Enio Lins
HOJE NA HISTÓRIA
7 DE NOVEMBRO DE 1665 – Primeira edição do London Gazette, considerado um dos primeiros jornais do mundo ocidental. O mais antigo em circulação é o Haarlems Dagblad, fundado em 1656, na Holanda, segundo a revista Super Interessante (em publicação de 4 de julho de 2018). Segundo a Wikipédia, o London Gazette “é o mais antigo jornal do Reino Unido ainda em publicação. Foi publicado pela primeira vez em 7 de novembro de 1665, e publicado desde então sem interrupção. É o jornal oficial do Reino Unido, e tem a obrigação de publicar certos textos de lei. O London Gazette não é um jornal convencional no sentido em que não cobre os eventos mediáticos, e tem uma difusão bastante restrita”. Parabéns ao London Gazette por seu 357º aniversário!
7 DE NOVEMBRO DE 1811 – Batalha de Tippecanoe, no atual estado de Virgínia, Estados Unidos. Um dos recontros importantes entre nativos (peles-vermelhas) e colonizadores brancos no território americano. Os indígenas foram liderados por Tecumseh, da tribo Cheyenne (ou Shawnee), revoltados com o processo de aquisição de terras num processo de avanço fundiário comandado por William Harrison, governador do estado de Indiana. Os brancos ganharam a luta no dia 7, mas o talento guerreiro do líder indígena foi reconhecido pelo próprio Harrison, que mais tarde seria o 9º presidente dos Estados Unidos (empossado em 4 de março de 1841, morreu um mês depois, em 4 de abril). O cacique brilhou ainda ao lado dos ingleses contra os americanos nas batalhas de 1812, mas terminou assassinado em 1813 e não se sabe onde foi enterrado. Tecumseh é considerado herói no Canadá. Mais informações na Wikipédia, nos verbetes Tecumseh e William Harrison.
Enio Lins
Sobre
Enio Lins é jornalista profissional, chargista e ilustrador, arquiteto, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Foi presidente do DCE da UFAL, diretor do Sindicato dos Jornalistas, vereador por Maceió, secretário de Cultura de Maceió, secretário de Cultura de Alagoas, secretário de Comunicação de Alagoas, presidente do ITEAL (Rádio e TV Educativas) e coordenador editorial da OAM.