Roberto Baia

Executado na porta de casa

Roberto Baia 19 de novembro de 2022
Executado na porta de casa
Ex-candidato a vereador João Bruno da Silva Filho - Foto: Divulgação

O ex-candidato a vereador por Arapiraca João Bruno da Silva Filho, de 52 anos, foi executado na noite quinta-feira, 17, no bairro Caititus em Arapiraca. De acordo com informações, o político foi morto na porta da própria residência por disparos de arma de fogo e arma branca.

João Bruno, que chegou a disputar a um cargo de vereador nas eleições de 2020, era uma liderança política do deputado Breno Albuquerque.

Chamou na porta

Conforme relatos de testemunhas, o autor do crime chegou em um carro de cor vermelha, na residência da vítima e o chamou na porta e Bruno saiu. O suspeito perguntou por um suposto vale de combustível, ao entrar para pegar o documento, João Bruno foi ferido com um tiro e uma facada sem tempo de se defender.
A vítima chegou a ser socorrida ao Hospital de Emergência de Arapiraca, mas não resistiu aos ferimentos. Até o momento não há informações sobre o autor ou as causas do homicídio. A Polícia Civil está investigando o caso.

Iniciou as investigações

O delegado Everton Gonçalves de Souza, titular da Delegacia de Homicídios de Arapiraca, afirmou que vai dar início às oitivas para ouvir as testemunhas do assassinato do suplente de vereador João Bruno.
O delegado afirmou em um vídeo divulgado na manhã de sexta-feira, 18, que está trabalhando para esclarecer o crime e chegar à autoria deste assassinato.

Operação no Sertão

Uma operação contra crimes de exploração sexual infantil deflagrada pela Polícia Civil e Militar prendeu onze pessoas na quinta-feira, 17, no Sertão de Alagoas. A ação policial aconteceu nos municípios Olho d’Água do Casado e Piranhas.

A operação foi coordenada pelo delegado Daniel Mayer, titular da Delegacia de Polícia Civil de Piranhas (32º DP), com apoio de agentes da Polícia Civil e da Companhia de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar no Sertão (COPES-Caatinga).

Exploração sexual

De acordo com o delegado responsável pela ação, Daniel Mayer, o cumprimento da prisão das onze pessoas envolvidas no crime de exploração sexual se deu por determinação da Justiça, uma vez que todos os envolvidos tinham mandado de prisão em aberto. Um dos presos responde por estupro de uma pessoa não vulnerável. Já os demais são suspeitos de estupro de vulneráveis de até 13 anos.

Segundo as investigações, os idosos presos na operação seriam companheiros das avós e padrastos e tinham a conivência das respectivas esposas.

Conivência dos pais

“Em alguns casos, houve a conivência dos pais, tanto que foram presas quatro mulheres, sendo três delas mães de vítimas e uma avó. Elas tentaram atrapalhar as investigações, tentando descredibilizar os depoimentos das crianças ou fazer com que elas negassem palavras que haviam sido ditas", afirmou o delegado.

Audiência pública

Na próxima terça-feira, 22, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizará audiência pública para tratar sobre as demandas da comunidade Brisa do Lago, no município de Arapiraca. A audiência será às 14h, no Centro de Gestão de Negócios, localizado no próprio Residencial Brisa do Lago.

No dia, serão formados seis grupos para discutir e propor soluções para questões relacionadas a temas de interesse da população: assistência social; educação; saúde; pessoa idosa e pessoa com deficiência; meio ambiente; e prevenção à violência.

Conflitos em comunidades

A audiência é fruto do trabalho do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Arapiraca, que atua pela resolução de conflitos em comunidades locais. A audiência pública representa a quarta fase do trabalho, que é precedida por visita à comunidade, mobilização dos promotores e reuniões com entidades relacionadas aos problemas apontados pela população.

Nova CISP

Na sexta-feira, 18, o governador Paulo Dantas, e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, inauguram o 48º Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Alagoas. A nova unidade está localizada no Km 113 da BR-316, no município de Cacimbinhas, no Agreste Alagoano.

A unidade de 900 m² é do tipo I e recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Estrutura moderna

A estrutura ampla e moderna vai abrigar equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar que atuam na região. O prédio conta com sala de reuniões, alojamentos, vestuário, copa, depósito, celas, recepção, entre outros espaços de uso comum das forças de segurança e da população cacimbinhense que buscar atendimento.


... Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Associação das Mulheres do Brisa do Lago promove, neste sábado, 19, a 2ª edição do Luau Ecobrisa.


... O evento com o apoio da Prefeitura de Arapiraca acontece a partir das 8h e segue até às 23h, com apresentações culturais e artísticas. As atividades acontecem no espaço de preservação ambiental Ecobrisa, no Residencial Brisa do Lago.


... Em sua segunda edição, o Luau Ecobrisa 2022 terá a participação do grupo ciclístico As destemidas do Pedal, que saem da Praça das Cacimbas às 5h e chega ao Ecobrisa às 8h para um café da manhã com os participantes. Durante a tarde, o Luau terá a apresentação de capoeira e outras atividades.