
Violência em Arapiraca
Um homem identificado como Albenides Neres, 35 anos, foi assassinado por disparos de arma de fogo na segunda-feira, 19, na Vila São José, em Arapiraca. A vítima era funcionário da Reviver e trabalhava com agente penitenciário para a empresa que presta serviços no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
Vários disparos
De acordo com informações, o crime foi praticado por dois homens em uma motocicleta Honda Pop. Segundo relatos de testemunhas, os assassinos agiram "de cara limpa", sem esconderem os rostos para não serem identificados.
Os criminosos efetuaram vários disparos, que atingiram um outro homem que estava no local, chamado André Antônio Bezerra. Ele foi socorrido para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, mas também não sobreviveu. Até o momento, não há informação da motivação do crime.
Fiscalização no Sertão
Durante dois dias, a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) realizou inspeções extraordinárias em 15 cartórios extrajudiciais das cidades de Major Izidoro, Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Monteirópolis e Palestina.
As atividades foram conduzidas pelo Corregedor-Geral da Justiça, Fábio José Bittencourt Araújo, e pelo Magistrado Auxiliar, Anderson Santos dos Passos, que visitaram as serventias para fiscalizar a estrutura de atendimento, os atos notariais protocolados, os sistemas tecnológicos utilizados e o cumprimento das inspeções feitas pelos Juízes Corregedores.
Visita oportuna
Djenal Pereira de Souza é Tabelião da 1ª Serventia Notarial e Registral e do 2º Serviço Notarial e Registral de Pão de Açúcar. Entre as várias atribuições que o cartório oferece estão notas, escrituras, procurações, certidões, registro de títulos e documentos, averbações, contratos e protestos. Para Djenal, a visita foi oportuna para esclarecer dúvidas sobre questões administrativas.
... Em Arapiraca, saúde é um direito de todos. Com esse propósito, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem ampliado os atendimentos médicos e de enfermagem, principalmente para quem mais precisa.
... Durante esta semana, uma equipe do Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande, esteve no Lar São Vicente de Paula, mais conhecido como Casa dos Velhinhos, onde foram realizados testes de Covid-19 com os moradores e colaboradores da unidade de acolhimento.
... Diante de alguns casos positivos, uma equipe médica e de enfermagem esteve no local no dia seguinte para realizar o atendimento aos idosos e orientar a equipe de trabalhadores quanto às medidas sanitárias de segurança para evitar a proliferação do vírus no local, salvaguardando a vida de todos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.