Roberto Baia

Reta final acirrada

Roberto Baia 24 de setembro de 2022
Reta final acirrada
Candidato a deputado federal Daniel Barbosa- - Foto: Divulgação

O dia 02 de outubro está próximo e o acirramento da disputa tem se intensificado em Arapiraca. Apoiadores dos candidatos Daniel Barbosa (PP) e Breno Albuquerque (MDB) registraram discussões e acusações de retirada de adesivos do bairro Manoel Teles.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um capitão da reserva da Polícia Militar, que aparece identificado como Capitão Araújo, pede para que parem de retirar adesivos dos candidatos que os moradores apoiam.

Coisa de maloqueiro”

“Isso é coisa de maloqueiro, não adianta retirarem os adesivos de Daniel Barbosa, filho do prefeito Luciano Barbosa candidato a deputado federal pelo PP e do deputado Breno Albuquerque (MDB) candidato a reeleição. Não adianta retirarem os adesivos, o povo do Arnon de Mello quer a continuação dos trabalhos, aqui é Daniel Barbosa e Breno Albuquerque”, desabafou o oficial da reserva da PM.

Torturas em presídios


A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) apura duas novas denúncias de tortura ocorridas no sistema prisional do estado. Os episódios, conforme os relatos de familiares e dos próprios detentos, ocorreram no Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira e Silva, em Maceió, e no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Serias denúncias


O primeiro episódio envolve uma travesti, soropositiva, que está no Presídio Baldomero Cavalcanti. Segundo a denúncia, o diretor da unidade, José Alexsandro Luz da Silva, teria ordenado que um policial penal obrigasse a vítima a ficar de costas e desferisse dois disparos com balas de borracha em suas nádegas. Em seguida, a vítima teria sido transferida – ainda sangrando e sem receber os devidos cuidados – para uma ala como punição.

Ação truculenta


A segunda denúncia envolve um detento do Presídio do Agreste. Assim como o caso do Baldomero, ele foi atingido com um disparo de bala de borracha, em uma região muito próxima à bolsa de colostomia que faz uso, após ter passado a mão no rosto. O detento também não teria recebido os devidos cuidados e, então, teve complicações decorrentes da ação truculenta e desproporcional.

Imunização no Sertão


Cinco municípios do Sertão conseguiram vacinar durante o 2º quadrimestre mais de 95% das crianças de até um ano de idade contra a poliomielite. Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), as metas foram conquistadas por Batalha (103,4%), Belo Monte (95,6%), Jacaré dos Homens (103,7%), Monteirópoles (131,3%) e Olho D'Água do Casado (96,9%).

Metas satisfatórias


Embora se tenha obtido metas satisfatórias de vacinação em alguns municípios, caracterizados como casos isolados, destaca-se que Alagoas tem 10 regiões de saúde e nenhuma conseguiu alcançar a meta de vacinação, tornando essas regiões com risco alto de transmissibilidade das doenças imunopreviníveis diante do fato de terem imunizados um número abaixo de 75% do público-alvo.

Transmissão de doenças


Em nota, a assessoria da Sesau informou que "O fato de não manter as coberturas vacinais acima da meta preconizada e de forma homogênea acarreta a formação de bolsões de suscetíveis e coloca em risco a saúde da população. A homogeneidade para a vacina contra a Poliomielite em Alagoas foi de apenas 8,8%, o que aumenta a preocupação das autoridades de saúde pública com a doença no Estado. Considerando os critérios utilizados na classificação de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis (RTDI), pode-se inferir que Alagoas possui alto risco (HCV < 75%) para a transmissão da doença”. (Com assessoria).

Oportunidade


Atenção, estudantes de Administração, Jornalismo, Direito e Tecnologia da Informação! O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas está com inscrições abertas para o processo seletivo para estágio. São cinco vagas mais cadastro de reservas para atuação na sede, em Maceió, e na Procuradoria Regional do Trabalho em Arapiraca.

Inscrições online


A inscrição é on-line e pode ser feita até domingo, 25. As provas serão realizadas dia 6 de outubro. Os estagiários aprovados vão receber bolsa no valor de R$ 976,00 mais auxílio-transporte para uma jornada de 20 horas semanais. O edital está disponível no site, para mais informações entre em contato através do telefone 2123-7900.

... Acontece neste domingo, 25, o I Simpósio Arapiraquense de Prevenção ao Suicídio. O evento é uma inciativa da turma do 7º período de psicologia da Uninassau.

... De acordo com o professor Elisson Silva, é importante falar sobre a prevenção ao suicídio, com uma abordagem dinâmica, objetiva, clara. “Ainda existe um tabu na sociedade, mas precisamos sim debater sobre esse assunto que acomete a polução, que não tem faixa etária, gênero e nem classe social”.

... Com o tema Desafios para a psicologia pós pandemia, o simpósio será realizado no auditório do Colégio Multimissão, e tem carga horária de 5h.