Roberto Baia
Assédio eleitoral
O Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação contra a prefeitura de Campo Alegre e o prefeito Nicolas Pereira. O motivo é o assédio eleitoral cometido através de coação, constrangimento e ameaças a servidores municipais, contratados e comissionados.
O MPT pede também indenização de R$ 500 mil pelos danos morais coletivos. Além da coletiva, os acusados devem pagar R$ 2 mil a cada trabalhador contratado que o município possuía na data do primeiro turno.
Denúncia
As denúncias recebidas pelo MPT apontam que o gestor, Nicolas Pereira, está coagindo os contratados a votar em Jair Bolsonaro (PP) e Rodrigo Cunha (UB).
Entre os relatos, há o de que servidores foram obrigados a participar de uma reunião na residência de uma gestora municipal, no dia 18. Quem não fosse ou não apoiasse os candidatos que estiveram nessa reunião, seriam demitidos. Mais denúncias foram registradas no Hospital Unidade Mista Senador Arnon de Mello, escolas municipais, postos de saúde e outros aparelhos municipais.
Os funcionários que votam em Lula têm recebido ameaças de perder o emprego por conta do voto.
Conduta grave
Para o procurador do MPT Tiago Cavalcanti, autor da ação, “não há dúvidas que essa conduta intimida, constrange, coage, admoesta e ameaça a totalidade dos servidores contratados pelo município réu quanto a suas escolhas políticas, em evidente prejuízo aos seus direitos fundamentais a intimidade, igualdade e liberdade política, sendo conduta de especial gravidade considerando a proximidade das eleições em 2º turno”, explicou.
Fechou as portas
O tradicional Colégio São Francisco de Assis de Arapiraca anunciou esta semana o encerramento das atividades do colégio religioso após 67 anos de atividades. O anúncio foi feito em reunião com pais e responsáveis. O colégio que fez parte da formação de gerações de arapiraquenses irá encerrar o ano letivo de 2022 como o último da sua história. Em nota, a direção agradece pelos anos em que o São Francisco participou da educação arapiraquense.
“Somos gratas a todos os benfeitores que nos ajudaram a construir uma educação de qualidade em todos os sentidos: humana, moral, intelectual e religiosa, ao longo de todos esses anos, respeitando-nos mutuamente”, diz trecho da nota.
Lamentou fechamento
A ex-presidente da OAB Subseção Arapiraca, Claudia Lany, e também estudante do Colégio lamentou o encerramento das atividades da escola e relembrou que o São Francisco fez parte de todos os principais momentos da sua vida e de seus filhos.
Educação de qualidade
“Mamãe foi a primeira noiva a casar na Capela do CSF. Eu, uma das últimas. Nessa mesma Capela, recebemos todos nós, a Primeira Eucaristia. Quantas lembranças! Provavelmente, as melhores de nossas vidas. No Colégio, fiz amigos para uma vida toda. Sim, somos todos “FILHOS DO SÃO FRANCISCO ". O Colégio @cnsfa_ construiu uma educação de qualidade em todos os sentidos: intelectual, moral, humana e religiosa. Cumpriu com excelência sua missão. Registro minha gratidão para sempre!”, disse em postagem nas redes sociais.
Caso inusitado
O senador alagoano Renan Calheiros (MDB), usou as redes sociais para noticiar um caso inusitado que tem acontecido no interior de Alagoas. Segundo ele, santinhos de campanha do senador, candidato a governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (UB) ao lado do ex-presidente e candidato a presidência, Lula (PT) estão sendo distribuídos nas cidades do interior.
Criticou o deputado
Na publicação, Renan diz que irá acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e critica o deputado federal reeleito, Arthur Lira.
“Arthur Lira não larga a vida bandida. Gravou com Dr JHC para Bolsonaro. Na calada da noite, espalha, com Cunha, panfletos com Lula e seu candidato derrotado e comprado. Alagoas sabe: Lula é Paulo Dantas. A bala de prata é igual ao traque das rádios. TRE neles”, disse o senador.
Sem apoio
O caso chama atenção pelo fato do candidato Cunha ter falado recentemente que não iria se pronunciar sobre quem irá apoiar para a presidência da república. Além disso, em Alagoas o candidato que tem o apoio e apoia publicamente o ex-presidente Lula é o governador e candidato a reeleição, Paulo Dantas (MDB).
A Assessoria do candidato Rodrigo Cunha afirmou desconhecer a autoria dos santinhos e afirmou que o material não é oficial de sua campanha.
Operação Eleições 2022
A Polícia Rodoviária Federal fará até o dia 30 de outubro a Operação Eleições 2022, Segunda Fase. A ação tem como objetivo o policiamento e fiscalização direcionadas ao combate aos crimes eleitorais, inclusive com a fiscalização de veículos de transporte de passageiros.
Além de garantir aos usuários das rodovias federais segurança do direito ao voto, conforto e fluidez do trânsito, a PRF estará atenta à existência de qualquer ilícito que esteja sendo transportado.
Crimes eleitorais
“Para esta etapa da operação, o número 191, principal telefone de contato da população com a PRF, terá foco, além das finalidades usuais, no recebimento de denúncias de crimes eleitorais. Além disso, o recém-lançado aplicativo PRF Brasil também estará à disposição para o recebimento de denúncias de delitos dessa natureza, entre outros serviços já prestados”, informou a PRF em nota.
... O município de Arapiraca atingiu 100% da imunização contra o vírus causador da paralisia infantil.
... A campanha de vacinação foi encerrada no último dia 30 de setembro, com a mobilização dos servidores e de todas as unidades básicas de saúde.
... Segundo a coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Mônica Suzy, a meta era de vacinar 13.708 crianças com idade entre 1 a 5 anos. Mas foram imunizadas 13.916 crianças, o que representa uma cobertura vacinal de 101,5%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.