Roberto Baia

Equipe de transição

Roberto Baia 24 de novembro de 2022
Equipe de transição
Tereza Nelma e Geraldo Alckmin - Foto: Assessoria

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou em coletiva de imprensa na tarde de terça-feira, 22, que a deputada arapiraquense Tereza Nelma, é a mais nova integrante do gabinete de transição do governo Lula. A parlamentar integrará o Grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

“Me sinto imensamente honrada em fazer parte desse momento tão crucial do desenvolvimento do nosso país. Poder contribuir para que o Brasil avance em políticas e na superação das desigualdades é muito gratificante”, expressou a deputada.

Parlamentares convocados

Além da deputada, que é a única mulher alagoana integrando a equipe, outros parlamentares também foram convocados para compor os grupos de trabalho durante o período de transição dos governos.
Tereza Nelma já vinha acompanhando as reuniões do grupo de trabalho de Direitos Humanos do gabinete e, ainda na manhã desta terça, participou de mais um encontro com a equipe. Com um vasto trabalho junto à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a deputada havia entregado ao Governo de Transição um documento que reunia demandas históricas deste público no Brasil.

Grupo técnico

A deputada juntamente com a vereadora por Maceió Teca Nelma, entregou um ofício solicitando que fosse incluído ao Gabinete de Transição um grupo técnico focado nas demandas das pessoas com deficiência. “Eu acredito em uma sociedade que abrace todas as diferenças e, por isso, defendo o combate incansável às desigualdades sociais. Conte comigo para colaborar e propor o melhor para um Brasil mais justo para todos”, afirmou Tereza Nelma.

Eleição suspensa

O juiz Carlos Bruno da Silva Ramos, titular da 4ª Vara Cível de Arapiraca, suspendeu os efeitos do edital 005/2022 da Câmara de Vereadores de Arapiraca, que realizaria a escolha da mesa diretora da Casa na terça-feira, 22. Com o ato, a eleição do novo presidente da Câmara está suspensa, sem nova data de realização.
O juiz entendeu que não pode haver nova eleição para a mesa diretora da casa enquanto ainda não houver decisão definitiva sobre o pleito ocorrido no dia 14/08/2021, que escolheu a mesa diretora para o biênio 2023/2024 e que está sub-júdice.

Regimento interno

De acordo com o magistrado, o regimento interno da casa, editais para processos eleitorais devem ser comunicados por escrito e pessoalmente a cada vereador, o que não aconteceu neste caso - houve apenas a comunicação nas redes sociais da Câmara.

O juiz suspendeu os efeitos do edital e estipula multa de 20 mil reais em caso de desobediência.

Foi condenado

Após onze anos, ex-cabo da Polícia Militar, José Cabral do Nascimento, acusado de matar a professora arapiraquense Claudenice Oliveira Pimental, foi condenado a 26 anos de prisão em regime fechado. O julgamento aconteceu na terça-feira, 22, no Fórum de Arapiraca.

C
omemorou a sentença

De acordo com a irmã da vítima, Claudiane Pimentel, com a sentença a família tem a sensação de "dever cumprido" com a condenação do feminicida.

"Esta era a última coisa que a gente poderia fazer pela Claudenice. A sensação de saber que ele foi condenado pelo crime é de dever cumprido. Isso traz um pouco de alívio no coração, apesar de não mudar o fato dos filhos dela terem crescido sem a presença da mãe, Além de todo o trauma sofrido pela filha, que precisou sair de Arapiraca depois de tudo que aconteceu", declarou, Claudiane Pimentel.

Relembre o caso

O crime ocorreu no dia 3 de agosto de 2011, no bairro Cacimbas. A vítima morreu carbonizada em sua residência e sua filha, Kerolly Thallya Batista, também foi atingida pelas chamas, mas sobreviveu. A jovem tinha 15 anos na época e era enteada do militar.

Segundo Kerolly, filha de Claudenice e sobrevivente, o réu tinha um relacionamento com sua mãe e se recusava a sair de casa após o término, passando a ameaçá-la. ,

Caminhada em Arapiraca

Em reunião realizada na terça-feira, 22, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, confirmou apoio à 5a Edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas, que vai acontecer em Arapiraca, no próximo dia 04 de dezembro.

O superintendente Josenildo Souza recebeu Claudia Albuquerque, Nielle Barros, Edmê Dantas e Joelma Araujo, integrantes do comitê de combate à violência.

Combate ao feminicídio

“É uma ação mundial de luta por qualidade de vida e justiça social para as mulheres e combate ao feminicídio. Ficamos muito felizes com a atitude do superintendente Josenildo Souza em abraçar a causa. A SMTT terá papéis importantes na Caminhada com a manutenção da ordem no trânsito para que a caminhada possa acontecer com segurança e, sobretudo, com a representatividade feminina das servidoras, em especial das agentes de trânsito, que podem ser alvos de violência quando estão trabalhando”, comentou a advogada Nielle Barros.

... A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 25, é uma das épocas mais aguardadas do ano para garantir aquele produto tão desejado. Pensando nisso, o Procon Arapiraca dá algumas dicas para quem deseja fazer compras nesse período e quer aproveitar as promoções sem cair em ciladas.

... O órgão municipal lançou uma pesquisa com alguns itens que costumam ser procurados nessa época, especialmente os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como televisores, caixas de som, smartphones e computadores. O levantamento foi realizado em algumas das principais lojas da cidade.

... Como explica o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, é necessário estar atento à variação de preço nos dias que antecedem a Black Friday.