Roberto Baia

Violência em Arapiraca

Roberto Baia 23 de novembro de 2022
Violência em Arapiraca
Deputado Breno Albuquerque - Foto: Assessoria

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa dessa terça-feira, 22, o deputado Breno Albuquerque (MDB) lamentou o assassinato do líder político arapiraquense João Bruno da Silva Filho, de 52 anos, que além de amigos era correligionário do parlamentar.

João Bruno foi morto a tiros em sua casa, no bairro Caititus, em Arapiraca. O crime aconteceu na noite da última quinta-feira, 17. Breno Albuquerque também apresentou uma Moção de Pesar à família enlutada.

Pede justiça

“Um correligionário, amigo, parceiro há mais de seis anos, João Bruno foi assassinado de forma muito cruel, dentro de casa, em frente a sua família, e isso mexeu muito com os meus sentimentos e de seus familiares”, disse Albuquerque.“Foi uma crueldade, uma brutalidade que não pode jamais cair no esquecimento”, prosseguiu o deputado, acrescentando que, enquanto parlamentar e amigo da vítima, irá trabalhar e cobrar às autoridades competentes para que o crime seja elucidado o quanto antes.

Também lamentaram

Em apartes, os deputados Ricardo Nezinho e Lobão (ambos do MDB) também lamentaram o crime praticado contra a liderança política de Arapiraca e se associaram ao pronunciamento do colega de plenário. Nezinho subscreveu a Moção de Pesar e se solidarizou com a família de João Bruno.

“Bruno era uma pessoa avessa a violência e a forma como foi assassinado mostra o grau de maldade ao qual foi submetido”, lamentou Nezinho, dizendo acreditar no trabalho do delegado Everton Gonçalves, que está à frente das investigações, para solucionar o caso o mais breve possível.

Reforço importante

A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy divulgou essa semana, os novos pontos de vacinação contra a covid-19. A enfermeira reforçou a importância de manter o calendário de vacinação em dia, para evitar que o coronavírus e suas cepas voltem a prejudicar a vida dos arapiraquenses.

“Seguimos vacinando a população e reforçamos a importância de que a população se atente aos prazos estipulados no cartão de vacinação. As doses de reforço são essenciais para manter o vírus longe dos nossos lares”, explicou.

Pontos de vacinação

De acordo com ela, os novos locais: 2º Centro de Saúde: Rua Expedicionário Brasileiro, 1.874, bairro Baixa Grande; 3º Centro de Saúde: Rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges; 4º Centro de Saúde: Rua Nossa Senhora da Salete, bairro Itapoã foram escolhidos tendo em vista a localização geográfica, que amplia o acesso da população que mora longe.

Já estão funcionando

Além do 3º Centro de Saúde, outros dois pontos de vacinação contra a Covid-19 foram estruturados e já estão funcionado. O 2º Centro e o 4º Centro também estarão disponíveis para os arapiraquenses que ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19 ou que estão com o esquema desatualizado. Os três pontos funcionarão no mesmo horário das UBSs, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A descentralização vai beneficiar a população que mora longe do centro comercial de Arapiraca, pois está disponível em três bairros diferentes.

Foi transferido

Na tarde de segunda-feira, 21, o empresário arapiraquense Marcelo Leite, que foi baleado nas costas durante uma abordagem policial realizada no último dia 14, foi transferido do Hospital de Emergência do Agreste para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Seu estado de saúde ainda é considerado grave, mas ele segue estável, segundo fontes ligadas à família.

Relato do flagrante

A versão apresentada pelos policiais é de que Marcelo teria apontado uma arma de fogo para os policiais e não parou após sinalização da guarnição. Os policiais efetuaram quatro disparos de fuzil, um deles atravessou o vidro e atingiu Marcelo. O Ministério Público solicitou que a arma, que seria supostamente do empresário, passe por perícia. A família contestou a versão dos PMs, segundo os familiares, o arapiraquense não possui arma de fogo.

Limoeiro de Anadia

No próximo dia 9 de dezembro, Alagoas vai ganhar seu segundo Monumento Religioso, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, que será inaugurado na cidade Limoeiro de Anadia. A estátua terá 22 metros de altura.
Vale ressaltar que no último dia 14 de Novembro foi inaugurado o Santuário de Frei Damião, em Palmeira dos Índios.

Turismo religioso

As duas cidades localizadas na Região Agreste do Estado investem ainda mais no turismo religioso que cresceu 61% nos últimos dez anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Limoeiro e Palmeira, os municípios de Penedo, Traipu, Pão de Açúcar, Arapiraca e Pilar são alguns dos destaques neste segmento em Alagoas.


... O enorme acervo literário da Biblioteca Municipal Pedro França Reis, localizada na Casa da Cultura, no Centro de Arapiraca, está ainda mais rico.

... Cerca de 200 novos livros foram doados pela Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, através do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os exemplares vão passar por um processo de triagem e catalogação e em breve devem estar disponíveis para acesso público.

...A doação da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos veio após o recadastramento da Biblioteca Municipal no Sistema Estadual, como uma forma de contrapartida pelo vínculo firmado.